início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
Início > Evento
Cerimónia de assinatura dos protocolos de Cooperação para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, na Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco.
Protocolo
04 Março 2019

No dia 22 de fevereiro teve lugar na sede do Agrupamento de Escolas de Alcains, com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Professora Doutora Rosa Monteiro, a assinatura de protocolos de cooperação  com onze municípios do Distrito de Castelo Branco, com vista à implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” no sistema educativo nacional.
Este Referencial tem por propósito integrar as temáticas da segurança, defesa e paz no sistema educativo nacional, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura estratégica na sociedade portuguesa.
Antecedendo a cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação, teve lugar uma sessão para os diretores, subdiretores, adjuntos da direção e os professores coordenadores da área de “Cidadania e Desenvolvimento”, dos agrupamentos de escolas do distrito de Castelo Branco, sobre a os princípios orientadores do autonomia e flexibilidade curricular e o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. 
Com estes protocolos de cooperação pretende-se dar um impulso decisivo à implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” no sistema educativo português, envolvendo as autarquias e as escolas.
O envolvimento dos Municípios neste projeto - através da colaboração com os Ministérios da Defesa Nacional e da Educação, do apoio à elaboração e execução do plano de implementação do Referencial e à participação ativa dos agrupamentos de escolas dos seus concelhos -  é essencial para a implementação do Referencial a nível concelhio e, consequentemente, para a divulgação dos valores e das matérias de segurança, defesa e paz no sistema educativo nacional.
Esta iniciativa deu claro testemunho do empenhamento do governo, do poder local e dos agentes fundamentais do sistema educativo nacional, num projeto que é ‘de todos para todos’.

As atividades promovidas pelo Instituto da Defesa Nacional no âmbito do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz estão apresentadas em “Educação para a Cidadania”.

Um mapa interativo sobre o desenvolvimento no sistema educativo nacional do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz pode igualmente ser consultado em: Link mapa.


Fotos
            

image spacer

«MARÇO-2019»
DSTQQSS
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Eventos Mês Actual


notícias
2019-07-04
eventos
2019-06-05
2019-05-21
2019-04-12
2019-04-11
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2019 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.