2024
A importância estratégica dos Açores para a China: uma análise abrangente
Responsável Científico: António Eugénio
Este projeto tem como objetivo investigar o conjunto de estratégias e iniciativas que a República Popular da China está a utilizar para adquirir influência na região dos Açores e avaliar a forma como Portugal pode melhor gerir os seus interesses nacionais num contexto de competição geopolítica global.
A reconfiguração do sistema de segurança no Indo-Pacífico
Responsável Científico: Vasco Rato
Numa primeira fase analisará a natureza do sistema de segurança atual na região do Indo-Pacífico e examinará a sua evolução num quadro de crise internacional. Em segundo lugar, o estudo considerará de que forma os regimes de segurança no Atlântico e no Indo-Pacífico irão convergir/divergir e refletirá sobre a configuração de dois sistemas de segurança e defesa assentes em parcerias multilaterais de “like-minded states" e as suas consequências para a defesa coletiva no espaço euro-atlântico.
EU-NATO e a arquitetura de segurança – Complementaridade ou duplicação
Responsável Científico: Ana Francisca Duarte
Estudo dedicado às questões da complementaridade e duplicação estratégica no espaço euro-atlântico.
Gestão de Risco Geopolítico – Horizonte 2040
Responsável Científico: Domingos Jorge Fernandes Rodrigues
Com o objetivo de identificar fatores multiplicadores do risco geopolítico, graduar a sua importância e antecipar o(s) previsível(eis) impacto(s), projetando-os até ao horizonte de 2040 ao nível das possíveis consequências sobre a segurança global e regional. O estudo avaliará ainda as medidas de gestão e mitigação dos riscos geopolíticos identificados. Em 2024, promover-se-á a análise de um estudo de caso ligado ao impacto dos riscos geopolíticos na segurança regional europeia, tomando como exemplo o caso da guerra na Ucrânia e da ambiguidade estratégica da Turquia.
Indicador de execução:
- Webinar “O conflito Ucrânia-Rússia e a Turquia: implicações geopolíticas e geoeconómicas", realizado a 22 de fevereiro de 2024.
A proteção de civis na ótica das forças armadas portuguesas: direito internacional, segurança humana e boas práticas
Responsáveis Científicos: Assunção Vale Pereira e Rui Garrido
Assistente de Investigação: Pedro Rito
Análise das dimensões do direito internacional e da segurança humana na proteção de civis em conflitos armados, procurando identificar boas práticas adotadas pelas organizações internacionais (ONU, NATO, UE e UA) na proteção de civis naqueles contextos e analisar a implementação daquelas orientações jurídicas pelas forças armadas portuguesas em missões de paz.
Indicador de execução:
- Conferência “A proteção de civis na ótica das forças armadas portuguesas: direito internacional, segurança humana e boas práticas", realizada a 21 de março de 2024.
Leveraging Large Language Models Trained on Dark Web Data to Support Decision Making for Atlantic Security and Defense
Responsável Científico: Alexandra Mendes
Parceria entre o IDN, Atlantic Centre e FLAD, no âmbito do Atlantic Security Award.
Este projeto prevê o desenvolvimento de um protótipo de uma ferramenta de software que pretende fazer uso de um Large Language Model testado com recurso a bases de dados de grande dimensão com dados da dark web sobre políticas relevantes para o Atlântico. O objetivo passa por ter um modelo que facilite a formulação de políticas, estratégias e políticas de defesa, bem como de operações contra o cibercrime, comércio ilícito, e outras ameaças proporcionadas pelo uso da dark web no Atlântico.
The Environmental and Supply Chain Threat of the Global Shadow Fleet: A Risk Assessment for the Atlantic
Responsável Científico: Jan Stockbruegger
Parceria entre o IDN, Atlantic Centre e FLAD, no âmbito do Atlantic Security Award.
Este projeto irá investigar o crescimento do que é conhecido como a 'frota sombra', ou seja, os navios utilizados para tentar contornar as sanções impostas por violações do direito internacional. São os casos da Venezuela, Irão, Coreia do Norte e da Rússia, cuja 'dark fleet' tem sido de forma recorrente apontada como uma das principais formas que tem utilizado para, com sucesso, contornar as sanções impostas à compra de petróleo russo, como resultado da invasão russa da Ucrânia. Estes são geralmente navios de idade mais avançada e que, por não estarem a cumprir a lei internacional, em caso de acidente, os seguros contratados não são válidos. Isto coloca os países cujos mares são navegados por estes navios em risco mais elevado de sofrer um potencial desastre ambiental, para o qual podem não receber qualquer compensação ou apuramento de responsabilidades.
The impact of climate change on security dynamics in the Mediterranean region
Responsável Científico: Daniela Irrera
Investigador pelo IDN: Paula Pereira
Em parceria com o Centre Euro-Maghrébin de Recherches et d'Études Stratégiques (CEMRES).
Este projeto tem como objetivo identificar o impacto multidomínio das alterações climáticas entre os países das duas margens do Mediterrâneo.
2025
A importância estratégica dos Açores para a China: uma análise abrangente
Responsável Científico: António Eugénio
Este projeto tem como objetivo investigar o conjunto de estratégias e iniciativas que a República Popular da China está a utilizar para adquirir influência na região dos Açores e avaliar a forma como Portugal pode melhor gerir os seus interesses nacionais num contexto de competição geopolítica global.
A reconfiguração do sistema de segurança no Indo-Pacífico
Responsável Científico: Vasco Rato
Numa primeira fase analisará a natureza do sistema de segurança atual na região do Indo-Pacífico e examinará a sua evolução no quadro da nova administração norte-americana. Em segundo lugar, o estudo considerará de que forma os regimes de segurança no Atlântico e no Indo-Pacífico irão convergir/divergir e refletirá sobre a configuração de dois sistemas de segurança e defesa assentes em parcerias multilaterais de “like-minded states" e as suas consequências para a defesa coletiva no espaço euro-atlântico.
EU-NATO e a arquitetura de segurança – Complementaridade ou duplicação
Responsável Científico: Ana Francisca Duarte
Estudo dedicado às questões da complementaridade e duplicação estratégica no espaço euro-atlântico.
Gestão de Risco Geopolítico – Horizonte 2040
Responsável Científico: Domingos Jorge Fernandes Rodrigues
Com o objetivo de identificar fatores multiplicadores do risco geopolítico, graduar a sua importância e antecipar o(s) previsível(eis) impacto(s), projetando-os até ao horizonte de 2040 ao nível das possíveis consequências sobre a segurança global e regional. O estudo avaliará ainda as medidas de gestão e mitigação dos riscos geopolíticos identificados.
As Guerras em Cadeia
Responsável Científico: Carlos Gaspar
Este estudo pretende examinar o efeito sequencial e interdependente da ocorrência de conflitos desde 2022.
Leveraging Large Language Models Trained on Dark Web Data to Support Decision Making for Atlantic Security and Defense
Responsável Científico: Alexandra Mendes
Parceria entre o IDN, Atlantic Centre e FLAD, no âmbito do Atlantic Security Award.
Este projeto prevê o desenvolvimento de um protótipo de uma ferramenta de software que pretende fazer uso de um Large Language Model testado com recurso a bases de dados de grande dimensão com dados da dark web sobre políticas relevantes para o Atlântico. O objetivo passa por ter um modelo que facilite a formulação de políticas, estratégias e políticas de defesa, bem como de operações contra o cibercrime, comércio ilícito, e outras ameaças proporcionadas pelo uso da dark web no Atlântico.
The Environmental and Supply Chain Threat of the Global Shadow Fleet: A Risk Assessment for the Atlantic
Responsável Científico: Jan Stockbruegger
Parceria entre o IDN, Atlantic Centre e FLAD, no âmbito do Atlantic Security Award.
Este projeto irá investigar o crescimento do que é conhecido como a 'frota sombra', ou seja, os navios utilizados para tentar contornar as sanções impostas por violações do direito internacional. São os casos da Venezuela, Irão, Coreia do Norte e da Rússia, cuja 'dark fleet' tem sido de forma recorrente apontada como uma das principais formas que tem utilizado para, com sucesso, contornar as sanções impostas à compra de petróleo russo, como resultado da invasão russa da Ucrânia. Estes são geralmente navios de idade mais avançada e que, por não estarem a cumprir a lei internacional, em caso de acidente, os seguros contratados não são válidos. Isto coloca os países cujos mares são navegados por estes navios em risco mais elevado de sofrer um potencial desastre ambiental, para o qual podem não receber qualquer compensação ou apuramento de responsabilidades.
Maritime security in the Western Mediterranean: perspectives of the 5+5 members
Responsável Científico: Rachid El Houdagui
Investigador pelo IDN: Paula Pereira e Jorge Costa Campos
Este estudo analisará as dinâmicas da segurança marítima no contexto relacional das duas margens do Mediterrâneo.