Ir para o conteúdo principal

Webinar "O conflito Ucrânia-Rússia e a Turquia: implicações geopolíticas e geoeconómicas"

Portal do IDN \ Início \ Agenda \ Webinar "O conflito Ucrânia-Rússia e a Turquia: implicações geopolíticas e geoeconómicas"

​​​​​​Dois anos depois da invasão russa na Ucrânia, a guerra continua sem fim à vista. A Turquia, um importante membro da NATO e um Estado vizinho de ambas, tem tido um papel de neutralidade face aos beligerantes, recorrendo a uma ambiguidade estratégica onde a lógica parece ser a da prossecução dos seus próprios interesses. Ao mesmo tempo, a guerra teve até agora substanciais repercussões geopolíticas, levando ao regresso em força do Ocidente político sob liderança dos EUA. Todavia, originou, também, uma maior proximidade entre a Rússia e a China, bem como do Irão e a Coreia do Norte. Não menos significativos, em termos geoeconómicos, foram os substanciais impactos negativos nos mercados da energia e dos bens alimentares, provocando quebras significativas do crescimento económico e uma inflação elevada. Assim, nesta conferência, será efetuada uma análise da guerra Rússia-Ucrânia olhando em especial para o papel da Turquia, mas também para as suas múltiplas implicações geopolíticas e geoeconómicas, atuais e futuras. ​

O presente Webinar insere-se ainda nas atividades de promoção do curso de Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos 2024​.

Programa/convite aqui.

Inscrição aqui.

​​​

Partilhar
Conteúdo