início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer
Início > Investigação > Linhas de Investigação
 
Política e Segurança Internacional

Analisa o estado atual e a evolução previsível das políticas e estratégias de segurança e defesa, bem como o quadro de relacionamento externo que decorre de iniciativas de cooperação regional ou internacional. Acompanha os desenvolvimentos decorrentes das ameaças nacionais e internacionais tais como: a proliferação de armamentos, a questão nuclear, o terrorismo, a segurança energética e a ciber-segurança. Analisa também a dimensão normativa da segurança global no que respeita à intervenção humanitária, responsabilidade de proteger, segurança humana, direitos humanos e interdependência securitária.

Relações Transatlânticas

Analisa o conjunto de políticas, doutrinas, mecanismos institucionais e capacidades empregues na resolução de desafios e na contenção de ameaças internacionais no espaço transatlântico. Considera os desafios e ameaças regionais e o conjunto de respostas nacionais e da Aliança na gestão das mesmas. Promove o estudo sobre o relacionamento entre comunidades transatlânticas. Contempla vertentes da segurança e defesa regional na perspectiva do relacionamento intergovernamental no quadro da NATO e das relações bilaterais com os EUA e interesses de Portugal naqueles contextos de relacionamento político, bem como o quadro de relações NATO-EU.

Política de Segurança e Defesa Europeia

Dedica-se à investigação dos desenvolvimentos europeus no quadro das instituições, da política externa, de segurança e defesa da União Europeia e analisa o estado da questão no domínio dos conceitos, das políticas, das estratégias, das capacidades e das missões internacionais da União. Considera ainda a relação entre segurança interna e internacional da UE, nomeadamente no que respeita aos fenómenos da radicalização, da proliferação e do terrorismo. São também objecto de estudo as iniciativas bilaterais e multilaterais dos Estados Europeus no contexto da segurança e defesa.

Segurança e Desenvolvimento em África

Desenvolve investigação no contexto regional africano no quadro da conflitualidade, da diplomacia preventiva, do nexus segurança e desenvolvimento, da gestão de crises, dos processos de reforma do setor de segurança e do desarmamento, desmobilização e reintegração. Acompanha o desenvolvimento de várias parcerias regionais multilaterais e bilaterais de cooperação nos domínios da segurança e defesa. Monitoriza as diversas ações e programas de reabilitação de instituições locais, administração política, judicial, militar e penal em situações de pós conflito.

Estratégia Nacional de Segurança e Defesa

Dedica-se ao estudo de uma estratégia nacional numa perspetiva multidisciplinar, considera as dimensões da segurança e defesa na perspetiva dos fatores de poder do Estado, a evolução dos interesses e objetivos nacionais num quadro de relacionamento global e interdependente. Analisa o atual e previsível elenco de riscos e ameaças que se colocam à segurança nacional, equaciona prioridades, meios e respostas a desenvolver para lhes fazer face e os cenários imediatos e de longo prazo onde os mesmos poderão ser empregues.

Cultura de Segurança e Cidadania

O projeto de investigação visa reunir elementos para a elaboração de uma proposta de plano sistemático de educação para a segurança e defesa nacional, que contenha temas a desenvolver, as estratégias pedagógicas a mobilizar e os recursos didáticos a prover que suportem a lecionação das aulas em apreço. De igual modo, o projeto pretende fundamentar, em termos conceptuais e teóricos, as escolhas feitas, com vista a conceptualizar às opções metodológicas pedagógicas e didáticas apresentadas.

O Mar e o Interesse Nacional

Acompanha e promove o conhecimento sobre a implementação da Estratégia Nacional para os Assuntos do Mar e o curso do trabalho da Estrutura de Missão no domínio da Política Marítima Europeia e Política Marítima Internacional, considerando as suas implicações no contexto do alargamento da plataforma continental e da exploração sustentável dos recursos dos mares e oceanos. Monitoriza a evolução da agenda nacional e internacional dos oceanos, o seu impacto sobre a gestão de recursos marinhos e as suas consequências para a economia do mar e indústrias marítimas.

Brasil e Atlântico Sul

Acompanha a situação actual e perspectivas futuras de evolução regional. Promove o entendimento dos interesses nacionais no domínio das relações com o Brasil e com países do Atlântico Sul em matéria de política externa, de segurança e de defesa no que respeita a iniciativas de cooperação e integração regional. Fomenta o conhecimento sobre a multilateralização das políticas dos países da região e as oportunidades de cooperação com Portugal.

image spacer
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2019 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.