1 de julho de 2025
O Instituto da Defesa Nacional promoveu, no dia 1 de julho, um webinar intitulado 'NATO after the Hague Summit: Deterring and Defending for the future', dedicado à análise dos resultados da cimeira da NATO realizada na Haia. O evento reuniu um conjunto de especialistas nacionais e internacionais em segurança internacional, que refletiram sobre o futuro da dissuasão e defesa da Aliança Atlântica.
Num cenário internacional marcado pela persistência da guerra na Ucrânia, pela instabilidade crescente no Médio Oriente e pela redefinição das prioridades estratégicas dos Estados Unidos no contexto da segurança euro-atlântica, torna-se essencial debater a posição dos aliados europeus na Aliança Atlântica.
O primeiro painel do webinar centrou-se em como os aliados europeus podem reforçar as suas capacidades de defesa nos domínios da proteção das infraestruturas críticas, da defesa digital e da guerra tecnológica do futuro. Um segundo painel abordou o fortalecimento da coesão transatlântica e a necessidade de melhorar a articulação entre as estratégias dos flancos Norte e Sul da NATO, e de reforçar as parcerias estratégicas globais da NATO com a Austrália, o Japão, a Nova Zelândia e a Coreia do Sul.
Vídeo aqui.