Ir para o conteúdo principal

Curso Intensivo de Segurança e Defesa - Madeira 2020/2021

Candidaturas abertas até 26 de outubro de 2020

Portal do IDN \ Início \ Notícias \ Curso Intensivo de Segurança e Defesa - Madeira 2020/2021
Formação07 de outubro de 2020

Candidaturas abertas até 26 de outubro de 2020

​O Instituto da Defesa Nacional vai realizar, com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira, no ano académico de 2020/2021, a sexta edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Região Autónoma da Madeira.

Este curso, sem encargos para os auditores, tem a natureza de curso intensivo e pretende contribuir para a formação de cidadãos, informados, sensibilizados e assim melhor habilitados a intervir em questões relacionadas com a segurança e defesa nacional e internacional numa aceção abrangente e integrada.

O curso é ministrado em três módulos, subordinados aos seguintes temas: “O Quadro Geral de Segurança e Defesa”, “A Politica de Defesa Nacional” e “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa”.

As vias de acesso à frequência do 6º CISEDE-M são de dois tipos: designação institucional e candidatura individual. As candidaturas individuais que satisfazem os critérios gerais de seleção deverão ser formalizadas online até ao dia 26 de outubro de 2020.

A sessão solene de abertura, a realizar no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira (a confirmar), terá lugar no dia 13 de novembro, pelas 18h00. O 1.º módulo do curso decorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, da parte da tarde. Os módulos seguintes realizar-se-ão, previsivelmente, na terceira semana de fevereiro e segunda semana de abril de 2021.

O atual contexto de pandemia, obriga a articular todos os procedimentos para garantir a realização do curso em segurança o que poderá levar à ativação de planos alternativos com a realização de algumas das atividades programadas em ambiente online de Ensino a Distância (EAD) síncrono.

Área do c​urso

Regulamento do CISEDE

Partilhar
Conteúdo