início do site
Contactos  .  Pesquisa  .  Mapa do site  .  EN English version
image spacer
Facebook IDN Feed RSS do IDN Twitter do IDN Youtube do IDN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image spacer

Início > Cursos > cgcc > Estrutura e Funcionamento

 

Estrutura do Curso

O X Curso de Gestão Civil de Crises 2019 a decorrer nas instalações do IDN em Lisboa e, por videoconferência, no Porto, desenvolve-se em três módulos, subordinados aos seguintes temas:

  • Módulo 1 - A União Europeia e a Gestão Civil de Crises”, de 11 a 15 de março: centra-se inicialmente no âmbito e nas capacidades de Gestão de Crises da União Europeia, no quadro da PCSD, seguindo depois para aspetos mais específicos ligados ao processo da gestão de crises e ao planeamento de operações e seus instrumentos.

  • Módulo 2 - “As crises, os organismos europeus e os seus interlocutores”, de 08 a 12 de abril: centra-se na abordagem da União Europeia (UE) à gestão de crises, sendo apresentadas as implicações do Tratado de Lisboa e as relações da UE com as Organizações Internacionais e as Organizações Não-Governamentais (ONG), expostos os aspectos ligados ao nexo segurança e desenvolvimento, em quadros de fragilidade, e à ajuda humanitária em situações de crise, e concluído com o papel da UE enquanto promotora da segurança internacional.

  • Módulo 3 - “A participação de Portugal e planeamento de uma operação de gestão de crises no âmbito da União Europeia”, de 13 a 17 de maio: centra-se na realização de um Exercício de Aplicação, que concorre para os objetivos do curso e para o contacto com algumas estruturas fundamentais de gestão de crises da UE, procedimentos e ações de consulta. O contexto é o de uma operação de gestão de crises, numa situação fictícia que requer uma resposta rápida, incluindo os seus processos de planeamento, tomada de decisão e controlo de crises fazendo uso de instrumentos civis e militares.

Será ainda realizada, em 08 de março de 2019, uma Conferência Internacional de Abertura integrada no curso e aberta ao público em geral.

Funcionamento

  • Período de Candidaturas - Decorre, de forma geral, no período de 2 meses que antecede a abertura do Curso, sendo o primeiro mês reservado à apresentação de candidaturas e o segundo ao processo de seleção e nomeação dos auditores.

  • Período de realização do Curso - O Curso divide-se em três módulos de uma semana ao longo de três meses, previsivelmente, entre março e maio. Os trabalhos desenvolvem-se, em cada semana, ao longo de seis períodos da manhã e/ou tarde.

  • Local - O Curso decorrerá nas instalações do Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, sendo por videoconferência a partir das instalações do IDN no Porto.

  • Custos associados - Para a frequência do Curso é devido o pagamento de propina única, a definir anualmente. Para a presente edição foi fixado o valor de 200 euros.
image spacer
image spacer Acessibilidade  
Condições de utilização e política de privacidade | © 2019 Instituto da Defesa Nacional. Todos os direitos reservados.