Ir para o conteúdo principal

Curso "Portugal e o Setor do Espaço: atores, regulação e potencial económico"


Portal do IDN \ Início \ Formação \ Catálogo de Cursos \ Cursos de Curta Duração \ Curso Portugal e o Setor do Espaço

​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Instituto da Defesa Nacional (IDN) organiza, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o Curso “Portugal e o Setor do Espaço: atores, regulação e potencial económico”, cujo objetivo principal é dar a conhecer o setor espacial nas suas diversas características, de modo a potenciar a sua exploração pelos diversos interessados, com especial incidência nas oportunidades para os agentes económicos nacionais.

Este curso visa preencher uma lacuna evidente na formação de quadros e centra-se numa abordagem multidisciplinar das matérias do espaço, o que, indubitavelmente, terá consequências na formulação de um pensamento estratégico mais abrangente, interligado e de longo alcance.

O Curso Portugal e o Setor do Espaço compreende três módulos, designadamente Geopolítica do Espaço, Governança do Espaço e Economia do Espaço e é ministrado no modo presencial nas instalações do IDN em Lisboa, em horário pós laboral. 

Página do Curso na FLUP aqu​i.​

​​​

1. Identificar os atores dominantes no atual contexto da privatização da economia do espaço.
2. Compreender o papel das organizações internacionais e dos Estados com referência à governança do espaço e regulação da exploração espacial.
3. Analisar o papel da União Europeia em conexão com o setor de espaço ao nível do mercado interno, indústria e investigação científica.
4. Reconhecer as oportunidades para Portugal, enquanto Estado-membro da União Europeia, proporcionadas pelos progressos na área da exploração espacial, e no contexto da Transição Digital.
5. Descrever as prioridades delineadas pela Estratégia Nacional para o Espaço e pensar criticamente sobre as mesmas.
6. Distinguir entre os diferentes instrumentos jurídico-internacionais que regem as atividades espaciais.
7. Identificar algumas das atividades espaciais que suscitam maiores dificuldades de natureza jurídica e ser capaz de resumir as razões subjacentes às mesmas dificuldades.
8. Identificar e manusear o regime jurídico português aplicável às atividades espaciais e compreender o modo como o mesmo se articula com os instrumentos jurídico-internacionais.
9. Relacionar o modo evoluiu a cadeia global de valor associada ao setor de espaço com o surgimento da dinâmica que vive o setor privado respetivo à escala global.
10. Comparar a dimensão, o potencial e as oportunidades que caracterizam o setor do espaço em Portugal face à Europa, América do Norte e Ásia.
11. Concluir criticamente acerca do modo como os "stakeholders" do setor nacional de espaço se articulam entre si e acerca das oportunidades de mobilidade laboral que se perfilam para o curto-prazo e médio-prazo.
12. Avaliar de que modo é que o percurso profissional e/ou percurso formativo prévio da/o formanda/o pode ser alavancado para oportunidades no mercado de trabalho em conexão com o setor de espaço.

Módulos:

• Geopolítica do Espaço
• Governança do Espaço
• Economia do Espaço​

Ser detentor de grau académico; e ou ser estudante do ensino superior. O domínio comprovado da língua inglesa (pelo menos nível B2) é fundamental uma vez que o inglês será o idioma adotado nas sessões a cargo dos formadores estrangeiros. Não está prevista qualquer tradução simultânea, diferida ou outra de quaisquer conteúdos do curso.​

Página de candidaturas na FLUP aqui​.​

  • Partilhar
    Conteúdo