Ir para o conteúdo principal

XIV Curso de Gestão Civil de Crises (CGCC 2023)

Abertura de candidaturas (09 de janeiro a 10 de fevereiro)

Portal do IDN \ Home \ News \ XIV Curso de Gestão Civil de Crises (CGCC 2023)
Formation06 of January of 2023

Abertura de candidaturas (09 de janeiro a 10 de fevereiro)

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) vai realizar no ano letivo 2022/2023 a décima quarta edição do Curso de Gestão Civil de Crises (XIV CGCC).

O CGCC tem por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com crises em ambientes multilaterais.

O XIV Curso de Gestão Civil de Crises 2023, organizado pelo IDN, desenvolve-se em três módulos, subordinados aos seguintes temas: “A União Europeia e a Gestão Civil de Crises”, que decorre de 13 a 17 de março de 2023; “As crises, os organismos europeus e os seus interlocutores”, de 17 a 21 de abril de 2023; e “Planeamento de uma operação de gestão de crises no âmbito da União Europeia”, de 15 a 19 de maio de 2023. O primeiro e segundo módulo são essencialmente sessões expositivas e de discussão, enquanto o terceiro módulo consiste na realização de um exercício de aplicação sobre o planeamento de uma missão de gestão de uma crise internacional no âmbito da União Europeia. Todo o curso será desenvolvido de forma presencial em Lisboa, e por videoconferência no Porto.

Os requisitos de admissão e os critérios de seleção podem ser consultados no Regulamento do Curso​.

Para a presente edição do XIV CGCC 2023, que decorrerá em Lisboa e na delegação do IDN Porto, foram abertas 30 vagas institucionais e 22 individuais, um total de 52 vagas. Destas, 14 são destinadas para a delegação do Porto e 38 para Lisboa.

​Reforça-se que as candidaturas estão abertas no período de 09 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023.

Para a frequência do Curso é devido o pagamento de uma propina única, sendo que, para a presente edição, para os auditores individuais admitidos, foi fixado o valor de 200 €.

Área do curso aqui​.

Candidaturas aqui.​





Share
Content