Ir para o conteúdo principal

Researchers

Portal do IDN \ Home \ Research \ Projects \ Researchers

​​

​​​​​

​O Coronel de Cavalaria, ALBERTO SEBASTIÃO NEVES MARINHEIRO nasceu em 17 de abril de 1959, em Faro, tem 57 anos de idade e 39 anos de serviço.

Foi promovido ao atual posto em 12 de junho de 2005. 

Está habilitado com os cursos curriculares de carreira, o Curso de Cavalaria da Academia Militar, o Curso de Promoção a Capitão e o Curso de Promoção a Oficial Superior. 

Possui, ainda, outros cursos de que se destacam o Curso de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares, o Curso de Estado-Maior de Marrocos, o Curso de Instrutor Tow, o Curso Multinational Crisis Management, o Curso European Security and Defence Policy Level​, o Estágio dos Estados-Maiores Conjuntos do Instituto de Defesa Nacional e o Estágio para Comandantes.

Possui, ainda, o Curso de Licenciatura em Direito pela Universidade de Lisboa. 

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas. 

Na Escola Prática de Cavalaria, como oficial subalterno, foi Comandante de Pelotão, de 1983 a 1984. 

No Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, como oficial subalterno, foi Comandante do 3.º Pelotão do Esquadrão de Reconhecimento, de 1984 a 1987. 

No Esquadrão de Reconhecimento da Brigada Mecanizada Independente, como capitão, exerceu as funções de Adjunto do Comandante, de 1987 a 1990. 

No Estado-Maior do Exército, como capitão e major, exerceu as funções de Adjunto da 6.ª Repartição, de 1992 a 1995; e posteriormente como tenente-coronel foi Chefe da Secção de Estudos da 1.ª Repartição, de 1998 a 1999. 

No Quartel-General da Região Militar Sul, como major, exerceu as funções de Chefe da 1.ª e da 4.ª Repartição, de 1995 a 1998. 

No Regimento de Cavalaria N.º 6, como tenente-coronel, exerceu as funções de 2.º Comandante, de 2002 a 2004. 

Na Direção-Geral de Política da Defesa Nacional, como tenente-coronel e coronel, exerceu as funções de Adjunto e de Diretor do Departamento de Planeamento Estratégico de Defesa, de 2004 a 2006 e de Diretor dos Departamentos de Relações Multilaterais e de Relações Internacionais, de 2008 a 2010. 

No Regimento de Cavalaria N.º 3, como coronel foi Comandante, de 2006 a 2008. 

No estrangeiro, como tenente-coronel, exerceu as funções de Conselheiro Militar junto da Missão Permanente de Portugal na Organização das Nações Unidas, de 1999 a 2002 e como coronel foi Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Paris, de 2010 a 2014. 

Presentemente, como coronel, encontra-se na situação de Reserva na efetividade de serviço, desde 31 de dezembro de 2014, e exerce as funções de Assessor de Estudos no Instituto de Defesa Nacional, desde 2014. Da sua folha de serviços constam onze louvores, dos quais dois concedidos pelo Ministro da Defesa Nacional, dois pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, cinco por outros Oficiais Generais e dois por outras Entidades Militares. 

Possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, duas medalhas de Prata de Serviços Distintos, duas medalhas de Mérito Militar de 1.ª e 3.ª classe, Medalha Cruz de São Jorge de 1ª Classe e as medalhas de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar. 

É casado com Dona Ana Cristina Ferreira da Silva de Albuquerque e tem duas filhas e um filho.​

​​​​​​

​​É Doutor em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2005), Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1997) e Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1990).


É Investigador e Assessor de Quadro do IDN (Instituto da Defesa Nacional).

É igualmente investigador do IHC (Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova).

É Membro do Observatório Político da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

É Membro do Centro Português de Geopolítica.

Professor Contratado do Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde lecciona as cadeiras de Teoria das Relações Internacionais e História da Ideia de Europa.

Colaborou como investigador com o Centro de Investigação Científica da Academia Militar (2002-2005) e com o CEFi (Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica) (2006-2007).

Escreveu o Equilíbrio Ibérico, Séc. XI-XX, História e Fundamentos (2003), Linhas de Elvas, Prova de Força (2003 e 2005), A Política de Defesa Nacional – 1919-1958 (2010) e, em colaboração com António Horta Fernandes, Portugal e o Equilíbrio Peninsular (1998 e 2003). Foi igualmente um dos Organizadores da Antologia Grandes Estrategistas Portugueses (2007).

Fez a Introdução e os Comentários da obra, Napoleão, Como Fazer a Guerra (2003) e participou nas obras colectivas, Pensar a Estratégia, do Político Militar ao Empresarial (2004) e O Pensamento Estratégico Nacional (2006), O longo Curso (2011).

Publicou vários artigos e recensões em Revistas especializadas: Geopolítica, Revista Militar, Nação e Defesa, IDN Brief, Limes, R:I (Relações Internacionais), Jornal do Exército e Ensino da História (A:P:H:)
Escreveu uma crónica semanal no diário Notícias da Manhã de 2005 a 2009.


​​

FORMAÇÃO ACADÉMICA
  • Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação na variante de Arquivística, FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Curso Especializado conducente ao Mestrado em Estratégia, ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa
  • Pós-graduação em História Militar, Universidade Lusíada de Lisboa
  • Licenciatura em Ciências Militares na especialidade de Artilharia, Academia Militar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Curso de Comandantes, Instituto de Estudos Superiores Militares
  • ​Curso de Membro de Júri de Seleção, Centro de Psicologia Aplicada do Exército
  • Curso de Promoção a Oficial Superior, Instituto de Altos Estudos Militares
  • Estágio Complementar em Reconhecimento das Transmissões, Chefia do Serviço de Reconhecimento das Transmissões
  • Curso de Criptólogo, Chefia do Serviço de Reconhecimento
  • Curso de Promoção a Capitão, Escola Prática de Artilharia
  • Estágio de Transmissões de Artilharia, Escola Prática de Artilharia
  • Curso de Transmissões das Armas, Escola Prática de Transmissões
  • Curso de Operações Irregulares, Centro de Instrução de Operações Especiais 

ATIVIDADE PROFISSIONAL
  •  Assessor do Diretor do Instituto da Defesa Nacional
  • Diretor Técnico do Projeto 2 da Cooperação Técnico-Militar com Angola – Apoio ao Exército Angolano
  • Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologias Militares da Academia Militar
  • Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados da Academia Militar
  • Adjunto do Diretor de Ensino da Academia Militar
  • Gestor do Projeto de Reequipamento do Grupo de Artilharia Antiaérea
  • Comandante do Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1
  • Formador do 12.º, 13.º, 14.º 15.º, 16.º, 17.º e 18.º Curso de Arquivos Correntes para sargentos e Civis do QP no Arquivo Histórico Militar
  • Professor Adjunto da Unidade Curricular M413 – História Militar na Academia Militar
  • Vice-Presidente da Assembleia-Geral do Centro de Investigação da Academia Militar
  • Apoio à Comissão Coordenadora do Exército para as Comemorações dos 200 Anos da Guerra Peninsular
  • Diretor do Arquivo Histórico Militar
  • Subdiretor do Arquivo Histórico Militar
  • Diretor Técnico do Projeto 3 da Cooperação Técnico-Militar com Angola - Apoio à Organização e Funcionamento da Academia Militar de Angola
  • Membro Efetivo do Centro de Cultura Militar e Artilheira da Revista de Artilharia para os anos 2005 e 2006
  • Professor Adjunto da Cadeira B400 – História Económica e Social na Academia Militar
  • Comandante do 2.º Batalhão de Alunos da Academia Militar
  • Investigador do Projeto de Investigação intitulado “Tecnologia, Armamento, Tática e Organização no Exército Português Contemporâneo
  • Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação da Academia Militar
  • Professor de Estratégia e Relações Internacionais no Seminário de Estratégia e Relações Internacionais para os alunos dos cursos de Saúde Militar na Academia Militar
  • Professor Regente da Cadeira de Geografia Militar, Academia Militar
  • Membro do Júri de Seleção dos Concursos de Admissão à Academia Militar
  • Professor Militar Adjunto da Cadeira B301 – História Militar I, Academia Militar
  • Diretor do Curso Vestibular da Academia Militar
  • 2.º Comandante do Destacamento da Academia Militar na Amadora
  • Chefe da Secção Logística da Academia Militar
  • Comandante da Companhia de Comando e Serviços do Destacamento da Academia Militar na Amadora
É licenciado e mestre em história (Faculdade de Letras de Lisboa). Tem o mestrado em Historical Studies pela Universidade de Cambridge (2003) com uma tese sobre a intervenção britânica e americana na Bósnia. É doutor em história e teoria das relações internacionais/segurança internacional (War Studies - King's College) desde 2008, e a sua tese sob o título Big Armies and Small Wars: British, French and Portuguese Colonial Counterinsurgency Doctrine será publicada durante este ano.

Trabalhou como editor adjunto da revista mensal do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, onde foi investigador sénior. É Professor convidado da Universidade Nova da Lisboa (onde já leccionou Modern and Contemporary History, História das Relações Internacionais e Estudos de Segurança). É membro da do CEHR da Universidade Católica Portuguesa e tem sido conferencista convidado do IEP da mesma universidade no quadro do seminário Grand Strategy and International Security. Foi co-responsável pelo seminário metodológico do doutoramento conjunto em História do ICS/ISCTE/UCP/UE. É membro da International Studies Association e da British International Studies Association, assim como do Institute for International and Strategic Studies de Londres.
É actualmente investigador no ICS e investigador associado no King's College e assessor do IDN.

Investigação
Actualmente está a desenvolver um projecto sobre a descolonização e normalização de relações comparando o caso português numa perspective comparada com a França e Grã-Bretanha, e prestando particular atenção ao papel da estratégica, do conflito armado, e das mudanças normativas no processo de descolonização. Tem também colaborado nos trabalhos preparatórios no IDN relativamente ao conceito estratégico nacional e a outras questões de segurança internacional.

Áreas de Trabalho:

História e Teoria das Relações Internacionais
Estudo comparado do colonialismo e descolonização
Segurança Internacional e conflitos não-convencionais (guerrilha, terrorismo)
Religiões e Segurança Internacional (islamismo, catolicismo)
Europa (UE); Médio Oriente; África; EUA; NATO.

Publicações:
Tem publicado em revistas nacionais e internacionais sobre temas de história e relações internacionais. Destacamos das mais recentes

  • ‘Os Estados Unidos e Osama Bin Laden uma década depois: a derrota da Al-Qaida e o fim da unipolaridade?’, Relações Internacionais, Nº 31 (2011), pp. 33-44
  • ‘The Myth of British Minimum Force in Counterinsurgency during the Campaigns of Decolonization’, Journal of Strategic Studies, Vol. 34, N.º 2 (2011), pp.245–279.
  • ‘A Defesa Europeia em Lisboa’, Relações Internacionais (2010), N.º 27, pp.31-47.
  • Securing Energy for Europe: Challenges and Policies. (Berlin : IEP, 2009) EU-Consent Paper 166.
  • Europeans are from Athens: European Strategic Culture and the deepening of ESDP in an Enlarged EU. (Berlin : IEP, 2009) EU-Consent Paper 161.
  • com Stelios Stavridis ‘The EU and the Mediterranean: Was Security ever off the Agenda (1945-2008)?’ in Understanding and Evaluating the European Union: Theoretical and Empirical Approaches. (Nicosia : Nicosia UP, 2009), pp.233-268.
  • Political Change in the Mediterranean – Impact on Euro-Mediterranean Relations, EuroMeSCo Paper 70 (2008).
  • ‘Portugal : a medium-sized member of the EU with an imperial past and global ambitions’, in C. Franck (ed.), Nine Among Twenty-Seven : European Policy of medidum-sized EU member-states. (Wien : Diplomatiche Akademie, 2008), pp.73-88.
  • ‘The Portuguese Answer to the European Question during the Estado Novo’, South European Society and Politics, Vol. 12, N.º 4, (2007 ), pp.547-556.
  • Salazar e o Vaticano (1928-1968). (Lisboa : ICS, 2007), 2.ª ed.
​Assesssor do Instituto de Defesa Nacional. Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. Nasceu em Lisboa, em 11 de Outubro de 1950. Estudou Direito e História na Universidade Clássica de Lisboa. Mestre em Ciências Politicas e Relações Internacionais, Institut d’Etudes Politiques de Paris. Antigo Conselheiro do Presidente Ramalho Eanes (1977-1986), do Presidente Mário Soares (1986-1996) e do Presidente Jorge Sampaio (1996-2006). Director do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (2006-2011). Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Docente Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Conferencista do Instituto de Estudos Superiores Militares e da Universidade Católica Portuguesa. Membro do European Council on Foreign Relations. Membro do European China Research and Academic Network. Membro do LSE Ideas Africa International Affairs Program. Membro da Direcção do Movimento Europeu.

Temas : Teorias das Relações Internacionais. Segurança Internacional. Alianças. Modelos de ordenamento internacional. Organização do Tratado do Atlântico Norte. União Europeia. Politica externa e de defesa nacional.


​FORMAÇÃO ACADÉMICA
Licenciado em Sociologia pelo ISCTE em 1998, com média de 17 valores;
Pós-Graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL);
Doutorando em Ciência Política no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Actividade Profissional:

Assessor do Ministro da Defesa Nacional, entre Outubro de 2009 e Junho de 2011;
Adjunto do Ministro dos Assuntos Parlamentares entre Março de 2005 e Outubro de 2009;
Assessor do Ministro da Reforma do Estado e da Administração Pública, entre Novembro de 1999 e Abril de 2002;
Membro da Comissão Nacional de Eleições entre 2007 e 2009, em representação do departamento governamental com a pasta da comunicação social;
Docente na Pós-graduação de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa em 2003/2004 e 2004/2005;
Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2003 e 2005.

 

Actividades Científicas:

Membro do Projecto "Euromanifestos", sediado na Universidade de Mannheim, entre Dezembro de 2002 e Março de 2005;
Membro da Equipa do ICS/UL responsável pela análise dos Eurobarómetros, entre Dezembro de 2002 e Março de 2005;
Membro do Projecto "Comportamento Eleitoral dos Portugueses", sediado no ICS/UL, entre Junho de 2004 e Março de 2005.

 

Publicações:

«Livros: Maurizio Cotta, Democracia, Partidos e Elites Políticas: Ensaio», in Análise Social, Vol. XLIV (1.º), 2009 (n.º 190), pp. 217-221;
«“A nossa via”: a política e as políticas nos programas eleitorais do PS: 1980, 1987 e 1995», in O Partido Socialista e a Democracia, Vitalino Canas (org.), Oeiras, Celta, 2005;
«Eleições de Segunda Ordem em Portugal: o caso das europeias de 2004», in Análise Social, nº 177, vol XL, 4º Trimestre de 2005;
«Os Directores-Gerais: perfil social e político», in Elites, Sociedade e Mudança Política,  Pinto, António Costa e André Freire eds., Oeiras, Celta, 2003;
«Síntese de Leituras sobre Transição e Consolidação Democráticas em Portugal», in Penélope, nº 28, 2003, pp. 107-131;
Com Hugo Mendes, «Entrevista com Anthony Giddens», in Fórum Sociológico, nº 3 / 4,  II série, 2000.


​​​

Maria Francisca Alves Ramos de Gil Saraiva é licenciada e mestre em Relações Internacionais e doutorada em Ciências Sociais, na especialidade de Relações Internacionais com uma tese na área dos Estudos Estratégicos.

É professora auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política da Universidade Técnica de Lisboa tendo experiência de leccionação nas áreas da Estratégia, Geopolítica, Nações Unidas, Resolução Pacífica de Conflitos, Políticas Públicas de Segurança, Direitos Humanos e Metodologias de Investigação.
É Conselheira do Conselho do Ensino Superior Militar, enquanto individualidade de reconhecido mérito e competência no âmbito de ensino superior militar, designada directamente pelo Ministro da Defesa Nacional.
É investigadora no Instituto da Defesa Nacional nas áreas da Estratégia e da
Geopolítica.
É investigadora no Centro de Investigação e Formação para uma Cultura da Paz da
Fundação Mário Soares.
Colaborou regularmente com o ISNG e IAEFA como conferencista na área das Relações Internacionais.
É conferencista no IESM.
Pertence à direcção do Instituto Português da Conjuntura Estratégica.
Colabora com o Jornal de Defesa on line.
Membro fundador do Centro Português de Geopolítica.
Membro fundador da Associação Portuguesa das Nações Unidas.
Pertence ao Conselho Editorial da revista Política Internacional.
Pertence ao Conselho Editorial da revista Geopolítica.
Pertence ao Conselho Editorial da revista Segurança e Defesa.
Pertence ao Conselho Editorial da revista Portuguese Journal of International Affairs
Pertence ao Conselho Consultivo da Janus.Net, e-journal of International Relations
Pertence ao Conselho Consultivo da revista Proelium
Pertenceu ao Conselho Editorial da revista Política Internacional.
Tem proferido conferências e publicado trabalhos científicos nas suas áreas de especialização, especialmente sobre as Nações Unidas e uso da força, Resolução de Conflitos, Geopolítica, Controlo de Armamentos e Desarmamento, Organizações Internacionais de Segurança e Defesa e Direitos Humanos.

 
ÁREA DE INTERESSE
União Europeia e Mediterrâneo.​


​​

Habilitações Académicas:

Realizou um pós doutoramento em Relações internacionais pela Universidade de Groningen (Holanda) 2009-2010
Doutorada em Ciência Política pela Universidade de Twente (Holanda) 2006.
Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa.
Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Reviewer externa convidada do Journal of Common Market Studies e da International Relations.

Colabora como investigadora com o Instituto Clingendael em Haia, Universidade de Groningen na Holanda e com o ISCTE e UAL.

Exerce atividade de docência na Universidade Autónoma de Lisboa no Mestrado Estudos sobre a Paz e a Guerra.

Entre 2009-2010 foi Research Fellow na Universidade de Groningen (Holanda) (Ref. SFRH/BPD/46973/2008) com o projeto de Pós Doutoramento ‘ESDP Operationalization and Implementation – Competences and Security Performance’

Research Team Grant from the Foundation for Science and Technology, Lisbon 2007, projeto de investigação desenvolvido pelo ISCTE ‘Portuguese Armed Forces After the Cold War’ no qual colabora como investigadora.

Entre 2002-2005 foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref. SFRH/BD/8209/2002), com o projeto de investigação conducente ao doutoramento subordinado ao tema ‘Multilevel Role Prescriptions – Portugal, NATO and CFSP’.

Entre 1999-2001 foi bolseira da NATO, no âmbito da NATO-EAPC Individual Fellowship (Ref. IP/D16/2000/006), com o projeto de investigação individual sobre o tema ‘The Transatlantic Link and the European Defence and Security Identity in the Mediterranean Context.’

Em 1994 recebeu o Prémio de Defesa Nacional pelo melhor trabalho de investigação subordinado ao tema ‘Delineamento de uma Estratégia Diplomática Portguesa- Portugal na Segunda Guerra Mundial’.

Outros cursos:
Curso “European Led Military Operations in support of Humanitarian Missions” organização conjunta do Institute of Securty Studies de Paris e pelo King’s College de Londres 1997.
Curso sobre Segurança e Cooperação Europeia da NATO School, em Oberammergau 1994
Curso de Gestão de Crises da NATO School, em Oberammergau 1993.
Curso de Defesa Nacional, do Instituto da Defesa Nacional 1995-1996.

Atividade Profissional:
Desde fevereiro 2011 é responsável pelo Centro de Estudos e Investigação do IDN, função que acumula desde junho de 2012 com a de Diretora do Curso de Defesa Nacional.

Coordenadora pelo IDN da Pós Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança uma organização conjunta IDN - Universidade Nova.

Representante nacional no Executive Academic Board do European Security and Defense College, Bruxelas.

Entre setembro de 2006 e setembro de 2008 foi Subdiretora do Instituto da Defesa Nacional e diretora do CDN.

Entre 1996 e 2006 desempenhou as funções de Chefe de Divisão do Centro de Estudos do Departamento de Investigação do Instituto da Defesa Nacional.

Entre 1991 e 1996 exerceu funções no Departamento de Relações Internacionais - Divisão de Relações Multilaterais, da Direção Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) tendo acompanhado as áreas de desarmamento e controlo de armamentos, NATO (White Team), União da Europa Ocidental (representante da DGPDN no Defense Representatives Group, Special Working Group e Mediterranean Group), OSCE (Conversações de Viena e Tratado CFE) e missões no quadro da ONU.

Em 1989 ingressou no Ministério da Defesa Nacional onde exerceu funções como assessora no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional para a área das relações internacionais.


​​​

FORMAÇÃO ACADÉMICA
Mestre em Administração e Gestão de Empresas com Especialização em Gestão de Informação, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal (1996) após frequência com aproveitamento do Masters Business Administration (MBA) com Especialização em Gestão de Informação, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal. (1994)
Licenciatura em Engenharia de Sistemas Decisionais, Cooperativa de Técnicas Avançadas de Engenharia e Informática (COCITE), Lisboa, Portugal. (1994)
Pós-Graduação em Investigação Operacional (Operations Research Systems Analysis and Military Applications), US Army Logistics University, Fort Lee VA, EUA, 1990.
Licenciatura em Ciências Militares, Ramo Artilharia, Academia Militar, Lisboa, Portugal. (1984)
Formação Profissional Complementar
NATO Senior Officer Policy Course, NATO School Oberammergau’, Alemanha, 2012.
NATO Senior Leadership Programme, Defence Academy of the United Kingdom, Reino Unido, 2008.
Curso de Promoção a Oficial Superior, IAEM, Lisboa, Portugal.
Estagio de Meterologia no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofisica, Lisboa, Portuga, …
Curso de Meterologia para a Artilharia, Escola Prática de Artilharia, Vendas Novas, Portugal, …
Curso de Defesa NBQ, Escola Prática de Engenharia, Tancos, Portugal, 1984.
Curso de Operações Irregulares, CIOE, Lamego, Portugal…
Formação Profissional Complementar no Âmbito dos Sistemas e Tecnologias de Informação
Redes de Computadores: Internetworking : Bridges and Routers; Internet and System Security : Attacks and Countermeasures; Network Planning, Support and Management; Hands-on LAN Troubleshooting.
Bases de dados: Introdução às Bases de Dados SQL; SGBD Oracle.
Web: Developing a Web Site: Hands-On
Programação: JavaScript, Microsoft Visual Basic 6 Fundamentals, Microsoft Visual Basic 6 Mastering


Actividade Profissional:

Desde 01 Março de 2013 é Assessor do Diretor do Instituto de Defesa Nacional.           
Entre Fevereiro de 2009 e Março de 2013 foi Chefe de Estado Maior do Joint Analysis Lessons Learned Centre (JALLC) da NATO, em Lisboa após ter desempenhado funções de Chefe da Divisão de Operações do JALLC entre Setembro de 2007 e Fevereiro de 2009.
Entre Maio de 2006 e Agosto de 2007 foi Director do Centro de Informática do Exército, em Lisboa, após ter sido sucessivamente, Sub-Director (Maio de 2004 a Maio de 2006) e Chefe Repartição de Projectos de Sistemas de Informação (Novembro de 2002 e Maio de 2004) do referido Centro.
Entre Novembro de 1999 e Novembro de 2002 desempenhou funções de Chefe Repartição de Sistemas de Informação da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação e Chefe da Repartição de Operações, Comunicações, Electrónica e Informática da Divisão de Operações do Estado-Maior do Exército.
Entre Novembro de 1994 e Novembro de 1999 desempenhou funções de Head Administration Systems Section, Information Systems Branch do Commander in Chief South Atlantic (CINCSOUTHLANT) em Oeiras.
Entre Fevereiro de 1993 e Novembro de 1994 desempenhou funções de Oficial de Operações do Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada Mecanizada Independente em Santa Margarida.
Entre Agosto de 1990 e Fevereiro de 1993 desempenhou funções de Chefe da Secção de Informática e Adjunto para o Planeamento do Gabinete de Estudos e Planeamento do Estado-Maior do Exército.
Entre Setembro de 1984 e Agosto de 1990 foi Comandante das 2ª Bataria (Parede: 1986/87 e 1988/89), 3ª Bataria (Lage: 1985/86), 4ª Bataria (Bom Sucesso: 1985/86), 5ª Bataria (Trafaria: 1989/90) e 6ª Bataria (Fonte da Telha: 1989/90), bem como diversas funções de Oficial de Estado-Maior do Regimento de Artilharia de Costa, em Oeiras.
Actividade Académica
2003 - … : Docente do módulo de Tecnologias de Informação e Plataformas Internet e Gestão de Informação (até 2008) do Mestrado em Guerra de Informação / Competitive Intelligence da Academia Militar.
2004 – 2010: Professor Assistente Convidado das diciplinas de Investigação Operacional, Programação em Visual C++, Introdução à Programação (Fortan 77), Aplicações Informáticas para Engenharia (VBA) e Calculo I, das Licenciaturas em Engenharia da Universidade Lusófona.
1997 – 2004: Professor Adjunto Equiparado das disciplinas de Estatistica e Investigação Operacional dos Cursos de Técnico de Secretariado e Gestão, Exploração das Transmissões e Transportes da Escola Superior Politécnica do Exército.
1996 – 1999: Professor Assistente Convidado da disciplina de Aplicações Informáticas (SPSS) da Licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.


Projetos / Estudos

Organização e Planeamento: Criação de Centro de Dados da Defesa do MDN (2005/06); Planeamanto de Sistemas e Tecologias de Informação (AIS Transition Plans & Budgets), CINCSOUTHLANT/NATO (1994/99); Planeamento Orçamental do Exército, GEP/EME (1990/93).
Sistemas de Informação: Arquitectura de Gestão de Informação do site da internet do JALLC, JALLC/NATO, (2011); Arquitectura conceptual e de Gestão de Informação do Portal Colaborativo do JALLC, JALLC/NATO (2008); Sistema de Gestão Documental do Exército, CIE (2005/07); Sistema de Gestão Hospitalar para o Hospital Militar Principal (HMP), HMP e CIE (2005/07); Portal Colaborativo da Intranet do Exército (MS Sharepoint), CIE (2005/06); Arquitectura conceptual e de Gestão de Informação e Gestão do projecto do Portal da Internet do Exército, EME e CIE (2001/02).
Comunicações e Segurança: Estudo/Projecto de interligação da Rede de Dados do Exército à Internet , CIE (2006); Estudo sobre opções de acesso de Redes Locais à Internet e Segurança na Internet, ISSS (1998); Interligação da Rede Local NÃO CLASSIFICADA à Internet através de Frame-Relay, CINCSOUTHLANT/NATO (1997/98).
Redes Locais: Backbone Gigabit Ethernet em fibra-óptica, CINCSOUTHLANT/NATO (1999); Rede Local com acesso à Internet através de RDIS e VPN, Instituto Superior de Serviço Social (1998); Backbone Fast Ethernet, CINCSOUTHLANT/NATO (1995); Rede Local Ethernet, GEP/EME (1992).
Trabalhos e Publicações
Tese de Mestrado: CINCSOUTHLANT: A paperless IS/IT case study (Julho 1996).
Apontamentos para o ensino do módulo de Tecnologias de Informação, AM (2012/13).
Apontamentos para o ensino do módulo de Gestão de Informação (2005/6).
Apontamentos para o ensino de Investigação Operacional, Universidade Lufófona (2001/2).
Apontamentos para o ensino de Investigação Operacional, ESPE (1999/2000).
Apontamentos para o ensino de Estatística, ESPE (1997/8).


​​

O Coronel Luís Filipe Marinho Pereira, é licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar (Curso de Artilharia), está habilitado com o Curso de Promoção a Capitão e o Curso de Promoção a Oficial Superior.

Possui entre outros cursos, nomeadamente:
- em Portugal;

Curso de Defesa Nuclear Biológica e Química (EPE -1993)
Curso de Segurança de Matérias Classificadas (PCM)
III Curso de Operações de Paz e Ação Humanitária (IGC/CDH‐FDUC Ius Gentium Conimbrigae | Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) 2012
- no estrangeiro;

Curso Avançado de Logística – ramo de Transportes (“CLOAC Transportation”) nos E.U.A. (1998)
“NATO Balkans Intel Course” -AIRNORTH (Ramstein)  na Alemanha (2002)
“Joint Operations Intelligence Information System (JOIIS), NATO JOIIS Course”- HQ/SFOR (Sarajevo) na Bósnia – Herzegovina (2003)
Interim Geo-Spatial Intelligence Tool (“iGeo Sit  Course”, ministrado pelo NC3A no HQ/KFOR (Pristina) Kosovo) (2008)
Ao longo da sua carreira prestou serviço no Grupo de Artilharia de Campanha da 1ª Brigada Mista Independente (GAC/1ªBMI/RAL), no Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada Mecanizada Independente (GAC/BMI), na Escola Pratica do Serviço de Transportes (EPST), no Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada Aerotransportada Independente (GAC/BAI/RA4), no Quartel-General da Força de Estabilização da NATO na Bósnia – Herzegovina (QG/SFOR II), no Quartel-General da Força de Tarefa Norte da EUFOR (HQ/MNTF North EUFOR) na Bósnia – Herzegovina, noGrupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Intervenção (GAC/BrigInt/RA4), no Regimento de Artilharia nº4, no Comando da Brigada de Intervenção, no Quartel-General da KFOR (Kosovo Force) da NATO no Kosovo (QG/KFOR), novamente no Comando da Brigada de Intervenção, no Quartel-General da UNIFIL em Naqoura (Libano), no Centro de Recrutamento de Coimbra, no Gabinete de Classificação e Seleção da Amadora e na Direção de Administração de Recursos Humanos.

Participou em missões no estrangeiro, nomeadamente:
- no período de setembro 2002 a novembro 2003, na  Operação  JOINT GUARD/OPERATION JOINT FORGE no QG/SFOR (Sarajevo/Bósnia-Herzegovina), como Analista de Informações na Divisão Conjunta de Informações, fazendo parte da Repartição de Análise e Produção de Informações;
- no período de dezembro 2004 a junho 2005, na Operação ALTHEA da EUFOR, no QG da Multi National Task Force North da EUFOR (Tuzla/Bósnia-Herzegovina),prestou serviço como oficial de ligação, para a área de CIMIC (cooperação civil-militar) junto das Organizações Internacionais (concretamente UNHCR, OSCE, OHR), e também junto das ONGs mais representativas da zona de ação da MN Task Force North;
- no período de Jan 2008 a Fev 2009 na operação JOINT GUARDIAN  no QG/KFOR (Pristina – KOSOVO), desempenhou a função de KFOR Theatre NBC Officer;
- no período de Maio de 2011 a Junho de 2012, no Quartel-General da UNIFIL (em Naqoura, Líbano), como Chefe do J7 (Training and Lessons Learned), cumulativamente desempenhou as funções de “Military Best Practices Officer” da UNIFIL.

Na sequência da missão no Quartel-General da UNIFIL (em Naqoura, Líbano), escreveu um artigo intitulado “A EXPERIÊNCIA DE UM CARGO NA ONU - CASO DA UNIFIL”, que foi publicado na REVISTA da REVISTA DA BRIGADA DE INTERVENÇÃO (Brig.Int.), JUNHO DE 2012, ANO VI, Nº8, e na REVISTA DE ARTILHARIA Nº 1058 a 1060 – OUTUBRO a DEZEMBRO DE 2013. 

Atualmente desempenha funções de assessor no Instituto da Defesa Nacional.


O Capitão-de-mar-e-guerra Henrique Peyroteo Portela Guedes é licenciado em Ciências Militares Navais, pela Escola Naval, e especializado em eletrotecnia.
Possui duas Pós-graduações, uma em Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos em situações de conflito, do Instituto Europeu/IDN, e a outra em Estudos Avançados de Geopolítica, da UAL/IDN.
Ao longo da sua carreira prestou serviço na ex-Escola de Eletrotecnia, na Direção de Navios, no Estado-Maior da Armada, na Capitania do Porto de Lisboa, na Escola de Tecnologias Navais, na Cooperação Técnico-Militar em Luanda-Angola e comandou o navio patrulha N.R.P. “SAVE”.
Desempenha atualmente funções de assessor no Instituto da Defesa Nacional.
Tem mais de 30 artigos publicados sobre “Pirataria Marítima”, nomeadamente nas Revistas da Armada, de Marinha, Marítima Brasileira (da Armada brasileira), General de Marina (da Armada espanhola), Warships (britânica), Notícias Magazine e Notícias Sábado (ambas do Diário de Notícias).
Publicou através das “Edições Revista de Marinha”, o livro “A Pirataria Marítima Contemporânea: as últimas duas décadas”, que teve edição em português e em inglês.
É coautor de 2 subcapítulos no livro “A Segurança no Mar: Uma visão holística”.
Já deu conferências sobre esta temática no Instituto de Defesa Nacional, na Sociedade de Geografia, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Escola Naval portuguesa, na Academia Naval de Luanda – Angola, no Estado-Maior-General das Forças Armadas Angolanas, em Luanda, entre outros locais.
É Membro eleito da Academia de Marinha, na Classe de Artes, Letras e Ciências




Professor de Relações Internacionais na Universidade Lusíada. Assessor no Instituto da Defesa Nacional e Investigador no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI).
 
FORMAÇÃO ACADÉMICA
Doutoramento (Ph.D) em Ciência Política, Georgetown University, Washington, DC, EUA.
 
ÁREA DE ESTUDO
Relações Internacionais; Estratégia, Geopolítica e Geoestratégia; Europa, América do Norte e Rússia; África Subsariana e América do Sul.
 
PUBLICAÇÕES
"Irão Nuclear: o Relatório Incompleto", Newsletter do IDN nº22, Novembro/Dezembro 2007;
"A Encruzilhada Iraniana: Armas Nucleares e Consequências Geoestratégicas", Verão 2007, em parceria com Bernardo Pires de Lima;
"As eleições na Nigéria" Newsletter do IDN nº19, Maio/Junho 2007;
"África. Segurança e Acesso aos Recursos Petrolíferos", Newsletter do IDN nº14, Agosto 2006;
"Líbano: a Equação Síria", Newsletter do IDN nº2, Abril/Maio 2005;
"As Eleições na Palestina e o Roteiro da Paz", Newsletter do IDN nº1, Março 2005;
"As Forças Armadas e a Democracia Portuguesa, 1974-1982",Verão 2000;
"Rumo à Memória: Crónicas da Crise Comunista", Quetzal Editora em parceria com Carlos Gaspar;
"A Encruzilhada: Portugal, A Europa e os Estados Unidos", Bertrand, 2004, em parceria com João Marques de Almeida


Share
Content