início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
Início > Eventos
 
Ciclo de Conferências - Visões Globais para a Defesa
Conferência sobre Política de Defesa de Angola
27 abril 2010

No dia 27 de Abril, teve lugar no IDN a conferência “Política de Defesa de Angola”, proferida pelo Brigadeiro Armindo Bravo da Rosa (Director do IDN de Angola), no âmbito do ciclo “Visões Globais para a Defesa”. A iniciativa teve o apoio da Embaixada de Angola.
Na presença do Director do IDN e do Embaixador de Angola, entre outras altas individualidades, o Brigadeiro Bravo da Rosa dividiu a sua apresentação nas vertentes interna e externa, tendo começado por destacar as implicações de uma “complexa teia de interdependências” e da evolução da situação política internacional para Angola. Destacou os principais riscos e as potenciais ameaças que Angola enfrenta neste século XXI, nomeadamente o terrorismo transnacional, a instabilidade política, económica e social, os conflitos frontreiriços e territoriais, as tensões étnicas, a proliferação de armas de destruição maciça, a emigração ilegal e o crime organizado.
No capítulo interno, o Brigadeiro Bravo da Rosa salientou o esforço que Angola vem fazendo no sentido da “reedificação das Forças Armadas Angolanas”, as quais também deverão estar preparadas para enfrentarem as ameaças tradicionais, nomeadamente as resultantes das “fronteiras mal definidas em África” (o texto será publicado no próximo número da revista Nação e Defesa).
Seguiu-se um debate alargado, onde foram abordadas questões tão diversas como o papel do IDN de Angola, as consequências da crescente urbanização para a segurança e defesa, a memória histórica e o sempre difícil equilíbrio entre a segurança e defesa e o desenvolvimento.

Fotos

image spacer
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2019 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.