Ir para o conteúdo principal

XII Curso de Gestão Civil de Crises (CGCC 2021)

Abertura de Candidaturas | 11 de janeiro a 12 de fevereiro

Portal do IDN \ Início \ Notícias \ XII Curso de Gestão Civil de Crises (CGCC 2021)
Formação11 de janeiro de 2021

Abertura de Candidaturas | 11 de janeiro a 12 de fevereiro

​O Instituto da Defesa Nacional (IDN) vai realizar no ano letivo 2020/2021 a décima segunda edição do Curso de Gestão Civil de Crises (XII CGCC).

O CGCC tem por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com crises em ambientes multilaterais.

O XII Curso de Gestão Civil de Crises 2021, organizado pelo IDN, desenvolve-se em três módulos, subordinados aos seguintes temas: “A União Europeia e a Gestão Civil de Crises”, de 15 a 19 de março de 2021; “As crises, os organismos europeus e os seus interlocutores”, de 12 a 16 de abril de 2021; e “Planeamento de uma operação de gestão de crises no âmbito da União Europeia”, de 10 a 14 de maio de 2021. O primeiro e segundo módulo são essencialmente sessões expositivas e de discussão, enquanto o terceiro módulo será de caráter mais prático, assentando na realização de um exercício de aplicação no qual será efetuado, pelos auditores, o planeamento de uma missão de gestão de uma crise internacional no âmbito da União Europeia. Este exercício será desenvolvido de forma presencial ou virtual, conforme a situação sanitária o permitir, tendo a duração de 5 dias.

Os requisitos de admissão e os critérios de seleção podem ser consultados no Regulamento do Curso.

Para a presente edição do XII CGCC 2021 foram provisionalmente abertas 45 vagas: 25 vagas institucionais e 20 vagas individuais.
Reforça-se que as candidaturas estão abertas no período de 11 de janeiro a 12 de fevereiro de 2021.

Para a frequência do Curso é devido o pagamento de uma propina única, sendo que, para a presente edição, para os auditores individuais admitidos, foi fixado o valor de 200 euros.

Área do curso

Candidaturas

 

Contactos para obtenção de informação adicional:

- Coronel Jorge Costa Campos: 21 380 42 94 jorge.campos@defesa.pt

- D. Paula Coelho: 213924644 idn.planeamento@defesa.pt

- Informação também disponível no site do IDN: www.idn.gov.pt

 

Créditos fotográficos: Associated Press

Partilhar
Conteúdo