início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
imagem_evento  
22 julho 2019

Foi editado o IDN Cadernos 32, intitulado “Seminário de Defesa Nacional”, tendo por base o conjunto de intervenções realizadas no encontro subordinado a este tema na Fundação Gulbenkian. A publicação inclui a Intervenção do Primeiro-ministro, António Costa, uma nota introdutória assinada pelo Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho e a intervenção da Ministra da Defesa de França, Madame Florence Parly.

Ler mais...

 
imagem_evento
08 julho 2019

Numa parceria entre o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e a Câmara Municipal de Valongo, decorreu no passado dia 8 de julho, a conferência subordinada ao tema "Alterações Climáticas: Desafios e Soluções", proferida pelo Professor Doutor Filipe Duarte Santos, professor catedrático e atual Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

A conferência, integrada no ciclo de Conferências do Castelo 2019, que o IDN tem vindo a realizar em parceria com diversas entidades do distrito do Porto, teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde, e foi antecedida por uma receção oferecida pela Câmara Municipal de Valongo.

Conferências do Castelo - 'Alterações Climáticas: Desafios e Soluções'

 
imagem_evento
12 julho 2019

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 8 e 12 de julho de 2019, a 14.ª e 15.ª ações de formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientadas para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário.

Estas ações de formação, realizadas em parceria com o Centro de Formação de Associações de Escolas Altotejo, decorreram na sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco e incluíram uma visita de estudo ao Campo Militar de Santa Margarida /Brigada Mecanizada.
Estas atividades realizaram-se na sequência da assinatura de protocolos de cooperação, entre o Governo, através do Ministro da Defesa Nacional, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e os Municípios do Distrito de Castelo Branco, a 22 de fevereiro de 2019, visando a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ no sistema educativo nacional.

14ª e 15ª ações de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos

 
imagem_evento
05 julho 2019

A professora universitária Helena Carreiras, tomou posse, na passada sexta-feira, dia 5 de julho, como Diretora do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Especialista em sociologia militar, com um vasto currículo na área das políticas públicas de segurança e defesa, assegurou recentemente, a convite do Ministério da Defesa Nacional, a coordenação científica de um grupo de trabalho cujos resultados contribuíram para a elaboração do “Plano de Ação para a Profissionalização do serviço militar”, apresentado, no passado mês de abril. Helena Carreiras, é a primeira mulher a assumir a direção do IDN, sucedendo ao General Vítor Rodrigues Viana. Na cerimónia de tomada de posse, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou “É com enorme prazer que, ao dar posse à professora Helena Carreiras, reforço a presença de mulheres de reconhecida competência em cargos de direção superior nas estruturas do Ministério da Defesa Nacional”.

Helena Carreiras, é Professora Associada no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, nas áreas da Sociologia, Políticas Públicas e Segurança e Defesa; foi presidente do "European Research Group on Military and Society" entre 2017 e 2019; foi subdiretora do IDN entre 2010 e 2012, integrou o Conselho do Ensino Superior Militar entre 2011 e 2012 e é membro do Conselho Geral do Instituto Universitário Militar desde 2017.

IDN tem nova Diretora

 
imagem_evento  
01 julho 2019

O número 151 da Nação e Defesa intitulado “Geopolítica Aplicada”, que agora se publica, reúne textos de reputados especialistas nacionais sobre os fundamentos clássicos da geopolítica, revisitando as principais teorias. Numa visão prospetiva, refletem ainda sobre as linhas mestras da nova geopolítica em espaços regionais.

Ler mais...

 
imagem_evento
27 junho 2019

Numa parceria entre o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e a Câmara Municipal de Gondomar, realizou-se, em 27 de junho de 2019, na Casa Branca de Gramido, a Conferência "Terrorismo e Violência Política". O evento inseriu-se no Ciclo de Conferências do Castelo, que o IDN está a promover no Porto, e teve como conferencista o Coronel Tirocinado (Doutor) Nuno Lemos Pires. A conferência foi antecedida por uma receção organizada pela Câmara Municipal de Gondomar.

Conferência do IDN no Porto: "Terrorismo e Violência Política"

 
imagem_evento
18 junho 2019

O Instituto da Defesa Nacional participou no XVIII Curso de Altos Estudos Estratégicos para Oficiais Superiores Ibero-Americanos, no dia 18 de junho de 2019, garantindo um módulo do curso que se realizou em Salamanca.

A delegação portuguesa, além de um elemento do IDN, contou com a presença do Coronel Tirocinado Nuno Barrento Lemos Pires, da DGPDN do Ministério da Defesa Nacional, que proferiu uma palestra subordinada ao tema “A Política de Defesa Nacional” e da Dra. Lídia Margarida Bandeira Nabais, da Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que apresentou uma palestra com o tema “A Política Externa Portuguesa e a Comunidade Ibero-Americana”.

IDN participou no XVIII AEEOSI

 
imagem_evento  
07 junho 2019

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) vai organizar, entre 30 de setembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020, o XIII Curso de Segurança e Defesa para Jornalistas (XIII CSDJ 2019) que terá lugar nas suas instalações em Lisboa e no Porto, em regime de tempo parcial.

O XIII CSDJ 2019 tem por finalidade desenvolver o conhecimento sobre as questões de segurança e defesa e aprofundar a capacidade crítica neste domínio, enquanto bases para o desempenho de funções numa perspetiva de comunicação pública.

O período para apresentação de candidaturas individuais à frequência do XIII CSDJ 2019 decorre até 13 de setembro de 2019.

Para a frequência do XIII CSDJ 2019 é devido o pagamento de uma propina única no valor de 100,00 Euros pelos auditores individuais admitidos.

Ler mais...

 
imagem_evento  
15 maio 2019

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a Universidade Lusíada, vai organizar, entre 12 de setembro e 19 de dezembro de 2019, um Curso Livre de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva.

O Curso Livre de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva, tem a natureza de um curso de estudos avançados, visando o desenvolvimento de competências associadas à criação, antecipação e gestão da mudança num mundo globalizado e tecnológico, não menos isento de riscos e ameaças, constituindo um espaço de informação e reflexão passível de desenvolver capacidades em antecipar e gerir a mudança numa série de domínios (científico, tecnológico, económico, político, social e de segurança e defesa) à escala individual e organizacional, bem como proporcionar a aquisição de competências em técnicas básicas de elaboração de cenários e prospetiva, valorizando o intercâmbio de ideias decorrente da diversidade de formação académica e experiência profissional dos participantes.

Inscrições

Área do curso

 
imagem_evento
09 maio 2019

Curso de Pós-graduação em Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos em situações de Conflito

A multiplicação de conflitos armados tem posto à prova a aplicação dos regimes de direito humanitário e dos direitos humanos. A aplicação prática do jus ad bellum mostra, com demasiada frequência, as limitações do sistema da Organização das Nações Unidas no que respeita ao controlo político do uso da força pelo Conselho de Segurança. Mas são os atuais limites do jus in bello que suscitam maiores dificuldades. As violações “clássicas” das normas de direito humanitário, cada vez mais frequentes, são acompanhadas pelas insuficiências do quadro normativo internacional no acompanhamento das novas realidades tecnológicas seja a agressão por via cibernética seja a utilização de drones para a eliminação de pessoas e a destruição de bens ou o aparecimento de robots assassinos (killer robots como lethal autonomous weapons). Em contraponto a esta situação, vários Estados atribuíram-se uma competência penal universal para julgar as violações do direito humanitário ao mesmo tempo que o Tribunal Penal Internacional tem desenvolvido uma jurisprudência ambiciosa no que respeita aos diversos tipos penais que integram o Estatuto de Roma.

Ler mais...

 
imagem_evento  
07 maio 2019

ALTERAÇÃO À INFORMAÇÃO INICIAL

Agora com nova Unidade Curricular “TEORIAS DA SEGURANÇA E GESTÃO DE CRISES” que inclui um Exercício prático de Planeamento de uma Operação/Missão no âmbito da Gestão de Crises

A 2.ª fase de nandidaturas para a Pós-Graduação em “Estudos Estratégicos e de Segurança” decorre entre 17 de julho e 02 de agosto de 2019.

A Pós-Graduação é desenvolvida ao abrigo de um protocolo de colaboração entre a NOVA FCSH e o Instituto da Defesa Nacional.

Ler mais...

 
imagem_evento  
12 março 2019

A conferência ‘Europa e Migrações’, inicialmente prevista para o dia 23 de abril, foi adiada para data a definir brevemente. As restantes conferências serão realizadas nas datas anteriormente divulgadas, preferencialmente às 19h00, nas instalações da Fundação Engenheiro António de Almeida, conforme o programa em anexo.

Programa do Ciclo de Conferências

 
imagem_evento  
11 fevereiro 2019

O Instituto de Defesa Nacional, em colaboração com a Fundação Eng.º António de Almeida, vai organizar, no Porto, um ciclo de conferências denominado ‘Conferências do Castelo’. Este ciclo de conferências, será composto por nove conferências com início a 25 de fevereiro de 2019, a realizar, preferencialmente, às 19h00 nas instalações da Fundação Eng.º. António de Almeida, de acordo com o programa em anexo.

Programa do Ciclo de Conferências

 
imagem_evento
29 janeiro 2019

5 Cursos Avançados de Estudos Regionais

Embora com grande tradição na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL)-Departamento de Relações Internacionais e também no Instituto da Defesa Nacional (IDN), os estudos de área ou regionais (regional studies) têm pouco desenvolvimento em Portugal, pelo que a UAL e o IDN promovem, no período de março a junho de 2019, em parceria, um conjunto de cinco Cursos Avançados de Estudos Regionais para todos os interessados, incluindo não licenciados, em conhecer ou aprofundar conhecimentos sobre as seguintes regiões:

   - África Subsaariana
   - América Latina
   - Ásia-Pacífico
   - Eurásia
   - Médio Oriente e Magrebe

Programa

Informações, atualizações e inscrições

 
imagem_evento  
15 abril 2019

O IDN editou o n.º 40 da Coleção Atena, intitulado “A Inserção Internacional das Pequenas Potências: Primeira Guerra Mundial”, da autoria de Ana Paula Pires, António Paulo Duarte e Bruno Cardoso Reis.

Ler mais...

 
imagem_evento  
28 dezembro 2018

Foi editado o IDN Cadernos 31, intitulado “A Democracia na Europa: Alemanha, França, Reino Unido e Espanha Face às Crises Contemporâneas”, da autoria de Tiago Fernandes e Bernardo Pinto da Cruz.

Ler mais...

 
imagem_evento  
27 novembro 2018

Está disponível o IDN Brief de novembro de 2018, com o artigo:

"O Tratado Sobre a Proibição de Armas Nucleares"
Maria Francisca Saraiva

Ler mais...

 
imagem_evento  
06 novembro 2018

O número 150 da Nação e Defesa intitulado “European Defence”, que agora se publica, reúne textos de reputados especialistas, nacionais e estrangeiros, sobre um dos temas mais prementes do presente e futuro da União Europeia. Este número comemorativo está disponível para download gratuito.

Ler mais...

 
imagem_evento  
03 julho 2013

Aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2013, de 5 de abril.

pdf Documento

 
imagem_evento  
22 dezembro 2014

O Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, destinado à Educação Pré-Escolar, ao Ensino Básico e ao Ensino Secundário, aprovado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, a 29 de agosto de 2014, foi elaborado pelo Ministério da Educação e Ciência e pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral da Educação e do Instituto da Defesa Nacional.

pdf Referencial

 
imagem_evento
08 setembro 2015
 
imagem_evento
05 junho 2019

No dia 5 de Junho de 2019 realizou-se no Instituto da Defesa Nacional, em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, um seminário internacional com o objetivo de promover o debate sobre alguns dos grandes temas desenvolvidos por centros de investigação europeus e norte-americanos, de interesse para os domínios da investigação científica e do apoio à tomada de decisão. Neste contexto foram apresentados e debatidos o regresso das grandes potências; as alterações climáticas e o seu impacto no domínio da segurança; o futuro das relações transatlânticas e a defesa europeia.

Este seminário contou com o contributo de reputados especialistas provenientes do Egmont Royal Institute for International Relations, Department of Government da Dartmouth College e do Stockholm International Peace Research Institute, tendo fomentado o conhecimento e a divulgação de temas centrais ás áreas da política externa, de segurança internacional e da defesa europeia e transatlântica.

Seminário Internacional "Thinking today’s world"

 
imagem_evento
29 maio 2019

Alunos e professores do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Odivelas, efetuaram uma visita à Marinha - Base Naval de Lisboa e fragata N.R.P. Corte Real, no passado dia 29 de maio de 2019. Participaram nesta atividade 48 alunos do 9.º ano de escolaridade e 4 professores. A visita foi organizada pelo Instituto da Defesa Nacional, no âmbito da implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, que visa a sensibilização e educação para a cidadania junto da comunidade educativa.

IDN promove visita de alunos do Agrupamento de Escolas D. Dinis à Base Naval de Lisboa

 
imagem_evento
29 maio 2019

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), no âmbito da implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, promoveu e organizou, no dia 29 de maio de 2019, uma visita de estudo de alunos da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, à Base Aérea do Montijo.

Esta visita contou com a presença de 44 alunos e 4 professores de 4 turmas do 12.º ano do Ensino Secundário, acompanhados por um assessor do IDN. Durante a visita foram abordadas as diversas missões da Força Aérea Portuguesa em geral, e as missões das esquadras pertencentes à Base Aérea do Montijo em particular, a que se seguiram visitas às aeronaves.

IDN promove visita de alunos da Escola Secundária Luís Freitas Branco, de Paço de Arcos, à Base Aérea do Montijo

 
imagem_evento
28 maio 2019

A 24ª edição dos Colóquios C4 realizou-se, de 28 a 30 de maio de 2019, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, tendo por anfitrião, em Portugal, o Instituto da Defesa Nacional.

Nos Colóquios C4 participam o Instituto da Defesa Nacional (IDN), de Portugal, o Centro de Estudios Superiores de la Defensa Nacional (CESEDEN), de Espanha, o Centre de Hautes Études Militaires (CHEM), da França, e o Centro Alti Studi per la Difesa (CASD), de Itália.

Os Colóquios C4 tratam de questões relacionadas com a segurança e defesa do Mediterrâneo, sendo elaborados vários projetos de investigação de curta dimensão por equipas multinacionais. A edição de 2019 do C4 teve por grande tema “The security impact of climate change in the Mediterranean”.

A delegação portuguesa contou com a participação de elementos do Curso de Defesa Nacional (CDN), do Instituto da Defesa Nacional e com membros do Curso de Promoção a Oficial General (CPOG), do Instituto Universitário Militar.

IDN organizou Colóquios C4 de 2019 em Portugal

 
imagem_evento
21 maio 2019

Numa parceria entre o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), realizou-se, em 21 de maio de 2019, no Auditório Nobre da FLUP, a Conferência "Os EUA, a China e a Ordem Internacional". A conferência inseriu-se no Ciclo de Conferências do Castelo, que o IDN está a promover no Porto, e teve como conferencista o Professor-Doutor Luís Tomé. O evento foi antecedido pela assinatura dum Protocolo de cooperação científica entre o IDN e a FLUP.

Conferência do IDN no Porto: "Os EUA, a China e a Ordem Internacional"

 
imagem_evento
20 maio 2019

Iniciou-se na passada segunda-feira, 20 de maio de 2019, o VI Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço. O Curso é frequentado por 62 auditores (48 em Lisboa e 14 no Porto).

VI Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço

 
imagem_evento
11 abril 2019

O Instituto da Defesa Nacional realiza, entre 11 de abril e 4 de maio de 2019, a 13.ª ação certificada de formação para Professores, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário. Esta ação de formação decorre na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, em parceria com o Centro de Formação das Associações de Escolas da Beira Interior. No seu âmbito foi efetuada uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria n.º 14 de Viseu.

Esta iniciativa realiza-se na sequência da assinatura de protocolos de cooperação, entre Governo, através do Ministro da Defesa Nacional, do Ministro da Educação, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e do Secretário de Estado das Autarquias Locais, e os Municípios do Distrito de Castelo Branco, a 22 de fevereiro de 2019, visando a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ no sistema educativo nacional.

Ação de formação para professores, na Covilhã

 
imagem_evento
08 abril 2019

O Instituto da Defesa Nacional realizou, com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira (GRM), entre os dias 8 e 12 de abril, o terceiro e último módulo da quinta edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Região Autónoma da Madeira (RAM), subordinado ao tema “A Realidade regional no campo da Segurança e Defesa”. Este módulo contou com uma Conferência proferida por Sua Excelência o Representante da República para a RAM, Dr. Ireneu Cabral Barreto, no Palácio de S. Lourenço. Foram ainda Conferencistas quatro Secretários Regionais do GRM e diversos representantes das Forças Armadas, das Forças de segurança, dos Serviços de segurança e da Proteção Civil.

Este curso visou contribuir para a formação de cidadãos, informados, sensibilizados e assim melhor habilitados a intervir em questões relacionadas com a segurança e defesa nacional e internacional, numa aceção abrangente e integrada, e foi frequentado por 79 auditores.

V Curso Intensivo de Segurança e Defesa – Madeira 2018/2019

 
imagem_evento
02 abril 2019

Esta conferência realizou-se em 2 de abril, pelas 11h00, na Universidade do Algarve, no âmbito das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional (organizadas pelo IDN em parceria com a Câmara Municipal de Faro e a Universidade do Algarve). Estas Jornadas decorreram no Distrito de Faro, entre 29 de março e 4 de abril de 2019. Foram conferencistas o Senhor Dr. Jaime Gama, antigo Presidente da Assembleia da República, o Senhor Almirante António Maria Mendes Calado, Chefe do Estado-Maior da Armada, o Senhor Professor Doutor Luís Moita, Catedrático de Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa. Moderou a sessão o Senhor Embaixador Fernando Neves. Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional encerrou a sessão com uma intervenção.

 
imagem_evento
02 abril 2019

No dia 2 de abril teve lugar na sede do Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro, com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, do Ministro da Educação, Professor Doutor Tiago Brandão Rodrigues e do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, a cerimónia que assinalou a outorga de protocolos de cooperação com dezasseis municípios do distrito de Faro, com vista à implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” no sistema educativo nacional.

Antecedendo a cerimónia, teve lugar uma sessão para os diretores, subdiretores, adjuntos da direção e os professores coordenadores da área de “Cidadania e Desenvolvimento”, dos agrupamentos de escolas do distrito de Faro, sobre os princípios orientadores da autonomia e flexibilidade curricular e o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.

Implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz em Faro

 
imagem_evento
08 abril 2019

Numa parceria entre o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), no âmbito do Curso de Estudos Avançados sobre a Eurásia, realizou-se, em 08 de abril de 2019 no auditório 1 do IDN, a Conferência "Dinâmicas e Interações na Eurásia". A Conferência foi moderada pelo Professor Doutor Luís Tomé e teve como conferencistas os Professores Doutores Félix Ribeiro, Marcos Farias Ferreira, Helena Rego, Patrícia Daehnhardt e Carlos Gaspar.

Conferência sobre "Dinâmicas e Interações na Eurásia"

 
imagem_evento
03 abril 2019

No âmbito das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional (organizadas pelo IDN em parceria com a Câmara Municipal de Faro e a Universidade do Algarve), que decorreram no Distrito de Faro, entre 29 de março e 4 de abril de 2019, teve lugar no dia 3 de abril, na Universidade do Algarve (Campus de Gambelas) um seminário subordinado ao tema “O Mar: um ativo estratégico nacional”. A sessão de abertura do seminário contou com a presença de Sua Excelência a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Prof. Doutora Ana Santos Pinto, de Sua Excelência o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau, do Magnífico Reitor da Universidade do Algarve, Professor Doutor Paulo Águas, e do diretor do IDN.

Seminário sobre "O Mar: um ativo estratégico nacional", em Faro

 
imagem_evento
02 abril 2019

No âmbito das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional (organizadas pelo IDN em parceria com a Câmara Municipal de Faro e a Universidade do Algarve), que decorreram no Distrito de Faro, entre 29 de março e 4 de abril de 2019, teve lugar no dia 2 de abril, pelas 11h00, no auditório 1.5 do Campus da Penha, Universidade do Algarve, uma conferência pública subordinada ao tema “O papel das Forças Armadas no Portugal do século XXI”. Foram conferencistas o Dr. Jaime Gama, antigo Presidente da Assembleia da República, o Almirante António Maria Mendes Calado, Chefe do Estado-Maior da Armada, o Professor Doutor Luís Moita, Catedrático de Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa. Moderou a sessão o Senhor Embaixador Fernando Neves. Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional encerrou a sessão com uma intervenção.

Conferência sobre "O papel das Forças Armadas no Portugal do século XXI" em Faro

 
imagem_evento
29 março 2019

No âmbito das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional (organizadas pelo IDN em parceria com a Câmara Municipal de Faro e a Universidade do Algarve), que decorreram no Distrito de Faro, entre 29 de março e 4 de abril de 2019, realizou-se, no mesmo período, o primeiro Curso Intensivo de Segurança e Defesa de Faro, pós-laboral, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro. O Curso foi frequentado por 48 auditores.

Curso Intensivo de Segurança e Defesa de Faro

 
imagem_evento
29 março 2019

O Instituto da Defesa Nacional planeou e coordenou a visita de estudo a Portugal do 134.º Curso Sénior do NATO Defense College (NDC) que decorreu entre 27 e 29 de março de 2019. A delegação, sob a direção do Professor Doutor Stephen Mariano (DEAN), era composta por 77 auditores em representação de 32 nações (19 NATO, 4 PfP1, 4 MD2, 2 ICI3, 2 PAG4), acompanhados pelos respetivos cônjuges (20) e staff do NDC (13).

O programa oficial da visita englobou um conjunto de conferências, realizadas nas instalações do Instituto da Defesa Nacional com a participação de representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério das Finanças, Ministério da Defesa Nacional e Estado-Maior-General das Forças Armadas e um encontro com Deputados da Comissão de Defesa Nacional na Assembleia da República.

Visita a Portugal do 134.º Curso Sénior do NATO Defense College

1Partnership for Peace. Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/topics_82584.htm
2Mediterranean Dialogue (Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia) Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/51288.htm
3Istanbul Cooperation Initiative (Bahrain, Kuwait, Qatar e Emiratos Árabes Unidos) Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/51288.htm
4Partners across the globe (Afeganistão, Austrália, Colômbia, Iraque, Japão, Republica da Coreia, Mongólia, Nova Zelândia e Paquistão). Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/topics_49188.htm

 
imagem_evento
18 março 2019

Iniciou-se nas instalações do Instituto da Defesa Nacional (IDN) em Lisboa e em videoconferência para a delegação do IDN Porto, a décima edição do Curso de Gestão Civil de Crises (X CGCC) referente ao ano letivo 2018/2019, com a realização do primeiro módulo subordinado ao tema: “A União Europeia e a Gestão Civil de Crises”, que decorreu de 11 a 15 de março.

Partindo de uma abordagem integrada e global que enquadra a problemática complexa da gestão de crises, incluindo a caracterização de conflitos, os instrumentos e as capacidades necessários na gestão de crises, passando pelos processos de decisão e planeamento, nomeadamente ao nível das grandes organizações internacionais e de outros atores com um papel de relevo em situações de crise, o CGCC tem por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com crises em ambientes multilaterais.

Ler mais...

X Curso de Gestão Civil de Crises (CGCC 2019)

 
imagem_evento
04 março 2019

No dia 22 de fevereiro teve lugar na sede do Agrupamento de Escolas de Alcains, com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Professora Doutora Rosa Monteiro, a assinatura de protocolos de cooperação  com onze municípios do Distrito de Castelo Branco, com vista à implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” no sistema educativo nacional.

Ler mais...

Cerimónia de assinatura dos protocolos de Cooperação para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, na Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco

 
imagem_evento
27 fevereiro 2019

Em 27 de fevereiro, pelas 09h30, realizou-se no Instituto da Defesa Nacional, um Seminário Internacional denominado “Pontes sobre o Atlântico? Brasil, Portugal e os desafios da segurança atlântica”. A sessão de abertura foi presidida por Sua Excelência a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Professora Doutora Ana Santos Pinto. O primeiro painel subordinado ao tema “Novas ameaças, velho oceano, que resposta?” teve como conferencistas o Vice-almirante Lopo Cajarabille, o Contra-almirante Ruy de Almeida Silva, o Professor Doutor Pedro Seabra e o Professor Doutor Danilo Marcondes.

O segundo painel denominado “Futuro do Atlântico, Futuro da Ordem Internacional: desafios para o Brasil e Portugal”, teve como conferencistas o Professor Doutor Andrés Malamud e o Professor Doutor Bruno Cardoso Reis. A sessão de encerramento foi presidida por Sua Excelência a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dra. Teresa Ribeiro. Estiveram presentes no seminário professores e alunos da Escola Secundária António Carvalho Figueiredo de Loures bem como alunos da Universidade Lusíada (UL) e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Seminário "Pontes sobre o Atlântico? Brasil, Portugal e os desafios da segurança atlântica"

 
imagem_evento
25 fevereiro 2019

Realizou-se no Porto, no passado dia 25 de fevereiro, uma conferência subordinada ao tema ‘Populismo e Democracia’. Foi conferencista o Dr. Pacheco Pereira. A conferência inseriu-se no Ciclo de Conferências do Castelo que o IDN está a promover no Porto e teve lugar no auditório principal da Fundação Engenheiro António de Almeida.

Conferência do IDN no Porto: ‘Populismo e Democracia’

 
imagem_evento
19 fevereiro 2019

Em 19 de fevereiro realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), um Seminário denominado "Proliferação e Controlo de Armamentos”. O Seminário constou de uma apresentação subordinada ao tema “O Futuro do Controlo de Armamentos e do Desarmamento”, proferida pelo Professor Doutor Vicente Garrido Rebolledo, seguida de um Painel denominado “Perspetivas das Organizações Internacionais e dos Estados sobre o Controlo de Armamentos e Desarmamento “, que teve como moderadora a Professora Doutora Francisca Saraiva e conferencistas o Professor Doutor Francisco Proença Garcia e o Tenente-Coronel João Correia, seguido de um debate.

Seminário sobre "Proliferação e Controlo de Armamentos"

 
imagem_evento
22 janeiro 2019

Decorreu, em 22 de janeiro de 2019, no auditório principal do Instituto da Defesa Nacional, com transmissão em videoconferência para a Região Autónoma da Madeira, para a Universidade de Coimbra e para a Delegação Regional do IDN, no Porto, o Seminário “A Extensão da Plataforma Continental”. O Seminário incluiu uma Conferência principal, um Painel e dois períodos de debate. O keynote speech, com o tema “O Projeto de Portugal”, foi proferido pelo Professor Doutor Manuel Pinto de Abreu; o Painel, com o tema “Para cumprir Portugal no Mar”, teve como moderador o Dr. Manuel Meneses e conferencistas o Professor Doutor António Costa Silva, o Professor Doutor Valente de Oliveira e o Engenheiro Carlos Mineiro Aires. Estiveram presentes no seminário professores e alunos da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, de Paço de Arcos.

Seminário "A Extensão da Plataforma Continental"

 
imagem_evento
15 janeiro 2019

Teve início, no dia 15 de janeiro, a 2.ª Ação de Formação “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania”, uma parceria entre o Centro de Formação de Escolas António Sérgio e o Instituto da Defesa Nacional. A ação de formação decorre entre 15 de janeiro e 6 de fevereiro de 2018 nas instalações da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, Marvila.

Ler mais...

2.ª Ação de Formação "Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania"

 
imagem_evento
18 dezembro 2018

Decorreu, em 18 de dezembro de 2018, no Auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, com transmissão em videoconferência para a Região Autónoma da Madeira e para a Delegação Regional do IDN no Porto, o Seminário “Europa e Migrações”. O Seminário incluiu uma conferência de abertura e um painel. O keynote speech, com o tema “A securitização das migrações e suas consequências”, teve como conferencista a Senhora Deputada à Assembleia da República, Constança Urbano de Sousa; o painel, com o tema: “Fluxos Migratórios: um desafio às sociedades contemporâneas”, teve as intervenções do Dr. Vasco Malta, do Professor Doutor Gonçalo Saraiva Martins e da Professora Doutora Teresa Rodrigues. Este Seminário contou com a assistência de uma delegação de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade Lusíada.

Seminário "Europa e Migrações"

 
imagem_evento
13 dezembro 2018

Por ocasião das comemorações que decorrem no âmbito do 70.º aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos teve lugar, em 13 de dezembro, na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos, uma palestra sobre Direito Humanitário e Forças Armadas à qual assistiram cerca de 100 alunos do 10.º ano acompanhados por 7 dos seus professores da área de Filosofia. O interesse manifestado por docentes e discentes relativamente a temas de Segurança e Defesa perspetiva a realização de novas iniciativas nesta escola durante o corrente ano letivo.

IDN promove palestra sobre Direito Humanitário e Forças Armadas em escola de Matosinhos

 
imagem_evento
11 dezembro 2018

No âmbito da implementação da estratégia nacional de educação para a cidadania e do desenvolvimento de atividades relacionadas com o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz na Escola Básica António Gedeão, Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas, foram efetuadas palestras para os delegados e subdelegados de turma por conferencistas do Instituto da Defesa Nacional, nos dia 11 e 12 de dezembro de 2018.

A primeira palestra, dada pela Professora Doutora Maria Francisca Saraiva versou os “Direitos Humanos”. A segunda palestra, efetuada pelo Professor Doutor António Paulo Duarte, tratou das “Ameaças e Riscos Contemporâneos”. A estas palestras assistiram cerca de 60 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Os alunos recolheram informação sobre estes dois temas, tendo posteriormente de apresentar aos colegas da sua turma o que aprenderam com estas palestras.

IDN promove palestras na Escola Básica António Gedeão, Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas

 
imagem_evento
10 dezembro 2018

Decorreu, em 10 de dezembro de 2018, no Auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, com transmissão em videoconferência para a Região Autónoma da Madeira e para a Delegação Regional do IDN no Porto, a Conferência “The Threat of Foreign Fighters, Links between Terror and Crime and the Future of ISIS” , que teve como palestrantes os Professores Peter Neumann e Rajan Basra.

Conferência "The Threat of Foreign Fighters, Links between Terror and Crime and the Future of ISIS"

 
imagem_evento
10 dezembro 2018

No âmbito da implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’, e mais concretamente no contexto da cooperação entre o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos e o Instituto da Defesa Nacional, visando o desenvolvimento de projetos e atividades que corporizam a consecução dos objetivos daquele ‘Referencial’, o IDN promoveu a realização de uma palestra no dia passado dia 10 de dezembro, subordinada ao tema “As Forças Armadas Portuguesas no Mundo e as Missões de Interesse Público”, que teve como destinatários 60 alunos do 10º, 11º e 12º anos de cursos técnicos e respetivos professores.

A palestra foi proferida pelo Major de Administração Militar Vilela da Costa, do Instituto Universitário Militar (IUM). Os alunos que assistiram irão, posteriormente, realizar trabalhos sobre o tema da palestra, que serão expostos publicamente na escola a que pertencem.

IDN promove palestra no Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos sobre as Forças Armadas portuguesas

 
imagem_evento
06 dezembro 2018

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em colaboração com o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-UNL), realizou no dia 6 de dezembro de 2017, entre as 10h00 e as 13h15, o Seminário Internacional “A Geopolítica do Gás e o Futuro da Relação Euro-Russa no Horizonte de 2035”.

Este seminário teve por propósito apresentar os resultados do projeto de investigação “A Geopolítica do Gás e o Futuro da relação Euro-Russa - Geo4Ger (FCT – PTDC/IVC-CPO/1295/2014), que analisou a complexa relação geopolítica do gás euro-russa, tendo elaborado um conjunto de cenários para esta relação, no horizonte dos próximos 20 anos.

 
imagem_evento
30 novembro 2018

Inserida num conjunto de iniciativas promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos e assessoradas pelo Instituto da Defesa Nacional, no âmbito da implementação do ‘Referencial’, o Capitão-de-mar-e-guerra fuzileiro naval Joaquim Pacheco dos Santos proferiu, em 30 de novembro, uma palestra sobre ‘liderança’ à qual assistiram de forma muito participativa mais de 100 delegados e subdelegados de turma.

Seminário ‘Implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, em Paço de Arcos. Iniciativa ‘Jovens Líderes’

 
imagem_evento
22 novembro 2018

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realizou o “IV Seminário IDN Jovem”, que teve lugar no Auditório Dr. Mário Soares da referida faculdade, na cidade de Coimbra, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018 e que contou, na sessão de enceramento, com a presença de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor João Gomes Cravinho que proferiu uma alocução.

 
imagem_evento
16 novembro 2018

O Instituto da Defesa Nacional realizou, com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira, entre os dias 16 e 21 de novembro, o primeiro módulo da quinta edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Região Autónoma da Madeira, subordinado ao tema “O Quadro Geral de Segurança e Defesa”. O Curso foi frequentado por 79 auditores.

 
imagem_evento
12 novembro 2018

A Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, realizou no dia 12 de novembro de 2018, das 11h15 às 12h45, a evocação do Armistício de 1918, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Para o efeito, entre outras atividades, convidou o Instituto da Defesa Nacional a efetuar uma palestra para alunos do 7.º ano de escolaridade do ensino básico sobre a relevância do ato que se evocava assim como sobre o valor da paz. A palestra foi realizada pelo Major-General (Doutor) José Freire Nogueira. À palestra assistiram cerca de 200 alunos.

IDN realiza palestra na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras

 
imagem_evento
07 novembro 2018

Começou no dia 7 de novembro, no IDN, o Curso de Estudos Avançados de Geopolítica, uma parceria entre a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Curso de Estudos Avançados de Geopolítica

 
imagem_evento
06 novembro 2018

No passado dia 6 de novembro teve lugar a sessão solene de abertura do ano académico 2018/2019 do Instituto da Defesa Nacional. Presidiu à sessão Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor João Gomes Cravinho. O Dr. Luís Amado proferiu a Lição Inaugural subordinada ao tema "Sobre a Crise da Globalização e o Fim do Ocidente".

Sessão Solene de abertura do ano académico 2018/2019

 
imagem_evento
25 outubro 2018

Em 25 de outubro realizou-se na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, sede do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, uma ação de formação de curta duração à qual assistiram 141 professores.

 
imagem_evento
24 outubro 2018

Decorreu em 24 de outubro de 2018, o workshop “Coming Together: Portugal and India in the 21st Century”, que teve como palestrantes o ex-embaixador da Índia em Portugal, Jitendra Nath Misra, e o Professor Doutor Constantino Xavier da Brookings Institution, Nova Deli.

O workshop contou com a participação de individualidades e representantes de diversos organismos e instituições, bem como da embaixada da Índia em Portugal.

Workshop "Coming Together: Portugal and India in the 21st Century"

 
imagem_evento
23 outubro 2018

O Instituto da Defesa Nacional organizou entre 23 e 25 de outubro em Bruxelas, o 4.º Curso sobre “Civilian Aspects of Crisis Management” inserido no âmbito das atividades de formação do Colégio Europeu de Segurança e Defesa, enquadradas pela Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia. O curso versou sobre os objetivos, políticas, instrumentos, processos de decisão e desenvolvimento de capacidades no âmbito da dimensão civil da gestão de crises. Este curso teve como principais destinatários peritos provenientes dos Estados-membros, elementos oriundos das instituições europeias (SEAE, Comissão Europeia e Parlamento Europeu), NATO-SHAPE e participantes com experiência de participação em missões e operações da União Europeia.

4.º Curso sobre "Civilian Aspects of Crisis Management"

 
imagem_evento  
23 outubro 2018

Iniciou-se em 23 de outubro no Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Marvila, Lisboa, a 1ª Ação de Formação “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania”.

 
imagem_evento
15 outubro 2018

A XIX Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (XIX CDCDIA) decorreu na cidade de Madrid, no período de 15 a 19 de outubro de 2018, tendo sido organizada pelo Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional de Espanha (CESEDEN).

Participaram na XIX CDCDIA os Colégios de Defesa da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Perú, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Esteve também presente, na qualidade de observador, uma delegação do Colégio Interamericano de Defesa. A delegação portuguesa foi constituída pelo diretor do Instituto da Defesa Nacional (IDN) e por um Assessor.

 
imagem_evento
11 outubro 2018

Em 11 de outubro pelas 10h00 realizou-se, no auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, a Conferência “Adressing Complex Contemporary Challenges to UN Peace Operations” pelo Dr. Sukehiro Hasegawa, Presidente da “Global Peacebuilding Association of Japan” e antigo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas em Timor-Leste. Esta Conferência contou com a assistência de delegações do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Economia (NERIFE) da Universidade de Coimbra, Universidade Lusíada e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Estudantes da Universidade de Coimbra, da Universidade Lusíada e do ISCSP assistiram a conferência no IDN

 
imagem_evento
01 outubro 2018

Correspondendo a uma iniciativa da Câmara Municipal de Paços de Ferreira o Instituto da Defesa Nacional realizou um ação de divulgação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ promovendo o conhecimento dos seus conteúdos e modos de implementação no sistema educativo.

 
imagem_evento
28 setembro 2018

Realizou-se entre 10 e 28 de setembro o XIX Curso de Defesa para Jovens. Terminaram o curso 34 auditores (21 em Lisboa e 13 no Porto) a quem o IDN proporcionou conhecimentos de base sobre as principais questões relacionadas com a segurança e a defesa, nacional e internacional, e um contacto direto com instituições da defesa nacional, das forças armadas e das forças e serviços de segurança.

XIX Curso de Defesa para Jovens

 
imagem_evento
26 setembro 2018

O Instituto da Defesa Nacional organizou no passado dia 26 de setembro a conferência internacional “Cyber Resilience Talks 2018” que contou com a participação de reputados oradores nacionais e internacionais.

Foram conferencistas o Prof. Philip S. Lark, Diretor do “Program in Cyber Security Studies, George C. Marshall European Center for Security Studies”, o Engenheiro José Lino dos Santos, Subdiretor Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e o Capitão-de-Mar-e-Guerra Helder Fialho de Jesus, Chefe do Centro de Ciberdefesa (CCD) do EMGFA.

Esta conferência, aberta ao público, decorreu nas instalações do IDN em Lisboa com ligações por videoconferência para a Região Autónoma da Madeira e delegação no Porto do IDN.

 
imagem_evento
09 julho 2018

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) promoveu, entre 9 e 13 de julho de 2018, a 12.ª Ação de Formação "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário" (12.ª AFSDP). Esta ação de formação, em que participaram 16 professoras e 1 professor, decorreu na Escola Secundária de Vendas Novas, tendo igualmente sido efetuada uma das suas sessões, seguida de uma mostra de armamento e equipamento militar, no Regimento de Artilharia nº 5, em Vendas Novas.

 
imagem_evento
25 junho 2018

No passado dia 25 de junho teve início, no IDN, a 11.ª Ação de Formação "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário".

A Ação de Formação, no âmbito da Educação para a Cidadania, visa sensibilizar os professores da Educação Pré-escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões relacionadas com a segurança e defesa nacional, com vista a promover na sociedade portuguesa uma cultura estratégica. Esta ação visa igualmente contribuir para a implementação nas escolas do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, resultante da cooperação entre o Instituto da Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação.

 
imagem_evento
18 junho 2018

No passado dia 18 de junho teve lugar, no Instituto da Defesa Nacional, a apresentação do livro da autoria do Dr. João Paulo Alsina “Ensaios de Grande Estratégia Brasileira”, seguida de um debate em mesa redonda. O Dr. João Paulo Alsina fez a apresentação do livro. Foram comentadores convidados o Professor Doutor Carlos Gaspar e o Coronel (Doutor) Nuno Lemos Pires. Após as intervenções dos comentadores seguiu-se um período de debate em mesa redonda aberto à participação de todos os convidados.

Sessão de apresentação do Livro "Ensaios de Grande Estratégia Brasileira", da autoria do Dr. João Paulo Alsina

 
imagem_evento
14 junho 2018

No passado dia 14 de junho teve lugar, no Instituto da Defesa Nacional, o lançamento do livro da coleção Atena intitulado “O Brasil e os Desafios do Sistema Internacional”. A apresentação do livro foi feita pelo Professor Doutor Andrés Malamud, autor do Prefácio, e por parte dos autores dissertaram sobre a Obra a Professora Doutora Carmen Fonseca e o Professor Doutor Pedro Seabra.

Sessão de lançamento do Livro "O Brasil e o sistema internacional" (n.º 39 da Coleção ATENA)

 
imagem_evento
22 maio 2018

A 23ª edição dos Colóquios C4 realizou-se, entre 22 a 24 de maio de 2018, no Centro de Estudios Superiores de la Defensa Nacional (CESEDEN), em Madrid.

Nos Colóquios C4 participam o Instituto da Defesa Nacional (IDN), de Portugal, o Centro de Estudios Superiores de la Defensa Nacional (CESEDEN), de Espanha, o Centre de Hautes Études Militaires (CHEM), da França, e o Centro Alti Studi per la Difesa (CASD), de Itália. Os Colóquios C4 tratam de questões relacionadas com a segurança e defesa do Mediterrâneo, sendo elaborados vários projetos de investigação de curta dimensão por equipas multinacionais.

Esta edição do C4 teve dois temas gerais: a) “Sahel area post Daesh, as a second opportunity for jihadism; b) “Permanent Structured Cooperation (PESCO) more oriented towards South”.

 
imagem_evento
18 maio 2018

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) realizou a nona edição do Curso de Gestão Civil de Crises (IX CGCC) referente ao ano letivo 2017/2018.

O CGCC tem por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com crises em ambientes multilaterais.

 
imagem_evento
10 maio 2018

Teve lugar no passado dia 10 de maio a sessão de encerramento do Curso de Defesa Nacional 2017-2018, presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Alberto de Azeredo Lopes.

O programa da sessão incluiu: intervenção do diretor do IDN; apresentação do trabalho de grupo melhor classificado do CDN 2017/2018, intitulado “Terrorismo e Violência Política”; intervenção de S.E. o Ministro da Defesa Nacional; entrega de medalhas do IDN aos auditores do CDN 2017/2018; entrega de diplomas e certificados de curso aos auditores do CDN 2016/2017.

Encerramento do Curso de Defesa Nacional 2017-2018

 
imagem_evento
03 maio 2018

No âmbito da implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz decorreu em Sintra, a 3 de maio de 2018, mais um evento envolvendo uma comunidade educativa local.

Na Escola Secundária de Santa Maria, escola sede do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, cerca de 200 alunos do ensino secundário participaram num encontro que envolveu um assessor do Instituto da Defesa Nacional e representantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

Com os alunos foram abordados motivos de reflexão sobre matérias de segurança e defesa, à luz dos conteúdos do Referencial, no atual contexto de incertezas, riscos e ameaças e foram prestados esclarecimentos sobre o papel, a organização, as missões e as carreiras nas Forças Armadas.

Cerca de 200 alunos da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, assistiram a palestras no âmbito do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

 
imagem_evento
20 abril 2018

Em 20 de abril decorreu na sede do Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez uma palestra, proferida por um assessor do Instituto da Defesa Nacional, inserida na implementação no Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. Assistiram e participaram no debate alguns professores e cerca de 70 alunos com diferentes percursos educativos.

IDN em Arcos de Valdevez

 
imagem_evento
09 abril 2018

De 9 a 13 de abril teve lugar, na Região Autónoma dos Açores, o terceiro e último módulo da quinta edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) - 2017/2018.

O curso, organizado pelo IDN, sob o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e em parceria com a Universidade dos Açores, decorreu simultaneamente nos pólos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, da Universidade dos Açores.

Este curso visou promover o aprofundamento do conhecimento dos cidadãos sobre as questões de segurança e defesa nacionais e internacionais e foi frequentado por 36 auditores.

V Curso Intensivo de Segurança e Defesa na Região Autónoma dos Açores

 
imagem_evento
03 abril 2018

No dia 3 de abril iniciou-se o V Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional e a Academia Militar.

O curso é frequentado por 89 auditores: 72 em Lisboa e 17 no Porto.

V Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço

 
imagem_evento
29 março 2018

O Instituto da Defesa Nacional planeou e coordenou a visita de estudo a Portugal do 19º Curso de Cooperação Regional da NATO do NATO Defense College (NDC) que decorreu entre 22 e 23 de março de 2018. A delegação, sob a direção do Coronel Filippo Bonsignore (ITA A), era composta por 45 auditores em representação de 17 nações (5 NATO, 1 PfP1, 6 MD2, 2 ICI3, 3 PAG4, acompanhados pelo staff do NDC (7) e tradutoras (3).

Ler mais...

Visita a Portugal do 19.º Curso de Cooperação Regional da NATO

1Partnership for Peace. Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/topics_82584.htm
2Mediterranean Dialogue (Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia) Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/51288.htm
3Istanbul Cooperation Initiative (Bahrain, Kuwait, Qatar e Emiratos Árabes Unidos) Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/51288.htm
4Partners across the globe (Afeganistão, Austrália, Colômbia, Iraque, Japão, Republica da Coreia, Mongólia, Nova Zelândia e Paquistão). Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natolive/topics_49188.htm

 
imagem_evento
22 março 2018

Visita de Estudo do Curso de Defesa Nacional 2017/2018 à Autoridade Nacional de Proteção Civil

 
imagem_evento
21 março 2018

Visita do Curso de Defesa Nacional 2017/2018 à Brigada Mecanizada

 
imagem_evento
20 março 2018

O Curso de Defesa Nacional 2017/2018 foi recebido pela Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República no passado dia 20 de março. Seguiu-se uma visita guiada à AR.

Visita do Curso de Defesa Nacional 2017/2018 à Assembleia da República

 
imagem_evento
20 março 2018

Visita do Curso de Defesa Nacional 2017/2018 à Unidade Especial de Polícia de Segurança Pública

 
imagem_evento
19 março 2018

Visita do Curso de Defesa Nacional 2017-2018 à Base Aérea n.º 6, no Montijo

 
imagem_evento
16 março 2018

Teve início, no passado dia 16 de março, o IX Curso de Gestão Civil de Crises. É frequentado por 43 auditores no IDN em Lisboa e 6 auditores na delegação do Instituto, no Porto.

A conferência aberta que iniciou o curso teve como tema "Emergency response in transitional phases of crisis" e foi proferida pelo Senhor Volker Hauck, Head of the Security and Resilience Programme, European Centre for Development Policy Management.

IX Curso de Gestão Civil de Crises

 
imagem_evento
27 fevereiro 2018

O Instituto da Defesa Nacional realizou no dia 27 de fevereiro de 2018, entre as 09h30 e as 17h45, o seminário internacional “O Fim da 1ª Guerra Mundial: Consequências para a Política Externa e a Política de Defesa de Portugal”. O professor Michael Neiberg, United States Army War College, efetuou a conferência de abertura do seminário. O seminário contou igualmente com as conferências do professor António José Telo, Academia Militar, e do professor Fernando Rosas, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Dois painéis completaram o programa do seminário, em que participam como conferencistas os professores Jose Antonio Sanchez Roman, Universidad Complutense de Madrid, Teresa Nunes, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Pedro Aires Oliveira, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, Bruno Reis, ISCTE-IUL e IDN, e António Paulo Duarte, IDN e IHC (FCSH/UNL).

Programa

Ler mais...

Seminário internacional "O Fim da 1ª Guerra Mundial: Consequências para a Política Externa e a Política de Defesa de Portugal"

 
imagem_evento
27 fevereiro 2018

No dia 27 de fevereiro de 2018, 44 alunos da licenciatura de Relações Internacionais da Faculdade de Ciência Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa, dos 1.º, 2º e 3.º anos, participaram  no seminário internacional “O Fim da 1ª Guerra Mundial: Consequências para a Política Externa e a Política de Defesa de Portugal”.

Estudantes da Universidade Lusíada participaram em seminário internacional no IDN

 
imagem_evento
27 fevereiro 2018

No dia 27 de fevereiro de 2018, 25 alunos do 11º Ano do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, de Torres Vedras, participaram  no seminário internacional “O Fim da 1ª Guerra Mundial: Consequências para a Política Externa e a Política de Defesa de Portugal”.

Estudantes do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira participaram em seminário internacional no IDN

 
imagem_evento
23 fevereiro 2018

O Instituto da Defesa Nacional tem prestado apoio ao Agrupamento de Escolas Virgílio Ferreira, Lisboa, na implementação do Referencial de Educação para Segurança, a Defesa e a Paz.

No âmbito das iniciativas em curso, no dia 23 de fevereiro de 2018, foi proferida uma palestra sobre ‘As Forças Armadas Portuguesas: o seu papel, a organização e as missões’ à qual assistiram os alunos de quatro turmas do 12º ano.

Em breve será proferida uma palestra sobre os riscos e as ameaças no mundo atual e será realizada uma visita de estudo a uma unidade militar.

Cerca de 100 alunos do Agrupamento de Escolas Virgílio Ferreira assistiram a palestra sobre as Forças Armadas portuguesas

 
imagem_evento
01 fevereiro 2018

No passado dia 1 de fevereiro, pelas 15h00, teve lugar, no auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, a conferência sob o título “The European Security and Culture Agenda”, proferida pelo Professor Damien Helly (Collège d’ Europe, Brugge), e o lançamento do livro “Segurança Europeia” (n.º 38 da coleção ATENA.

Conferência "The European Security and Culture Agenda" e lançamento do livro "Segurança Europeia"

 
imagem_evento
08 fevereiro 2018

A terceira edição do Curso de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva foi concluída por 36 auditores dotados de formação de base em várias áreas complementares do conhecimento e oriundos de setores diversificados como, entre outros, a educação, a diplomacia, as forças armadas, o setor financeiro, a comunicação social e, ainda, o comércio e a indústria.

Após as palestras de carater académico e o debate em pequenos grupos, em 1 de fevereiro foram apresentados os trabalhos efetuados no âmbito da cenarização para a Europa 2035 desenvolvidos de acordo com distintas conjugações das incertezas futuras identificadas em conjunto pelos auditores.

A 8 de fevereiro realizou-se a sessão de encerramento durante a qual foi realçado o elevado empenho dos auditores no desenvolvimento dos trabalhos de cenarização.

Encerramento do III Curso de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva

 
imagem_evento
30 janeiro 2018

No dia 30 de janeiro realizou-se, no Instituto da Defesa Nacional, o IV Seminário Internacional de Segurança Transatlântica, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional, o Instituto Português de Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. O objetivo do seminário foi aprofundar a reflexão e o debate sobre o atual contexto de segurança transatlântica. Foi Keynote Speaker o Embaixador José Cutileiro, antigo Secretário-Geral da União da Europa Ocidental.

O seminário incluiu ainda dois painéis: um primeiro, sobre os ‘Estados Unidos e a Ordem Internacional’, que teve como conferencistas o Prof. Tarun Chhabra, The Brookings Institution, o Prof. Doutor Carlos Gaspar, IDN & IPRI-NOVA e o Prof. Doutor Vasco Rato, FLAD, e foi moderado pelo Prof. Doutor Ricardo Oliveira, RTP; um segundo, sobre a ‘NATO, UE e a Defesa Europeia’, que teve como conferencistas o Prof. Ian Lesser, The German Marshall Fund of the United States e a Prof. Doutora Isabel Ferreira Nunes, IDN, e foi moderado pelo General Valença Pinto, antigo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Programa

IV Seminário Internacional sobre Segurança Transatlântica

 
imagem_evento
24 janeiro 2018

No âmbito da implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ realizou-se em 24 de janeiro, na sede do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, em Mesão Frio, uma ação de formação envolvendo quase três dezenas de professores aos quais se juntaram representantes de entidades locais, designadamente, forças de segurança, proteção civil e ação social.

A sessão, que se prolongou por mais de duas horas, foi conduzida por dois assessores do Instituto da Defesa Nacional, procurando contribuir para o desenvolvimento de iniciativas locais relativas aos conteúdos e objetivos deste 'Referencial' o qual introduz no sistema educativo a abordagem e a reflexão sobre temas da maior atualidade e relevância.

Ação de formação para Professores em Mesão Frio

 
imagem_evento
19 janeiro 2018

O Agrupamento de Escolas de Cascais tem vindo a desenvolver atividades no âmbito da implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ articulando este documento orientador aprovado pelo Ministério da Educação com os conteúdos curriculares das disciplinas lecionadas na escola.

No contexto da implementação do ‘Referencial’, foi promovida, no passado dia 19 de janeiro, uma visita de estudo da Escola Secundária de Cascais à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, durante a qual mais de 100 alunos dos 11º e 12º anos conheceram os valores, as missões e os meios navais disponíveis na Marinha.

Depois de assistirem a uma apresentação institucional em que conheceram a forma como a Marinha contribui para que Portugal use o seu extenso mar, os jovens visitaram dois navios oceânicos, um com missões de patrulha e fiscalização e outro dotado de capacidades de investigação científica.

Link: Fotografias e depoimentos dos alunos sobre a visita

Mais de 100 alunos da Escola Secundária de Cascais visitaram a Base Naval de Lisboa

 
imagem_evento
17 janeiro 2018

Presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Azeredo Lopes, e com a participação de mais de cinquenta convidados, decorreu no passado dia 17 de janeiro, no auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, a sessão pública de apresentação dos novos órgãos sociais da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional. Após o diretor do Instituto da Defesa Nacional ter proferido o discurso de abertura usaram da palavra o presidente da Assembleia Geral, doutor António Manuel Lopes Tavares e o presidente da Direção, doutor João Paulo Farinha Franco. A cerimónia foi encerrada com a intervenção de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional

Sessão pública de apresentação dos órgãos sociais da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional

 
imagem_evento
15 janeiro 2018

No quadro de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação do Governo da Região Autónoma da Madeira e o Instituto da Defesa Nacional, realizou-se em 15 e 16 de janeiro de 2018 uma ação de formação intitulada ‘Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário da Região Autónoma da Madeira.

Esta ação de formação decorreu na Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, e foi frequentada por 49 auditores que incluíram, designadamente, presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Executivos de escolas da Região Autónoma da Madeira, professores com funções de coordenação nas suas escolas, membros da Secretaria Regional de Educação e da Direção Regional de Educação, bem como delegados escolares.

Ler mais...

Ação de formação "Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz", no Funchal

 
imagem_evento  
15 julho 2014

Estudo elaborado pelo Instituto da Defesa Nacional a pedido de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional.

pdf Estudo

 
imagem_evento  
13 março 2013

Estudo elaborado pelo Instituto da Defesa Nacional a pedido de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional.

pdf Estudo

 
image spacer

«AGOSTO-2019»
DSTQQSS
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Eventos Mês Actual


notícias
eventos
2019-07-12
2019-07-08
2019-07-05
2019-06-27
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2019 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.