início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
Início > Eventos
 
Seminário internacional “O Fim da 1ª Guerra Mundial: Consequências para a Política Externa e a Política de Defesa de Portugal”
Seminário
27 fevereiro 2018

O Instituto da Defesa Nacional realizou no dia 27 de fevereiro de 2018, entre as 09h30 e as 17h45, o seminário internacional “O Fim da 1ª Guerra Mundial: Consequências para a Política Externa e a Política de Defesa de Portugal”. O professor Michael Neiberg, United States Army War College, efetuou a conferência de abertura do seminário. O seminário contou igualmente com as conferências do professor António José Telo, Academia Militar, e do professor Fernando Rosas, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Dois painéis completaram o programa do seminário, em que participam como conferencistas os professores Jose Antonio Sanchez Roman, Universidad Complutense de Madrid, Teresa Nunes, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Pedro Aires Oliveira, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, Bruno Reis, ISCTE-IUL e IDN, e António Paulo Duarte, IDN e IHC (FCSH/UNL).
O seminário teve lugar no Auditório 1 do Instituto da Defesa Nacional, com videoconferência para as instalações do Instituto no Porto, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e do Comando Operacional da Madeira.
Este seminário analisou e debateu as consequências que resultaram para Portugal do fim da 1ª Guerra Mundial, na área da defesa nacional e da com ela correlacionada política externa, e as mudanças, algumas radicais, que esta contenda aportou para a Europa e para o Mundo. A 1ª Guerra Mundial é hoje vista, em muita literatura académica, como a Urkatastrophe, a catástrofe seminal com que o século XX começa e donde advieram todas as subsequentes. Também na conjuntura nacional os efeitos gerados pela 1ª Guerra Mundial contribuíram para mudanças profundas, de âmbito geral e no quadro das políticas externa e de defesa nacional.
Este evento insere-se no projeto de investigação “Pensar Estrategicamente Portugal: A Inserção Internacional das Pequenas e Médias Potências e a Primeira Guerra Mundial”, atualmente desenvolvido pelo Instituto da Defesa Nacional em parceria com o Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
O projeto de investigação, em que se insere este seminário, é apoiado pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da 1ª Guerra Mundial.
A par do elevado número de convidados presentes, participaram também neste seminário 44 alunos do 1º e 2º Ciclo de estudos da Universidade Lusíada de Lisboa e 25 estudantes do 11º Ano do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira de Torres Vedras.

Programa

Fotos

image spacer
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2018 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.