IDN - Instituto da Defesa Nacional
início do site
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Início > Eventos
Conferência
A Nova Política Comum de Segurança e Defesa Desafios e Opções para Portugal
26 maio 2008

Na sequência da Presidência Portuguesa da União Europeia e da ratificação do Tratado de Lisboa pela Assembleia da República no passado dia 23 de Abril, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e o Centro de Estudos EuroDefense-Portugal organizaram e realizaram em parceria uma conferência subordinada ao tema “A Nova Política Comum de Segurança e Defesa – Desafios e Opções para Portugal”, a qual decorreu no auditório da FEUC (Av. Dias da Silva, 165 – Coimbra), no dia 26 de Maio, entre as 14h30 às 17h30.

Esta conferência tinha como finalidade de promover uma reflexão aprofundada sobre o actual momento da União Europeia face ao Tratado de Lisboa, em particular no âmbito da segurança e defesa e sua conexão com os interesses de Portugal e visa, fundamentalmente, congregar a participação dos jovens universitários no debate sobre a construção da União, num caminho de partilha e compromisso europeus mas também de respeito e de garantia pelos interesses nacionais.

Para além do IDN – Instituto da Defesa Nacional (www.idn.gov.pt), apoiaram a realização desta conferência o NERIFE/AAC – Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Associação Académica de Coimbra (www4.fe.uc.pt/nerife-aac), o CIPRIC – Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Relações Internacionais de Coimbra (www.cipric.org/cipric.html) e a DECIDE – Associação de Jovens Auditores para a Defesa, Segurança e Cidadania (www.decideportugal.org).
Num painel sobre “A Nova Política Comum de Segurança e Defesa Europeia”, foram conferencistas as seguintes personalidades, que desenvolveram os temas assinalados:

Deputado Carlos Coelho, Parlamento Europeu – “Ratificação do Tratado de Lisboa: e agora?”

Prof. Doutor Rogério Leitão, FEUC – “Implicações para os Estados-membros”

Tenente-General Abel Cabral Couto, ED-Portugal – “Desafios e Opções para Portugal”

Na sessão de abertura usaram da palavra o Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, o Prof. Doutor José Soares da Fonseca, Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o Presidente do NERIFE, Pedro Nunes Lopes. No final da sessão foi feito um comentário-síntese ao debate pelo Presidente do CIPRIC, António Frazão.
Para apoiar a desejável reflexão, participação e debate no âmbito académico, poderá ser consultada a documentação existente sobre o Tratado de Lisboa nos sites das entidades a seguir indicadas:

– Ministério dos Negócios Estrangeiros (www.mne.gov.pt)
– Portal do Cidadão (www.portaldocidadao.pt)
– Europa – Portal da União Europeia (europa.eu)
– Conselho da União Europeia (www.consilium.europa.eu)
– Centro de Informação Europeia Jacques Delors (www.eurocid.pt)
– Tratado de Lisboa (www.tratadolisboa.eu)

menu instituto
 
Condições de utilização e política de privacidade | © 2010 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.