início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
Início > Eventos
 
"A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África"
Conferência Internacional
10 outubro 2011

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com o Centro de Estudos Africanos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, realizou nas instalações do IDN em Lisboa, nos dias 10 e 11 de Outubro de 2011, uma conferência internacional subordinada ao tema: “A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África”.

Esta conferência, que contou com uma audiência muito vasta e diversificada, teve como objectivo proporcionar um espaço de reflexão e debate com vista à identificação das dinâmicas da evolução política em África, que permitisse a análise das possibilidades e dos limites de actuação na prevenção e resolução de conflitos e também constituir-se num exercício prospectivo dos conflitos, identificando cenários e actores - políticos, económicos, sociais e ideológicos – através do esboço de linhas de força para soluções abrangentes e integradas.

A iniciativa partiu de uma base de concurso em sistema “call for papers” com a possibilidade de aceitação de propostas em quatro eixos temáticos: - Conflitualidade e reconstrução das sociedades em África; O ambiente e a competição pelos recursos; Empresas (trans)nacionais: desígnios políticos, estratégias económicas e responsabilidades sociais; A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a resolução de conflitos em África.

A Sessão de Abertura foi presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco e a Sessão de Encerramento foi presidida por Sua Excelência o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Luís Brites Pereira.

.
Documentos
Programa: pdf 110082 bytes
Fotos

image spacer
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2019 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.