início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
Início > Eventos
 
VIII Curso de Gestão Civil de Crises
Curso
03 março 2017

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) realizou a oitava edição do Curso de Gestão Civil de Crises (VIII CGCC) referente ao ano letivo 2016/2017.

O CGCC teve por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com crises em ambientes multilaterais.

O VIII Curso de Gestão Civil de Crises 2017 decorreu nas instalações do IDN em Lisboa e, por videoconferência, no Porto, em três módulos subordinados aos seguintes temas: “A União Europeia e a Gestão Civil de Crises”, de 06 a 10 de março; “As crises, os organismos europeus e os seus interlocutores”, de 17 a 21 de abril; e “A participação de Portugal e planeamento de uma operação de gestão de crises no âmbito da União Europeia”, de 22 a 26 de maio. O primeiro e segundo módulo constituíram-se essencialmente em sessões expositivas e de discussão, enquanto o terceiro módulo, para além dos testemunhos da participação portuguesa neste tipo de missões, apresentou um caráter mais prático, através da realização de um exercício de planeamento de uma missão de gestão de uma crise internacional no âmbito da União Europeia. Este exercício foi desenvolvido de forma presencial nas instalações do IDN em Lisboa com a duração de 3 dias.

Para esta edição do Curso de Gestão Civil de Crises concorreram 63 candidatos, tendo sido selecionados 59 Auditores que iniciaram o curso, sendo 48 de Lisboa e 11 do Porto. Terminaram, recebendo certificados, 49 Auditores, sendo 39 de Lisboa e 10 do Porto.

Fotos

image spacer
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2018 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.