De 7 a 11 de outubro de 2019, teve lugar a XX Conferência de Diretores dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos (XX CDCDIA) que decorreu na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, sendo organizada pela Escola de Graduados de Altos Estudos Estratégicos, da República Dominicana (EGAEE).
Participaram na conferência 14 delegações de 13 países: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Perú, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Estiveram também presentes, na qualidade de observador, o Colégio Interamericano de Defesa (CID) e a Universidade Nacional de Defesa (UND) ambos dos Estados Unidos da América.
A delegação portuguesa do Instituto da Defesa Nacional, foi constituída pela diretora Professora Doutora Helena Carreiras e pelo assessor Coronel de Infantaria Jorge Costa Campos.
Os três temas selecionados para apresentação dos diretores foram: “Conceito de guerra híbrida”; “A indústria de defesa e seu impacto na economia nacional”; e “O Direito Internacional e seus efeitos sobre a segurança e defesa”.
A diretora do IDN, no âmbito do painel “O Direito Internacional e seus efeitos sobre a segurança e defesa”, proferiu a apresentação com o título “Normas e práticas na implementação da agenda ‘Mulheres, Paz e Segurança’ da ONU”.
Durante o fórum, foi acordada a participação do IDN em projetos bilaterais de investigação com a Escola Superior de Guerra (ESDEGUE) da Colômbia e com a Escola Superior de Guerra (ESG) do Brasil.
Foi ainda lançado o livro “Planeamiento Militar – Desde la óptica de los Colegios de Defensa de Iberoamérica”, que conta com um capítulo do Coronel de Infantaria Costa Campos, intitulado “O Planeamento Militar: Planeamento de Forças em Portugal”, já disponível no site da ACDIA e para consulta nas bibliotecas do Instituto da Defesa Nacional em Lisboa e na Delegação Idn do Porto.
Num ato simbólico, foi feita a passagem de testemunho com a entrega à diretora do IDN da bandeira da conferência, uma vez que Portugal será o país anfitrião da próxima Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos já em 2020.