início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
Início > Eventos
 
Seminário “A Geopolítica do Gás e o Futuro da Relação Euro-Russa no Horizonte de 2035”
Seminário
06 dezembro 2018

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em colaboração com o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-UNL), realizou no dia 6 de dezembro de 2017, entre as 10h00 e as 13h15, o Seminário Internacional “A Geopolítica do Gás e o Futuro da Relação Euro-Russa no Horizonte de 2035”.

Este seminário teve por propósito apresentar os resultados do projeto de investigação “A Geopolítica do Gás e o Futuro da relação Euro-Russa - Geo4Ger (FCT – PTDC/IVC-CPO/1295/2014), que analisou a complexa relação geopolítica do gás euro-russa, tendo elaborado um conjunto de cenários para esta relação, no horizonte dos próximos 20 anos.

O projeto de investigação é desenvolvido pelo Instituto Português de Relações Internacionais, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e tendo como instituição associada o Instituto da Defesa Nacional.

O seminário teve como conferencistas o Professor Doutor António Costa Silva que tratou da inovação nas áreas da “Energia, Tecnologia e Segurança Energética”, a Professora Doutora Licínia Simão, a Professora Doutora Maria Raquel Freire e o Dr. Aleksei Grivach, que falaram de “A Relação Energética Euro-Russa: atores e desafios”, tendo o último painel do dia apresentado os resultados da cenarização do projeto de investigação, a cargo da Professora Doutora Carla Patrício Fernandes e do Professor Doutor José Félix Ribeiro.

Fotos

image spacer
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2019 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.