A 18 de março de 2025, o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e o Peace Research Institute Oslo (PRIO) organizaram um seminário, a fim de debater o futuro da dissuasão como estratégia da NATO, no atual contexto de rivalidade entre potências. O seminário “Reconfiguring Deterrence as NATO Strategy" contou com uma intervenção do Embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, representante permanente de Portugal junto da NATO, num primeiro painel, moderado pela Diretora do IDN, Prof. Doutora Isabel Ferreira Nunes. O segundo painel, composto por investigadores do PRIO – Pavel Baev, Nicholas Marsh e Bruno Oliveira Martins – apresentou algumas das conclusões sobre o tema da dissuasão num contexto de reorganização da arquitetura de segurança e defesa euro-atlântica.
Seguiu-se um período de debate com a participação da audiência, composta por embaixadores, diplomatas, altas patentes militares, altos quadros da administração pública, investigadores, empresários, e membros da sociedade civil.
Num cenário de realinhamento estratégico dos Estados Unidos e de rearmamento na Europa, a lógica dissuasora da NATO está perante novos desafios. Este seminário teve por objetivo promover o debate público em torno destes temas.
Vídeo do Seminário ”Reconfiguring Deterrence as NATO Strategy”, aqui.