Ir para o conteúdo principal

I Latin Polar Science Workshop


Portal do IDN \ Início \ Notícias \ I Latin Polar Science Workshop
Eventos03 de outubro de 2025

​Nos dias 1 e 2 de outubro, o Instituto da Defesa Nacional (IDN) promoveu o I Latin Polar Science Workshop, em parceria com o Instituto Universitário Militar (IUM), o Latin Polar Science, o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e o Atlantic Centre. O workshop decorreu em modo híbrido: presencialmente nas instalações do IUM e online através da plataforma Teams.

Durante dois dias, o evento reuniu um conjunto de especialistas, académicos, investigadores e representantes de instituições internacionais de Portugal, Brasil, Espanha e Argentina, num debate alargado sobre as regiões polares. Foram abordadas temáticas ligadas à ciência, à geopolítica e à segurança, refletindo o crescente interesse internacional por estas zonas estratégicas do planeta.

A sessão de abertura contou com as presenças da Prof.ª Doutora Isabel Ferreira Nunes, Diretora do IDN e da Mestre Céline Rodrigues, co-fundadora do Latin Polar Science, e com uma palestra inaugural do Contra-Almirante Nuno de Noronha Bragança, Diretor do Atlantic Centre.​ Seguiram-se painéis dedicados aos temas “International Cooperation in the Antarctic", “Being in the Field in the Arctic: Easy Task for Natural Sciences?" e “Arctic and Atlantic: A Matter of Security in the North and South". O primeiro dia foi encerradocom uma apresentação do Comandante Baptista Pereira, da Marinha Portuguesa.

No segundo dia, o workshop prosseguiu com as sessões “Connecting Ocean, Poles and Space", “Communication Between Science and Decision Making Regarding the Poles" e por fim “Polar Research Centres". O evento proporcionou também momentos de networking e troca de experiências entre os participantes.

Conclui-se que o I Latin Polar Science Workshop cumpriu o seu objetivo de se afirmar como uma plataforma de intercâmbio científico e de reforço da cooperação internacional. Tal como foi sublinhado por vários oradores, é urgente continuar a promover iniciativas desta natureza, essenciais para aprofundar o nosso conhecimento e atenção sobre as regiões polares e contribuir para o seu futuro mais sustentável.


Partilhar
Conteúdo