início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  English English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
imagem_evento  
05 fevereiro 2018

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a Academia Militar, vai realizar no ano letivo 2017/2018 o V Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço.

O Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço tem por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com situações de crise no ciberespaço.

Ler mais...

 
imagem_evento  
27 fevereiro 2018

O Instituto da Defesa Nacional vai realizar no dia 27 de fevereiro de 2018, entre as 09h30 e as 17h45, o seminário internacional “O Fim da 1ª Guerra Mundial: Consequências para a Política Externa e a Política de Defesa de Portugal”. O professor Michael Neiberg, United States Army War College, fará a conferência de abertura do seminário. O seminário contará igualmente com as conferências do professor António José Telo, Academia Militar, e do professor Fernando Rosas, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Dois painéis completam o programa do seminário, em que participam como conferencistas os professores Jose Antonio Sanchez Roman, Universidad Complutense de Madrid, Teresa Nunes, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Pedro Aires Oliveira, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, Bruno Reis, ISCTE-IUL e IDN, e António Paulo Duarte, IDN.

Programa

Ler mais...

Inscrição
 
imagem_evento
08 fevereiro 2018

A terceira edição do Curso de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva foi concluída por 36 auditores dotados de formação de base em várias áreas complementares do conhecimento e oriundos de setores diversificados como, entre outros, a educação, a diplomacia, as forças armadas, o setor financeiro, a comunicação social e, ainda, o comércio e a indústria.

Após as palestras de carater académico e o debate em pequenos grupos, em 1 de fevereiro foram apresentados os trabalhos efetuados no âmbito da cenarização para a Europa 2035 desenvolvidos de acordo com distintas conjugações das incertezas futuras identificadas em conjunto pelos auditores.

A 8 de fevereiro realizou-se a sessão de encerramento durante a qual foi realçado o elevado empenho dos auditores no desenvolvimento dos trabalhos de cenarização.

Encerramento do III Curso de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva

 
imagem_evento
19 janeiro 2018

O Agrupamento de Escolas de Cascais tem vindo a desenvolver atividades no âmbito da implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ articulando este documento orientador aprovado pelo Ministério da Educação com os conteúdos curriculares das disciplinas lecionadas na escola.

No contexto da implementação do ‘Referencial’, foi promovida, no passado dia 19 de janeiro, uma visita de estudo da Escola Secundária de Cascais à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, durante a qual mais de 100 alunos dos 11º e 12º anos conheceram os valores, as missões e os meios navais disponíveis na Marinha.

Depois de assistirem a uma apresentação institucional em que conheceram a forma como a Marinha contribui para que Portugal use o seu extenso mar, os jovens visitaram dois navios oceânicos, um com missões de patrulha e fiscalização e outro dotado de capacidades de investigação científica.

Link: Fotografias e depoimentos dos alunos sobre a visita

Mais de 100 alunos da Escola Secundária de Cascais visitaram a Base Naval de Lisboa

 
imagem_evento
01 fevereiro 2018

No passado dia 1 de fevereiro, pelas 15h00, teve lugar, no auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, a conferência sob o título “The European Security and Culture Agenda”, proferida pelo Professor Damien Helly (Collège d’ Europe, Brugge), e o lançamento do livro “Segurança Europeia” (n.º 38 da coleção ATENA.

Conferência The European Security and Culture Agenda e lançamento do livro Segurança Europeia

 
imagem_evento  
12 janeiro 2018

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) promove anualmente o Curso de Defesa Nacional (CDN) orientado para as elites dirigentes, quadros superiores da administração pública, académicos, empresários, jornalistas, quadros superiores da Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança, representantes dos partidos políticos e organizações sindicais, e de outras instituições representativas da sociedade portuguesa.

O programa do curso abrange um vasto leque de matérias nos domínios da Ciência Política, das Relações Internacionais, da Estratégia, da Economia e da Segurança e Defesa.

O período para apresentação de candidaturas individuais à frequência do Curso de Defesa Nacional 2018/2019 decorre entre 15 de janeiro e 2 de março de 2018.

Para a frequência do curso é devido o pagamento de propina única para os Auditores individuais admitidos no valor de 400.00 Euros.

 
imagem_evento
30 janeiro 2018

No dia 30 de janeiro realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional, o IV Seminário Internacional de Segurança Transatlântica, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional, o Instituto Português de Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. O objetivo do seminário foi aprofundar a reflexão e o debate sobre o atual contexto de segurança transatlântica. Foi Keynote Speaker o Embaixador José Cutileiro, antigo Secretário-Geral da União da Europa Ocidental.

O seminário incluiu ainda dois painéis: um primeiro, sobre os ‘Estados Unidos e a Ordem Internacional’, que teve como conferencistas o Prof. Tarun Chhabra, The Brookings Institution, o Prof. Doutor Carlos Gaspar, IDN & IPRI-NOVA e o Prof. Doutor Vasco Rato, FLAD, e foi moderado pelo Prof. Doutor Ricardo Oliveira, RTP; um segundo, sobre a ‘NATO, UE e a Defesa Europeia’, que teve como conferencistas o Prof. Ian Lesser, The German Marshall Fund of the United States e a Prof. Doutora Isabel Ferreira Nunes, IDN, e foi moderado pelo General Valença Pinto, antigo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Programa

IV Seminário Internacional sobre Segurança Transatlântica

 
imagem_evento  
16 março 2018

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) irá realizar no dia 16 de março de 2018, pelas 11h00, no Auditório 1, em Lisboa, a conferência de abertura do IX Curso de Gestão Civil de Crises subordinada ao tema “Emergency response in transitional phases of crisis”.

Será conferencista o Mestre Volker Hauck, Head of the Security and Resilience Programme, do European Centre for Development Policy Management (ECDPM).

Inscrição
 
imagem_evento  
05 abril 2018

Numa organização conjunta de diversos Núcleos de Estudantes de Ciência Política e de Relações Internacionais de Estabelecimentos de Ensino Superior Portugueses em parceria com o Instituto de Defesa Nacional (IDN), realizar-se-á a 05 e 06 de abril de 2018 o “III seminário IDN Jovem” que terá lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), na cidade da Covilhã, destinado a todos os estudantes do ensino superior que entendam concorrer.

Call for Papers (Regulamento)

 
imagem_evento
15 janeiro 2018

No quadro de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação do Governo da Região Autónoma da Madeira e o Instituto da Defesa Nacional, realizou-se em 15 e 16 de janeiro de 2018 uma ação de formação intitulada ‘Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário da Região Autónoma da Madeira.

Esta ação de formação decorreu na Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, e foi frequentada por 49 auditores que incluíram, designadamente, presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Executivos de escolas da Região Autónoma da Madeira, professores com funções de coordenação nas suas escolas, membros da Secretaria Regional de Educação e da Direção Regional de Educação, bem como delegados escolares.

Ler mais...

Ação de formação Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, no Funchal

 
imagem_evento  
07 fevereiro 2018

Está disponível o IDN Brief de dezembro de 2017, com o artigo:

O Potencial Estratégico da Base Tecnológica de Indústrias de Defesa para Portugal”
Pedro Alexandre Rodrigues Pires

 
imagem_evento  
18 dezembro 2017

Foi editado o IDN Cadernos 27, intitulado “Economia da Defesa Nacional”, da autoria de Marco Capitão Ferreira.

Ler mais...

 
imagem_evento  
10 novembro 2017

O IDN editou o nº 38 da Coleção Atena, intitulado “ Segurança Europeia”, coordenado por Vítor Rodrigues Viana e Isabel Ferreira Nunes.

Ler mais...

 
imagem_evento  
27 outubro 2017

O número da Nação e Defesa sobre o “Brexit”, que agora se publica, congrega os textos de vários especialistas, resultado em parte, do seminário organizado pelo Instituto da Defesa Nacional no passado dia 28 de março de 2017, intitulado “Brexit: Consequências para a UE, a NATO e Portugal”.

Ler mais...

 
imagem_evento  
03 julho 2013

Aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2013, de 5 de abril.

pdf Documento

 
imagem_evento  
22 dezembro 2014

O Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, destinado à Educação Pré-Escolar, ao Ensino Básico e ao Ensino Secundário, aprovado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, a 29 de agosto de 2014, foi elaborado pelo Ministério da Educação e Ciência e pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral da Educação e do Instituto da Defesa Nacional.

pdf Referencial

 
imagem_evento
08 setembro 2015

 
imagem_evento
24 janeiro 2018

No âmbito da implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ realizou-se em 24 de janeiro, na sede do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, em Mesão Frio, uma ação de formação envolvendo quase três dezenas de professores aos quais se juntaram representantes de entidades locais, designadamente, forças de segurança, proteção civil e ação social.

A sessão, que se prolongou por mais de duas horas, foi conduzida por dois assessores do Instituto da Defesa Nacional, procurando contribuir para o desenvolvimento de iniciativas locais relativas aos conteúdos e objetivos deste 'Referencial' o qual introduz no sistema educativo a abordagem e a reflexão sobre temas da maior atualidade e relevância.

Ação de formação para Professores em Mesão Frio

 
imagem_evento
17 janeiro 2018

Presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Azeredo Lopes, e com a participação de mais de cinquenta convidados, decorreu no passado dia 17 de janeiro, no auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, a sessão pública de apresentação dos novos órgãos sociais da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional. Após o diretor do Instituto da Defesa Nacional ter proferido o discurso de abertura usaram da palavra o presidente da Assembleia Geral, doutor António Manuel Lopes Tavares e o presidente da Direção, doutor João Paulo Farinha Franco. A cerimónia foi encerrada com a intervenção de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional

Sessão pública de apresentação dos órgãos sociais da AACDN

 
imagem_evento
29 novembro 2017

No passado dia 29 de novembro teve lugar a sessão solene de abertura do ano académico 2017/2018 do Instituto da Defesa Nacional. Presidiu à sessão Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Alberto de Azeredo Lopes. O Dr. António Vitorino proferiu a Lição Inaugural subordinada ao tema "Segurança e Defesa Europeia: Novo Fôlego ou Falsa Partida?".

Sessão Solene de abertura do ano académico 2017/2018

 
imagem_evento
17 novembro 2017

O Instituto da Defesa Nacional está a realizar, com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, e em parceria com a Universidade dos Açores, no ano académico de 2017/2018, a quinta edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Região Autónoma dos Açores.

Na passada sexta-feira, dia 17 de novembro de 2017, teve lugar a sessão solene de abertura do Curso. Esta sessão realizou-se no auditório IX da Escola de Enfermagem da Universidade dos Açores e foi presidida por Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro. Intervieram na sessão o Pró-Reitor da Universidade dos Açores, Prof. Doutor Luís Gomes, o Diretor do IDN e o Presidente do Governo Regional dos Açores. Finda a intervenção do Presidente do Governo Regional teve lugar a Lição Inaugural proferida pelo Prof. Doutor Luís Moita, subordinada ao tema “Dimensões da Globalização”.

O Curso é frequentado por 39 auditores e decorre na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada e, em simultâneo, por vídeo-tele-conferência, no pólo de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

V Curso Intensivo de Segurança e Defesa na Região Autónoma dos Açores

 
imagem_evento
26 outubro 2017

Teve início no dia 19 de outubro a terceira edição do Curso de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva, frequentado por 37 auditores com as mais diversificadas áreas de formação, carreiras e experiências profissionais.

Percorrendo até 8 de fevereiro de 2018 vários módulos designadamente no âmbito das Relações Internacionais, da Estratégia, da Geoeconomia, da Geopolítica, das Tecnologias, em particular as emergentes, das Ciências Sociais e da Prospetiva Estratégica, o curso dedica grande prioridade ao uso de ferramentas de Prospetiva, facilitadoras da concetualização de cenários para 2030, os quais serão construídos e debatidos em grupos de trabalho.

III Curso de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva

 
imagem_evento
26 outubro 2017

De 17 a 19 de outubro de 2017, o Instituto da Defesa Nacional (IDN) realizou o XI Seminário de Segurança e Defesa para Juventudes Partidárias, que decorreu nas instalações do IDN em Lisboa e foi frequentado por 25 auditores.

XI Seminário de Segurança e Defesa para Juventudes Partidárias

 
imagem_evento
18 outubro 2017

A XVIII Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (XVIII CDCDIA) decorreu na cidade do México, no período de 9 a 13 de outubro de 2017, tendo sido organizada pelo Colégio de Defesa Nacional e o Centro de Estudos Superiores Navais do México.

Ler mais...

XVIII  Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos

 
imagem_evento
12 outubro 2017

O Instituto da Defesa Nacional planeou e coordenou a visita de estudo a Portugal do 131º Curso do NATO Defense College (NDC) que decorreu entre 11 e 13 de outubro de 2017. A delegação, sob a direção do Brigadeiro-General (Res.) František Micánek(DEAN), era composta por 67 auditores em representação de 31 nações (16 NATO, 5 PfP1, 5 MD2, 2 ICI3, 2 PAG4), acompanhados pelos respetivos cônjuges (22) e staff do NDC (15).

Ler mais...

Visita a Portugal do 131º Curso do NATO Defense College

1Partnership for Peace. Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/topics_82584.htm
2Mediterranean Dialogue (Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia) Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/51288.htm
3Istanbul Cooperation Initiative (Bahrain, Kuwait, Qatar e Emiratos Árabes Unidos) Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/51288.htm
4Partners across the globe (Afeganistão, Austrália, Colômbia, Iraque, Japão, Republica da Coreia, Mongólia, Nova Zelândia e Paquistão). Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/topics_49188.htm

 
imagem_evento
03 outubro 2017

Realizou-se entre 11 e 29 de setembro o XVIII Curso de Defesa para Jovens. Concluíram o curso 31 auditores: 24 em Lisboa e 7 no Porto.

XVIII Curso de Defesa para Jovens

 
imagem_evento
21 setembro 2017

No dia 21 de setembro de 2017, o Instituto da Defesa Nacional recebeu a visita dos alunos do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra do Brasil, liderados pelo Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço.

Os alunos assistiram a uma palestra do Tenente-General Abel Cabral Couto, subordinada ao tema “Problemática Global de Segurança: Uma Perspetiva” e outra pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Daniel Duarte, subordinada ao tema “Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos - O Referencial para a Educação Pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário”.

Visita dos Auditores do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra do Brasil ao IDN

 
imagem_evento
08 setembro 2017

Correspondendo a uma solicitação do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, de Vila Real, o qual se encontra abrangido pelo recentemente aprovado Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, deslocaram-se a esta cidade, em 6 de setembro de 2017, dois assessores do Instituto para ministrar uma ação de formação de curta duração creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Mais de duas centenas de Professores do Agrupamento de Escolas Diogo Cão frequentaram ação de formação organizada pelo IDN, em Vila Real

 
imagem_evento
07 setembro 2017

Iniciou-se em 5 de setembro de 2017, na Casa da Cultura de Melgaço, a 10ª Ação de Formação Segurança, Defesa e Paz, frequentada por 61 professores do Agrupamento de Escolas deste concelho.

61 Professores frequentam ação de formação organizada pelo IDN em Melgaço

 
imagem_evento
13 julho 2017

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 3 e 13 de julho de 2017 a 9ª ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no distrito de Viana do Castelo.

Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Foi frequentada por 53 Professores. Para a sua consecução foi fundamental o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. No âmbito da ação de formação foi efetuada uma visita de estudo ao Regimento de Cavalaria 6, aquartelado em Braga.

53 Professores frequentaram ação de formação organizada pelo IDN em Viana do Castelo

 
imagem_evento
06 julho 2017

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 28 de junho e 6 de julho de 2017 a 8ª ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no distrito de Vila Real.

Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Vila Real e no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real. Foi frequentada por 40 Professores. Para a sua consecução foi imprescindível o apoio da Câmara Municipal de Vila Real. No âmbito da ação de formação foi efetuada uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria 13 de Vila Real.

40 Professores frequentaram ação de formação organizada pelo IDN em Vila Real

 
imagem_evento
02 julho 2017

Organizado pelo Instituto da Defesa Nacional, decorreu entre 2 e 7 de julho de 2017, o segundo módulo do High Level Course do Colégio de Defesa da Iniciativa 5+5, subordinado ao tema “National Experiences on Crisis Management in the 5+5 Area” que contou com a participação de 19 Coronéis de nove dos dez países da Iniciativa 5+5 (Argélia, Espanha, França, Itália, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal e Tunísia).

Segundo Módulo do High Level Course do Colégio de Defesa da Iniciativa 5+5

 
imagem_evento
03 março 2017

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) realizou a oitava edição do Curso de Gestão Civil de Crises (VIII CGCC) referente ao ano letivo 2016/2017.

O CGCC teve por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com crises em ambientes multilaterais.

VIII Curso de Gestão Civil de Crises

 
imagem_evento
20 junho 2017

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) organizou o Seminário “Islamist Movements in the Middle East, North Africa and the Sahel”, no dia 20 de junho, no IDN.

Programa

Seminário Islamist Movements in the Middle East, North Africa and the Sahel

 
imagem_evento
06 abril 2017

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) realizou, no dia 6 de abril de 2017, o seminário “Segurança da Informação e do Ciberespaço: Contributos para a Cibersegurança e Ciberdefesa de Portugal”, nas instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Este seminário resultou de uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional (IDN), a UTAD e o Município de Vila Real, e inseriu-se nas ‘Jornadas descentralizadas de segurança e defesa nacional’ que se realizaram em Vila Real entre 3 e 7 de Abril.

Programa

Seminário Segurança da Informação e do Ciberespaço: Contributos para a Cibersegurança e Ciberdefesa de Portugal

 
imagem_evento
04 abril 2017

O Instituto da Defesa Nacional, em parceria com a Universidade do Minho, realizou em Braga, nos dias 4 e 5 de abril de 2017, o “II Seminário IDN Jovem”.

Esta iniciativa resultou de uma organização conjunta com diversos Núcleos de Estudantes de Ciência Política e de Relações Internacionais de Universidades Portuguesas onde, para além de apresentações de dois reputados Keynote Speakers, onde foram apresentados trabalhos de estudantes desenvolvidos mediante o sistema de "Call for Papers" lançado em 8 de novembro de 2016. Os temas apresentados enquadraram-se nas temáticas: Política Externa e Defesa Nacional; Ameaças Transnacionais; O Mar como Vetor Estratégico; Segurança Energética e Defesa Nacional; Direitos Humanos.

A sessão de abertura contou com a presença de Sua Excelência O Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Alberto de Azeredo Lopes.

II Seminário IDN Jovem

 
imagem_evento
03 abril 2017

No âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sabrosa, o Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD) e o Instituto da Defesa Nacional, realizou-se no dia 3 de abril, pelas 21h00, no Espaço Miguel Torga, concelho de Sabrosa, uma conferência sobre 'O Papel das Forças Armadas no Portugal do Século XXI'.

Foram conferencistas o General Pina Monteiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Professor Doutor Adriano Moreira e o Tenente-General Abel Cabral Couto. A sessão foi moderada pelo Embaixador Fernando Neves.

Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Azeredo Lopes, presidiu à sessão.

Programa

Conferência sobre O Papel das Forças Armadas no Portugal do Século XXI

 
imagem_evento
28 março 2017

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) organizou, no dia 28 de março, no IDN, o Seminário “Brexit: consequências para a UE, a NATO e Portugal”. O objetivo principal do Seminário visou promover uma reflexão global sobre este importante e complexo tema, com particular incidência sobre as questões de segurança e defesa.

Programme

Seminário Brexit: consequências para a UE, a NATO e Portugal

 
imagem_evento
08 março 2017

O Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas encontra-se a desenvolver um significativo conjunto de iniciativas inseridas no processo de implementação no sistema educativo nacional do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.

No âmbito deste projeto, quarenta e seis alunos e quatro professores, acompanhados pelo capitão-de-mar-e-guerra Daniel Duarte, assessor do IDN, efetuaram a 8 de março uma visita à Base Aérea n.º 5, em Monte Real. Durante a visita, após uma apresentação sobre a organização e as diversas missões da Força Aérea, os alunos tomaram contacto com meios operacionais desta base, obtendo assim conhecimentos que contribuem para a reflexão sobre matérias de Segurança e Defesa.

Implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Visita à Base Aérea de Monte Real

 
imagem_evento  
10 março 2017

No dia 11 de outubro de 2016, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e as Embaixadas em Portugal de Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália e Malta organizaram, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), o primeiro seminário do grupo MED7 a ter lugar em Lisboa.

Durante este evento – que antecedeu o encontro de Chefes de Estado e de Governo dos países do Sul da UE, realizado na mesma cidade, a 28 de janeiro de 2017 –, académicos, investigadores, diplomatas e responsáveis governativos procuraram abordar os complexos desafios que se colocam à região euro-mediterrânica, nomeadamente nos campos da economia, segurança e desenvolvimento humano.

Lisbon Med 7 Seminar - Texto integral

 
imagem_evento
08 março 2017

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 8 e 18 de março de 2017, a 7.ª Ação de Formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no distrito de Viseu. Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu no auditório da Quinta da Cruz em Viseu. Foi frequentada por 46 Professores. Para a sua consecução foi imprescindível o apoio da Câmara Municipal de Viseu. No âmbito da ação de formação foi efetuada uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria 14 de Viseu.

46 Professores frequentaram em Viseu a 7ª ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, organizada pelo IDN, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu

 
imagem_evento
31 janeiro 2017

No dia 31 de janeiro realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), um Seminário Internacional denominado "Security Capacity Building in Africa: has it ever worked?”. O Seminário constou de um painel, seguido de debate, moderado pelo Prof. Bruno Cardos Reis e tendo como conferencistas o Coronel António Pinheiro, o Dr. Pedro Seabra e o Professor Sami Faltas.

Seminário internacional Security Capacity Building in Africa: has it ever worked?

 
imagem_evento
12 dezembro 2016

No dia 12 de dezembro realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional, um seminário subordinado ao tema "O Daesh e o flanco sul". Este seminário visou promover um debate aberto e plural sobre o que se entende constituir uma das maiores ameaças à segurança europeia, na atualidade. O seminário contou com a presença de peritos nacionais sobre o tema em questão e foi constituído por cinco painéis com os seguintes temas: “Daesh-Caracterização do movimento: objetivos e narrativa; evolução  da estrutura e organização; instrumentos e modus operandi”; “Perspetiva de análise do ponto de vista do Direito Internacional”; “Daesh no flanco sul: Iraque  e Síria; Norte de África e Sahel; Daesh na Europa”; “Respostas internacionais: respostas multilaterais – organizações internacionais; respostas estatais”; “Portugal no contexto do flanco sul”.

Seminário Nacional O Daesh e o Flanco Sul

 
imagem_evento
02 dezembro 2016

No dia 2 de dezembro de 2016, visitou o Instituto da Defesa Nacional o 2.º Curso Elementar de Estado-Maior Conjunto e Integrado do Instituto da Defesa Nacional de Timor-Leste. A comitiva foi liderada pelo Coronel Cornélio Ximenes.

Visita do Curso de Estado-Maior Conjunto e Integrado do Instituto da Defesa Nacional de Timor-Leste

 
imagem_evento
29 novembro 2016

No dia 29 de novembro de 2016, o Instituto da Defesa Nacional recebeu a visita dos auditores do Curso de Defesa Nacional do CESEDEN de Espanha. A comitiva foi liderada pelo seu diretor, o Tenente-General do Exército do Ar, Rafael Sánchez Ortega.

Visita do Curso de Defesa Nacional do CESEDEN de Espanha

 
imagem_evento
21 novembro 2016

Na manhã do dia 21 de novembro de 2016 um grupo de 27 de alunos da licenciatura em Relações Internacionais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, visitou o IDN. O grupo foi liderado pela Prof. Doutora Carmen Mendes.

Visita de alunos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

 
imagem_evento
15 novembro 2016

No dia 15 de novembro realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional, o seminário “A China no sistema internacional”, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional e o Instituto Português de Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este seminário inscreve-se no esforço das duas instituições em proporcionar um contraste de visões sobre o posicionamento da China na região e no mundo. Foi Keynote Speaker o Sr. Cai Run, Embaixador da China em Lisboa. O seminário incluiu ainda um painel intitulado “A China no sistema internacional”, moderado pela Dra. Carmen Fonseca, IPRI-UNL, que teve como oradores o Prof. Doutor Carlos Gaspar, IPRI-UNL e IDN, o Prof. Doutor Luís Mah, ISEG, e o Tenente - Coronel Alexandre Carriço, IDN.

Seminário A China no sistema internacional

 
imagem_evento
09 novembro 2016

No passado dia 09 de novembro teve lugar a sessão solene de abertura do ano académico 2016/2017 do Instituto da Defesa Nacional. Presidiu à sessão Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Alberto de Azeredo Lopes. O Excelentíssimo Dr. Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, proferiu a Lição Inaugural subordinada ao tema "A nova Europa dividida: algumas reflexões e achegas de geopolítica".

Sessão Solene de abertura do ano académico 2016/2017

Intervenção de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional

Lição Inaugural proferida pelo Excelentíssimo Dr. Jorge Sampaio

 
imagem_evento
19 outubro 2016

Nos dias 13 e 14 de outubro de 2016, o Instituto da Defesa Nacional (IDN) realizou o X Seminário de Segurança e Defesa para Juventudes Partidárias, que decorreu nas instalações do IDN em Lisboa e foi frequentado por 22 auditores.

O programa de atividades do Seminário incluiu a realização de conferências sobre as temáticas da segurança e da defesa, designadamente: o Conceito Estratégico de Defesa Nacional de 2013; Economia, Segurança e Defesa Nacional; A Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia; Portugal, a Europa e o Ambiente de Segurança Internacional; A Política de Defesa Nacional e as Relações Externas de Defesa; e Geopolítica da Energia e Segurança Energética Europeia.

X Seminário de Segurança e Defesa para Juventudes Partidárias

 
imagem_evento
13 outubro 2016

O IDN participou na XVII Conferência dos Diretores dos Colégios de Defesa Ibero-americanos que decorreu entre 03 e 07 de outubro de 2016, na Escola Superior de Guerra do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e que contou com a participação de 12 delegações de 10 países.

XVII  Conferência dos Diretores dos Colégios de Defesa Ibero-americanos

 
imagem_evento
23 setembro 2016

No dia 23 de setembro de 2016, o Instituto da Defesa Nacional recebeu a visita de uma delegação da Universidade da Defesa Nacional da Coreia, liderada pelo Professor Doutor Lee Sangjin.

Visita da Universidade da Defesa Nacional da Coreia

 
imagem_evento
16 setembro 2016

O Instituto da Defesa Nacional realizou a 4.ª ação de formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário neste ano letivo de 2016-2017. Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu entre 5 e 21 de setembro de 2016 no Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais, antiga Escola EB1, Murtal n.º 2, em São Domingos de Rana. Foi frequentada por 36 Professores.

36 Professores frequentaram, em São Domingos de Rana, Cascais, a 4ª ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, organizada pelo IDN, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais e do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais

 
imagem_evento
16 setembro 2016

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 8 e 13 de setembro de 2016, a 5.ª ação de formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário neste ano letivo de 2016-2017. Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu no Fórum da Maia e na Tecmaia, na Maia. Foi frequentada por 148 Professores.

148 Professores frequentaram na Maia a 5ª ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, organizada pelo IDN, em parceria com a Câmara Municipal da Maia

 
imagem_evento
09 julho 2016

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 4 e 8 de julho de 2016, a ação de formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário já no próximo ano letivo de 2016-2017.
Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu nas instalações da Academia Militar, na Amadora. Foi frequentada por 68 Professores.

68 Professores frequentaram em Lisboa a ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, organizada pelo IDN

 
imagem_evento
04 julho 2016

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 27 de junho e 1 de julho, a ação de formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário já no próximo ano letivo de 2016-2017. Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Foi frequentada por 80 Professores.

80 Professores frequentaram no Porto a  ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’ organizada pelo IDN

 
imagem_evento
20 maio 2016

No passado dia 20 de maio teve lugar no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, mais uma iniciativa visando a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.

O programa da sessão – sob o lema ‘Cidadania, Educação e Defesa Nacional: um Projeto de Todos para Todos’ -  incluiu as intervenções dos diretores-gerais do Instituto da Defesa Nacional e da Direção-geral da Educação, na sessão de abertura, uma conferência sobre ‘Cidadania, Educação e Defesa Nacional’ proferida pela Prof. Doutora Helena Carreiras, apresentações do ‘Referencial’ e do ‘Documento de Apoio’ para Professores feitas pelo Prof. Doutor Paulo Duarte e pelo Capitão-de-mar-e-guerra Daniel Duarte, e uma sessão de encerramento onde foi celebrado um protocolo-quadro visando impulsionar a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz’. O protocolo foi assinado pelos municípios de Lisboa, Sintra, Cascais, Amadora e Oeiras, contando pelo lado do Governo com as assinaturas do ministro Adjunto, Dr. Eduardo Cabrita, do secretário de Estado da Educação, Prof. Doutor João Costa, e do secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello.

Link para o Protocolo

Cinco Municípios de Lisboa assinam Protocolo-quadro para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’

 
imagem_evento
17 maio 2016

Nos dias 17 e 18 de maio uma delegação do IDN, chefiada pelo diretor, deslocou-se aos Municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos onde realizou reuniões com os responsáveis autárquicos pela área da Educação e com os diretores de agrupamentos de escolas e de escolas não-agrupadas daqueles concelhos.

Estas reuniões foram realizadas na sequência da assinatura, no passado dia 22 de abril, do Protocolo – quadro entre o Ministério da Defesa Nacional, o Ministro- Adjunto, o Ministério da Educação e os Municípios de Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia e Baião para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, e tiveram como objetivo apresentar uma proposta de linhas de ação para um programa de implementação que permita ministrar conteúdos do Referencial a partir do próximo ano letivo.

Reuniões nos Municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

 
imagem_evento
17 maio 2016

No dia 17 de maio de 2016, o Instituto da Defesa Nacional recebeu a visita de uma delegação do National Resilience Institute da Indonésia, liderada pelo Embaixador Sebastianus Sumarsono e pelo Embaixador da Indonésia em Portugal Mulya Wirana.

Visita do National Resilience Institute da Indonésia

 
imagem_evento
12 maio 2016

No dia 12 de maio de 2016, o Instituto da Defesa Nacional recebeu a visita de uma delegação do National Defense College da Nigéria, liderada pelo Air Commodore Pam Chollom. A delegação de 18 elementos foi composta por membros do staff do National Defense College e por auditores do seu Curso de Defesa Nacional, tendo assistido a briefingues sobre a política de defesa nacional por parte da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, sobre as Forças Armadas portuguesas por parte do Estado-Maior-General das Forças Armadas e sobre as indústrias de defesa por parte da idD Portugal.

Visita do National Defense College da Nigéria

 
imagem_evento
12 maio 2016

O Instituto da Defesa Nacional promoveu uma visita de estudo à Base Aérea n.º 6 da Força Aérea Portuguesa, em 12 de maio de 2016, no âmbito dos cursos de pós-graduação em Politicas Públicas de Segurança e Defesa Nacional (ISCTE-IUL) e em Estudos Estratégicos e de Segurança (FCSH-UNL), realizados pelo Instituto da Defesa Nacional em parceria com aquelas entidades académicas de ensino superior. As visitas dos cursos de pós-graduação têm como objetivo promover o contacto direto com as instituições e atores da segurança e defesa nacional, familiarizando os alunos com a estrutura, atividades e meios das Forças Armadas e Forças e Serviços de Segurança.

Participaram na visita docentes e um total de 32 alunos das Universidades, contemplando um briefing da Unidade, a visita ao helicóptero EH 101, equipamentos de salvamento e hangar de manutenção, visita às aeronaves C-130 e C-295 (vigilância marítima) e visita a outras estruturas de apoio da Base.

Visita de estudantes dos cursos de pós-graduação à Base Aérea Nº 6 da Força Aérea Portuguesa

 
imagem_evento
06 maio 2016

A Sessão de Encerramento do Curso de Defesa Nacional 2015-2016 e de entrega de Diplomas ao Curso de Defesa Nacional 2014-2015 realizou-se no dia 6 de maio de 2016 e foi presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Alberto de Azeredo Lopes. A cerimónia contou com as presenças do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, da Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, do Chefe do Estado-Maior do Exército, do Deputado à Assembleia da República José Miguel Medeiros, dos Vice-Chefe de Estado-Maior da Armada e da Força Aérea, do 2º Comandante da Guarda Nacional Republicana, do Diretor Nacional Adjunto da Polícia de Segurança Pública, de membros do corpo diplomático, de dirigentes do Ministério da Defesa Nacional e da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, entre outras entidades.

Sessão de Encerramento do Curso de Defesa Nacional 2015-2016 e de entrega de Diplomas e Certificados ao Curso de Defesa Nacional 2014-2015

 
imagem_evento
27 abril 2016

No dia 27 de abril realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional, o seminário “A África do Sul no sistema internacional”, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional e o Instituto Português de Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este seminário inscreve-se no esforço das duas instituições em proporcionar um contraste de visões sobre o posicionamento da África do Sul na região e no mundo. Foi Keynote Speaker o Sr. Reed Mkhohliso, Primeiro Secretário da Embaixada da África do Sul em Lisboa. O seminário incluiu ainda um painel intitulado “A África do Sul no sistema internacional”, moderado pelo Sr. Embaixador António Monteiro, que teve como oradores a Drª. Folashadé Soule-Kohndou, CERI-Sciences Po, o Dr. António Raimundo, CICP-UM, ISCTE-IUL, e o Dr. Pedro Seabra, ICS.

Programa

Seminário A África do Sul no sistema internacional

 
imagem_evento
22 abril 2016

Na passada sexta-feira, dia 22 de abril, teve lugar na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, uma iniciativa visando a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, sob o lema ‘Cidadania, Educação e Defesa Nacional: um Projeto de Todos para Todos’. Este ‘Referencial’ foi desenvolvido por uma equipa conjunta do Instituto de Defesa Nacional e da Direção-geral da Educação, com vista a formar e sensibilizar os alunos, no âmbito curricular da Educação para a Cidadania no Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário, para as questões relacionadas com a segurança, a defesa e a paz.

Link para o Protocolo

Assinatura de Protocolo-quadro para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, no Porto

 
imagem_evento
12 abril 2016

No dia 12 de abril realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional, o III Seminário Internacional de Segurança Transatlântica, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional, o Instituto Português de Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. A emergência de um arco de crises que liga o conflito na Ucrânia e as guerras civis na Síria, no Yemen e na Líbia torna crucial o fortalecimento dos vínculos estratégicos que garantem a defesa comum dos Estados Unidos, do Canadá e das democracias europeias.

Programa

III Seminário Internacional de Segurança Transatlântica

 
imagem_evento
11 abril 2016

No passado dia 11 de abril teve lugar uma mesa redonda no Instituto da Defesa Nacional, associada ao lançamento da versão em português do livro intitulado ‘OTAN duradoura, Brasil em ascensão’, publicado pelo Colégio de Defesa da OTAN. Após as intervenções iniciais do representante do Colégio de Defesa da OTAN e editor do livro, Brooke A. Smith-Windsor, e do diretor do IDN, seguiu-se um debate em mesa redonda moderado pelo Prof. Doutor Andres Malamud (ICS-UL). Foram conferencistas o Major-General Carlos Branco (antigo Diretor da Divisão de Segurança e Cooperação Regional no QG da OTAN), o Professor Kai Kenkel (PUC-Rio), o Prof. Doutor José Pavia (Universidade Lusíada) e o Prof. Doutor Bruno Cardoso Reis (ICS-UL e IDN).

Mesa Redonda OTAN duradoura, Brasil em ascensão

 
imagem_evento
07 abril 2016

O Instituto da Defesa Nacional e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (UBI) - Departamento de Sociologia - realizaram no passado dia 7 de abril a terceira Iniciativa conjunta no Polo IV da UBI, na Covilhã. A conferência, subordinada ao tema “O Terrorismo”, teve como conferencistas o Coronel (Doutor) Nuno Lemos Pires , da Academia Militar, convidado pelo IDN, o Professor Doutor Daniel Pinéu, docente na UBI e a estudante do Mestrado em Relações Internacionais da UBI, Ana Teresa Fernandes.

Conferência O Terrorismo

 
imagem_evento
18 março 2016

No dia 18 de março de 2016, o Instituto da Defesa Nacional recebeu a visita de uma delegação do National Defense College da Tailândia, liderada pelo Major-General Pahon Kaewpanna (Diretor da School of Interdisciplinary Studies) e pelo Tenente-General Niwat Subongkot (sub-Diretor do National Defense Studies Institute). A delegação de 41 elementos composta por membros do staff do National Defense College e por auditores do seu Curso de Defesa Nacional, assistiu a um briefingue sobre o IDN seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

Visita do National Defense College da Tailândia

 
imagem_evento
10 março 2016

No dia 10 de março o IDN realizou uma iniciativa de apresentação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz destinada aos Professores que frequentaram no IDN as sete edições dos Cursos de Cidadania e Segurança e aos Professores que no mesmo dia concluíam a primeira ação de formação 'Segurança, Defesa e Paz: um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário'. O programa da iniciativa incluiu: uma conferência sobre o tema 'Educação, Cidadania e Defesa Nacional' que teve como oradores o Dr. Guilherme d'Oliveira Martins, a Dra. Isabel Alçada e a Prof. Doutora Helena Carreiras e como moderadora a Prof. Doutora Isabel Nunes; exposições de apresentação do Referencial e do E-Book sobre segurança e defesa para professores, efetuadas pelo Prof. Doutor Paulo Duarte e pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Daniel Duarte; apresentação de uma Boa Prática pela Professora Julieta Viegas e testemunho da estudante Mariana Oliveira que nela participou.

No final da sessão foram entregues certificados aos Professores que frequentaram a primeira ação de formação 'Segurança, Defesa e Paz: um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário'.

Conferência sobre Educação, Cidadania e Defesa Nacional e apresentação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

 
imagem_evento  
07 março 2016

Em 2016 realizou-se o Conselho Europeu de Junho no decurso do qual irão ser debatidos temas decisivos sobre o papel internacional da União Europeia e o futuro da sua política externa e de segurança europeia. Em 1 de fevereiro teve lugar no Instituto da Defesa Nacional, um seminário internacional subordinado ao tema ‘The European Global Strategy’ e no âmbito do qual se privilegiou uma reflexão sobre o papel da Europa no mundo, o estado atual das parcerias estratégicas da União Europeia, os desafios à sua política externa e de segurança, o quadro de crises em curso no Médio Oriente e Norte de África e o futuro da Política Comum de Segurança e Defesa. Este seminário contou com a presença de consultores do Gabinete da Alto Representante para a Política Externa e de Segurança e de peritos nacionais e estrangeiros provenientes dos melhores think tanks europeus.

Relatório

 
imagem_evento
29 fevereiro 2016

No passado dia 29 de fevereiro, realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional, um seminário subordinado ao tema "A ameaça terrorista e a segurança europeia". Este seminário visou promover um debate aberto e plural sobre o que se entende constituir uma das maiores ameaças à segurança europeia, na atualidade. Foram Keynote Speakers o Embaixador Jean-François Blarel, Embaixador de França em Portugal, e o Professor Fernando Reinares, Diretor do Programa sobre Terrorismo Global, do Real Instituto Elcano que abordou o tema ‘Os atentados de Paris e a evolução da ameaça terrorista para a Europa’.

O seminário incluiu ainda dois painéis: um primeiro sobre a ameaça terrorista na Europa Ocidental, que teve como oradores o Dr. Bernardo Pires de Lima, IPRI-NOVA, e o Coronel Tirocinado Duarte Costa, Chefe do Estado-Maior do Comando das Forças Terrestres; um segundo sobre a guerra na Síria, que teve como oradores a Prof. Doutora Ana Santos Pinto, IPRI-NOVA e IDN, e o Prof. Doutor Bruno Cardoso Reis, ICS e IDN.

A ameaça terrorista e a segurança europeia

 
imagem_evento
29 fevereiro 2016

51 estudantes da Universidade da Beira Interior, dos cursos de licenciatura e mestrado na área das Relações Internacionais, acompanhados por quatro professores da Universidade, participaram no Seminário Internacional subordinado ao tema 'A ameaça terrorista e a segurança europeia' que o IDN organizou em 29 de fevereiro de 2016.

Após a chegada ao IDN foi proporcionada aos estudantes uma apresentação sobre o IDN, a que se seguiu um almoço-convívio e a participação no seminário.

Estudantes da Universidade da Beira Interior no IDN

 
imagem_evento
25 fevereiro 2016

Teve lugar no dia 25 de fevereiro a primeira reunião do Grupo de Estudos sobre 'Segurança Energética'. Foi conferencista o Professor Michael Ruhle, Head of Energy Security Section, Emerging Security Challenges Division, NATO's International Staff, que abordou o tema 'NATO and European Security Energy'.

Primeira reunião do Grupo de Estudos sobre Segurança Energética

 
imagem_evento
23 fevereiro 2016

No dia 23 de fevereiro realizou-se no Instituto da Defesa Nacional um Seminário internacional subordinado ao tema “The EU Comprehensive Approach an Opportunity for Better Cooperation and Impact”. Esta iniciativa teve por objetivo fomentar a reflexão e o debate sobre abordagem abrangente (comprehensive approach) no plano conceptual, na perspetiva dos atores e dimensões que envolve, tendo dedicado ainda um espaço privilegiado à avaliação de oportunidade e impacto em duas regiões, onde se verificam elevados níveis de instabilidade (região do Sahel e Corno de África), tendo o seminário encerrado com uma análise sobre o lugar da abordagem abrangente na futura Estratégia Global da União Europeia.

Esta iniciativa contou com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros provenientes de think tanks com uma intervenção direta na promoção do estudo e debate público, no quadro da nova Estratégia Global da União Europeia da qual a abordagem abrangente é parte integrante.

Seminário The EU Comprehensive Approach an Opportunity for Better Cooperation and Impact

 
imagem_evento
17 fevereiro 2016

Iniciou-se no dia 17 de fevereiro, no IDN, a primeira ação de formação 'Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário' (I AFSDP). Esta ação de formação tem como objetivo sensibilizar os professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões relacionadas com a segurança e a defesa nacional e habilitá-los para a implementação, no sistema de ensino nacional, do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz (https://www.idn.gov.pt/conteudos/documentos/Referencial-EBOOK-versaodigital.pdf), aprovado a 29 de agosto de 2014.

O Curso foi frequentado por 62 professores em Lisboa e 34 no Porto.

Ação de formação Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário

 
imagem_evento
01 fevereiro 2016

No passado dia 1 de fevereiro realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional, um seminário internacional subordinado ao tema “The European Global Strategy”, contando com a presença de vários especialistas nacionais e estrangeiros e no âmbito do qual se debateu o papel da Europa no mundo, o estado atual das parcerias estratégicas da União Europeia, os desafios à sua política externa e de segurança, o quadro de crises em curso no Médio Oriente e Norte de África e o futuro da Política Comum de Segurança e Defesa. Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Alberto de Azeredo Lopes, presidiu à sessão de abertura do seminário e fez uma intervenção sobre o tema.

Seminário internacional The European Global Strategy

 
imagem_evento
10 dezembro 2015

No passado dia 10 de dezembro o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-UNL) organizaram o Seminário “O Brasil e a transição internacional”. Este seminário inscreveu-se no esforço das duas instituições em proporcionar um contraste de visões sobre o posicionamento do Brasil na região e no mundo.

Programa

Seminário O Brasil e a transição internacional

 
imagem_evento
16 dezembro 2015

No passado dia 16 de dezembro teve lugar a sessão solene de abertura do ano académico 2015/2016 do Instituto da Defesa Nacional. Presidiu à sessão Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Alberto de Azeredo Lopes. O Dr. Jaime Gama proferiu a Lição Inaugural subordinada ao tema "Riscos de um paradigma de mínimos em matéria de defesa nacional e segurança europeia".

Sessão Solene de abertura do ano académico 2015/2016

 
imagem_evento
15 dezembro 2015

No dia 15 de dezembro o Instituto da Defesa Nacional (IDN) organizou o Seminário Internacional “Capacity Building in Defense and Security: has it ever worked?”.

Programa

Seminário Internacional Capacity Building in Defense and Security: has it ever worked?

 
imagem_evento
27 novembro 2015

O Instituto da Defesa Nacional recebeu no dia 27 de novembro a visita de estudo do 2º Curso de Promoção a Oficial Superior de Timor-Leste (CPOS/TL). Este curso é ministrado pelo Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste (IDN-TL). A delegação visitante foi constituída pelo diretor do 2º CPOS/TL e por 15 oficiais-alunos do CPOS, perfazendo um total de 16 elementos. O programa da visita incluiu uma apresentação sobre a missão, organização e atividades do IDN, sendo proporcionado um período de debate onde foram colocadas questões relacionadas com as áreas da segurança e defesa, e uma visita às instalações.

Visita do 2º Curso de Promoção a Oficial Superior de Timor-Leste

 
imagem_evento
25 novembro 2015

Decorreu no passado dia 24 de novembro de 2015, entre 09h30 e as 13h15, no Instituto da Defesa Nacional, o seminário internacional “India’s Foreign Policy and Strategic Culture”, numa parceria entre o IDN e a Embaixada da Índia em Portugal.
Sua Excelência, o Embaixador da Índia, Doutor Jitendra Nath Misra fez a comunicação de abertura, tendo o seminário consistido em dois painéis temáticos (programa em anexo).

Seminário Internacional India’s Foreign Policy and Strategic Culture

 
imagem_evento
04 novembro 2015

Iniciou-se, no passado dia 4 de novembro, o Curso de Defesa Nacional 2015-2016. O Curso é frequentado por 53 auditores (40 em Lisboa e 13 no Porto).

Curso de Defesa Nacional 2015-2016

 
imagem_evento
21 outubro 2015

No passado dia 19 de outubro teve lugar, no Instituto da Defesa Nacional, o Seminário “A UE e a crise dos refugiados”, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional e o Instituto Português de Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O objetivo do Seminário foi o de promover um debate aberto e plural sobre o que se entende constituir um dos maiores desafios à União Europeia, na atualidade. O seminário foi organizado numa conferência de abertura e dois painéis que abordaram respetivamente, a crise dos refugiados e as guerras civis na Síria, no Iraque e na Líbia.

Programa

Ler mais...

Seminário A União Europeia e a crise dos refugiados

 
imagem_evento
05 outubro 2015

A XVI Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (XVI CDCDIA) decorreu na cidade de Medellín, na Colômbia, no período de 5 a 9 de outubro de 2015, tendo sido organizada pela Escola Superior de Guerra da Colômbia.
Participaram na XVI CDCDIA os Colégios de Defesa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai. Delegações do Colégio Interamericano de Defesa e do Centro de Estudos Superiores Navais do México (CESNAV) assistiram à XVI CDCDIA na qualidade de observadores. A delegação portuguesa foi constituída pelo Diretor do Instituto da Defesa Nacional (IDN) e por um Assessor.
Durante a Conferência foram debatidos temas relacionados com “A Importância dos Corredores Bio-oceânicos”, “As Organizações Regionais de Segurança” e “As Relações Civis-Militares”, tendo este último tema sido objeto de uma comunicação por parte do Diretor do IDN.

XVI Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos

 
imagem_evento
03 outubro 2015

O Instituto da Defesa Nacional planeou e coordenou a visita de estudo a Portugal do 127º Curso doNATO Defense College (NDC), entre 01 e 03 de outubro de 2015. A delegação, sob a direção do Major-General Pascal Valention (Head of the Academic Operations Division), era composta por 76 auditores em representação de 31 nações (18 NATO, 3 Partnership for Peace, 3 Mediterranean Dialogue, 3 Istanbul Cooperation Initiative, 3 Global Partner Countries e Nigéria), acompanhados pelos respetivos cônjuges (24) e staff do NDC (13).

Ler mais...

Visita a Portugal do 127º Curso do NATO Defense College

 
imagem_evento
17 setembro 2015

O Instituto da Defesa Nacional, em parceria com a Câmara Municipal de Baião, e com os Agrupamentos de Escolas do município, e tendo o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Direção-Geral de Educação, efetuou entre 14 e 17 de setembro de 2015, o VII Curso Cidadania e Segurança.

Ler mais...

VII Curso Cidadania e Segurança

 
imagem_evento
29 junho 2015

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) organizou e realizou, entre 29 de junho e 03 de julho de 2015, nas suas instalações em Lisboa, um estágio pedagógico para uma delegação do Centro de Estudos da Defesa do Ministério da Defesa de Cabo Verde.

O programa do estágio contemplou sessões de trabalho específicas, destinadas à elucidação da forma como no Instituto da Defesa Nacional de Portugal são planeadas, programadas e realizadas as atividades no âmbito da formação, investigação, sensibilização e divulgação das questões de segurança e defesa, cooperação internacional e biblioteca.

Ler mais...

Estágio Pedagógico para uma Delegação do Centro de Estudos da Defesa do Ministério da Defesa de Cabo Verde

 
imagem_evento
23 junho 2015

No passado dia 23 de junho teve lugar, no Instituto da Defesa Nacional, o II Seminário Internacional de Segurança Transatlântica, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional, o Instituto Português de Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.

Ler mais...

II Seminário Internacional de Segurança Transatlântica

 
imagem_evento
22 maio 2015

Terminou no dia 22 de maio, a VI edição do Curso de Gestão Civil de Crises. O curso, que se desenvolveu em três módulos com um total de 33 tempos escolares, incluindo um exercício prático de apoio à tomada de decisão no âmbito da gestão de crises, teve lugar, pela primeira vez, em simultâneo nas instalações do IDN em Lisboa e no Porto. Nesta edição, concluíram o curso 42 auditores.

Ler mais...

VI edição do Curso de Gestão Civil de Crises

 
imagem_evento
19 maio 2015

O Instituto da Defesa Nacional organizou no Forte de São Julião da Barra, entre 19 e 21 de maio de 2015, a 20ª edição dos Colóquios C4. Estes colóquios reúnem participantes do Instituto da Defesa Nacional e dos Centros e Institutos congéneres de Espanha (Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional-CESEDEN), França (Centre des Hautes Études Militaires-CHEM) e Itália (Centro Alti Studi per la Difesa-CASD), para debater, anualmente, temas enquadrados no tema geral da 'Segurança no Mediterrâneo'. Este ano o tema dos trabalhos desenvolvidos foi: 'Energy Security Challenges to C4 Countries'.

Ler mais...

20ª edição dos Colóquios C4

 
imagem_evento
08 maio 2015

A Sessão de Encerramento do Curso de Defesa Nacional 2014-2015 e de entrega de Diplomas ao Curso de Defesa Nacional 2013-2014 realizou-se no dia 8 de maio de 2015 e foi presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco.

Ler mais...

Workshop

 
imagem_evento
28 abril 2015

O Instituto da Defesa Nacional organiza, entre dezembro de 2014 e maio de 2015, um ciclo de conferências subordinado ao tema “A ‘Nova’ Ásia”, dedicado às políticas externas das principais potências regionais.

Integrada neste ciclo, realizou-se no dia 28 de abril de 2015, às 11h15, no auditório 1 do IDN, a conferência “Australia’s Foreign Policy towards Asia”, tendo como palestrante S.E. a Embaixadora da Austrália em Portugal, Dra. Anne Plunkett.

Ler mais...

Workshop

 
imagem_evento
22 abril 2015

Realizou-se no dia 22 de abril a assinatura de uma adenda ao protocolo entre o Instituto da Defesa Nacional e a Universidade Autónoma de Lisboa com vista à realização conjunta de uma Pós-Graduação em Relações Internacionais da Ásia Contemporânea.

O protocolo foi assinado pelo diretor do Instituto da Defesa Nacional, Major-General Vítor Daniel Rodrigues Viana, pelo Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa, Professor Doutor José Amado da Silva e pelo Presidente da Cooperativa de Ensino Universitário, Dr. António Lencastre Bernardo.

Ler mais...

Workshop

 
imagem_evento
20 abril 2015

O Instituto da Defesa Nacional organiza entre dezembro de 2014 e maio de 2015 um ciclo de conferências subordinadas ao tema “A ‘Nova’ Ásia”, dedicado às políticas externas das principais potências regionais.

Integrada neste ciclo, realizou-se no dia 20 de abril de 2015, no auditório 1 do IDN, a conferência “Japan’s Foreign Policy towards Asia”, tendo como palestrante S.E. o Embaixador do Japão na Bélgica e do Governo do Japão junto da NATO, Mr. Masafumi Ishii.

Esta iniciativa contou com o prestimoso apoio da Embaixada do Japão em Portugal. Sua Excelência o Embaixador do Japão em Portugal, Mr. Hiroshi Azuma, fez uma intervenção no início da sessão e apresentou o ilustre conferencista.

Ler mais...

Workshop

 
imagem_evento
10 abril 2015

No âmbito do ciclo de debates públicos sob o lema ‘Ter Estado’, o IDN organizou, no dia 10 de abril, na Sala das Assembleias Gerais do Palácio da Bolsa, no Porto, uma sessão dedicada ao tema “Os poderes legislativo, executivo e judicial no Portugal do séc. XXI”.

Participaram nesta sessão, como oradores, o Deputado à Assembleia da República António Filipe, o Deputado ao Parlamento Europeu Francisco Assis, o Deputado ao Parlamento Europeu Paulo Rangel e o Prof. Doutor Sampaio da Nóvoa. A sessão foi moderada pelo Dr. Manuel Queiroz.

Ler mais...

Workshop

 
imagem_evento
08 abril 2015

O seminário de trabalho (workshop) “O Poder dos Pequenos e Médios Estados na Grande Guerra: Comparação Portugal-Brasil” realizou-se no Instituto da Defesa Nacional a 8 de abril de 2015, entre as 10h00 e as 19h30. Reuniu trinta (30) especialistas portugueses e brasileiros com o objetivo de trocar informações sobre o que há de novo nos estudos sobre a história e as estratégias nacionais de Portugal e do Brasil na Primeira Guerra Mundial, e mais genericamente, naquilo que alguns estudiosos denominam de “Era da Guerra Mundial (1914-1945)”.

Ler mais...

Workshop

 
imagem_evento
24 março 2015

No âmbito do ciclo de debates públicos sob o lema ‘Ter Estado’, o IDN organizou, no passado dia 24 de março, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, uma sessão dedicada ao tema “Segurança Interna e Justiça”.

Participaram nesta sessão, como oradores, o Dr. João Tiago Silveira, o Dr. Jorge Bleck, o Prof. Doutor José Manuel Pureza e o Prof. Doutor Nuno Garoupa. A sessão foi moderada pelo Dr. Manuel Queiroz.

Ler mais...

 
imagem_evento
18 março 2015

O Instituto da Defesa Nacional tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas de divulgação do Conceito Estratégico de Defesa Nacional de 2013, em colaboração com instituições universitárias nacionais. Neste âmbito, realizou-se em 18 de março de 2015 um debate entre alunos da Licenciatura de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sobre “O Valor Estratégico da Língua Portuguesa”.

Ler mais...

Iniciativa de Divulgação do Conceito Estratégico de Defesa Nacional em Coimbra. Debate sobre “O Valor Estratégico da Língua Portuguesa”

 
imagem_evento
13 março 2015

No âmbito do ciclo de debates públicos sob o lema ‘Ter Estado’, o IDN organizou, no passado dia 13 de março, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, uma sessão dedicada ao tema “Educação, Ciência e Tecnologia”.

Participaram nesta sessão, como oradores, a Prof. Doutora Ana Maria Bettencourt, o Prof. Doutor Carlos Fiolhais, a Prof. Doutora Elvira Fortunato, e o Prof. Doutor Fernando Egídio Reis.  A sessão foi moderada pelo Dr. Manuel Queiroz.

Ler mais...

Ciclo de debates públicos "Ter Estado"

 
imagem_evento
09 março 2015

O Instituto da Defesa Nacional organiza entre dezembro de 2014 e maio de 2015 um ciclo de conferências subordinadas ao tema “A ‘Nova’ Ásia”, dedicado às políticas externas das principais potências regionais.

Integrado neste ciclo, realizou-se no dia 9 de março de 2015, no auditório 1 do IDN, a conferência “United States of America Foreign Policy towards Asia”, tendo como palestrante S.E. o Embaixador dos EUA em Portugal, Dr. Robert Sherman.

Ler mais...

Conferência: 'United States of America Foreign Policy towards Asia'

 
imagem_evento
05 março 2015

O Instituto da Defesa Nacional desenvolve um conjunto de Iniciativas de divulgação do Conceito Estratégico de Defesa Nacional entre os estudantes do Ensino Superior. Neste âmbito, o Professor Doutor Bruno Cardoso Reis efetuou, a 5 de março de 2015, uma conferência na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) sobre “O Conceito Estratégico de Defesa Nacional de 2013”. Esta conferência teve a participação de cerca de 70 alunos da Licenciatura e do Mestrado de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Ler mais...

Ciclo de debates públicos "Ter Estado"

 
imagem_evento
03 março 2015

No âmbito do ciclo de debates públicos sob o lema “Ter Estado”, o IDN organizou, no dia 3 de março, em Coimbra, a sétima sessão deste ciclo, centrada no tema “Justiça e Comunicação Social”.

Participaram nesta sessão, como oradores, o Procurador João Aibéo, o Dr. José Manuel Fernandes, o Dr. Rogério Alves e o Dr. Rui Rio. A sessão foi moderada pelo Dr. Manuel Queiroz.

Ler mais...

Ciclo de debates públicos "Ter Estado"

 
imagem_evento
24 fevereiro 2015

No âmbito do ciclo de debates públicos sob o lema “Ter Estado”, o IDN organizou, no dia 24 de fevereiro, a sexta sessão deste ciclo, centrada no tema “Como exercer soberania hoje?”.

Participaram nesta sessão, como oradores, o General Loureiro dos Santos, o Dr. Luís Amado, o Dr. Nuno Rogeiro e o Prof. Doutor Vasco Rato.

A sessão foi moderada pelo Dr. Manuel Queiroz.

Ler mais...

 
imagem_evento
18 fevereiro 2015

O Instituto da Defesa Nacional organiza entre dezembro de 2014 e maio de 2015 um ciclo de conferências subordinadas ao tema “A ‘Nova’ Ásia”, dedicado às políticas externas das principais potências regionais.

No âmbito deste ciclo, realizou-se no dia 18 de fevereiro de 2014, a conferência “India’s Foreign Policy towards Asia”, tendo como palestrante o Senhor Embaixador da Índia em Portugal, Professor Doutor Jitendra Nath Misra.

Ler mais...

Conferência: "India's Foreign Policy towards Asia"

 
imagem_evento
12 fevereiro 2015

Decorreu no dia 12 de fevereiro de 2015, no IDN, a sessão de apresentação do IDN Cadernos 13 “Memória do Instituto da Defesa Nacional”. O vídeo inclui as intervenções do diretor do IDN, do Prof. Doutor António Telo (antigo diretor do IDN) e dos Generais  Abel Cabral Couto e José Garcia Leandro que apresentaram a obra. Inclui também a conferência proferida, na ocasião, pelo General Luís Valença Pinto intitulada “Estratégias de Combate ao ‘Estado Islâmico’”.

Ler mais...

 
imagem_evento  
15 julho 2014

Estudo elaborado pelo Instituto da Defesa Nacional a pedido de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional.

pdf Estudo

 
imagem_evento  
13 março 2013

Estudo elaborado pelo Instituto da Defesa Nacional a pedido de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional.

pdfEstudo

 
image spacer
ver mais vídeos
Video em destaque
Lição inaugural proferida pelo Excelentíssimo Dr. Jorge Sampaio
«JANEIRO-2018»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Eventos Mês Actual


notícias
eventos
2018-04-05
2018-03-16
2018-02-27
2018-02-08
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2018 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.