O Instituto da Defesa Nacional organizou, a 21 de outubro, uma reunião conjunta do Grupo de Reflexão Europa e do Grupo de Reflexão Atlântico subordinada ao tema "Os Compromissos Externos de Portugal no Domínio da Defesa, no Espaço Euro-Atlântico", tendo contado com o Tenente-General Nuno Lemos Pires, Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional, como orador convidado.
Nos últimos anos, os países europeus têm vindo a reforçar os seus compromissos no aumento dos orçamentos de defesa, impulsionados tanto pelas pressões das administrações norte-americanas como pelo agravamento do contexto de segurança no continente, particularmente após a invasão russa da Ucrânia em 2022. A guerra na Europa veio acentuar esta necessidade, levando os Estados membros da União Europeia, nomeadamente Portugal, a anunciar planos ambiciosos de rearmamento, modernização das forças armadas e reforço das capacidades industriais de defesa. Assim, o aumento dos orçamentos de defesa reflete não só uma resposta à pressão externa, mas também uma crescente perceção interna de vulnerabilidade e da importância de garantir uma autonomia estratégica europeia mais robusta.
Os Grupos de Reflexão Europa e Atlântico destinam-se a promover o debate e a reflexão sobre temáticas europeias e transatlânticas relevantes para as políticas externa, de segurança e defesa, e reúnem peritos de centros de investigação e de ministérios, académicos, think tankers, diplomatas, parlamentares e militares.