Ir para o conteúdo principal

Educação para a Cidadania | Recursos | Projeto da Professora Sabrina Medeiros


Portal do IDN \ Início \ Notícias \ Educação para a Cidadania | Recursos | Projeto da Professora Sabrina Medeiros
Outras31 de outubro de 2022

Para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e didáticas no âmbito da educação para a cidadania, requerem-se recursos a dois níveis: um relacionado com a formação dos professores, os agentes centrais na capacitação da autonomia e do desenvolvimento do discente; outro relacionado com recursos que permitam ao professor desenvolver com os alunos atividades que estimulem os seus conhecimentos, capacidade, competências e processos de autoaprendizagem.

Com vista a apoiar quer a formação de professores quer o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e de autoaprendizagem dos alunos, disponibilizam-se nestas páginas materiais e recursos de carácter pedagógico e didático ou que podem suportar as atividades pedagógicas e didáticas. Estes recursos estão divididos em recursos de carácter institucional e recursos de carácter pedagógico e didático.  


Recursos institucionais

Recursos Pedagógicos e Didáticos


Base documental


- E-Book de apoio ao tema D – Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança. 

Simulações

As simulações, também convencionadas de jogos de crise, são atividades enquadradas no conjunto de métodos ativos de aprendizagem. Há várias dinâmicas que podem ser consideradas simulações, mas consideramos o Modelo Nações Unidas (Model United Nations - MUN) como o principal método de condução deste tipo de atividade. O MUN foi amplamente difundido pelas Nações Unidas como prática a ser incorporada dentre estudantes dos diferentes ciclos de estudo, na forma de uma ferramenta de ensino ativo voltada à ampliação dos conhecimentos sobre o sistema internacional e os instrumentos e regimes de cooperação. 

Dentre os resultados esperados estão aqueles característicos da cultura de paz e orientação pela solução pacífica de controvérsias, além da familiarização com os conteúdos prioritariamente contidos no Referencial de Educação, para a Segurança, Paz e Defesa. 

Assim, à equipa do projeto se juntaram estudantes de licenciatura de uma das universidades parceiras do IDN – GIRI-hub, Universidade Lusófona – para desenvolver e testar casos que representassem os conteúdos de interesse para a defesa nacional e oferecessem a oportunidade de desenvolvimento de soft skills associadas dentre alunos do ensino básico ao secundário. 

Os professores poderão adaptar o material disponível de acordo com as suas disciplinas, temas de foco ou nível de conhecimento necessário. Se houver dúvidas ou sugestões, os professores poderão enviar um email para referencial@idn.gov.pt. Também poderão compartilhar as usas práticas e colaborar com a elaboração de novos métodos e casos, com reconhecimento de sua autoria no nosso banco. 


Métodos

- Faça aqui o download do Guia de Regras 

Banco de Casos


- Caso Delphos

- Caso EANOSP



- Caso Sweeping Angel





Partilhar
Conteúdo