A revista Nação e Defesa é uma publicação periódica especializada que visa contribuir para o conhecimento na área de estudos de Segurança e Defesa. A Nação e Defesa segue os mais elevados padrões éticos. O Conselho Editorial adota as providências necessárias para garantir que todos os artigos sejam originais e isentos de plágio. Os autores assumem o compromisso da originalidade do seu manuscrito e confirmam que não foi publicado nem está sob revisão noutra editora. Os nossos deveres para com os editores, autores e revisores, baseiam-se nas diretrizes fornecidas pelo Comité de Ética em Publicações (COPE), disponíveis em http://publicationethics.org/.
Deveres do Editor
1. Decisões editoriais: Após análise do Conselho Editorial, o editor aceitará, rejeitará ou solicitará alterações ao manuscrito.
2. Revisão do manuscrito: O editor avaliará a originalidade de cada manuscrito utilizando o software apropriado (Ouriginal). Uma vez aprovado, o manuscrito será enviado para avaliação em sistema de revisão por pares, por dois revisores, que recomendarão aceitação, rejeição ou alteração. O processo de revisão levará até 30 dias.
3. Imparcialidade: O editor deve garantir que os manuscritos submetidos à revista sejam avaliados exclusivamente pelo seu conteúdo intelectual, sem preconceitos de sexo, género, raça, religião, cidadania ou qualquer outro fator.
4. Confidencialidade: O editor é responsável por manter a confidencialidade de todas as informações relacionadas com os manuscritos submetidos.
5. Divulgação e Conflito de Interesses: O editor da revista não utilizará nenhum material não publicado de um manuscrito submetido no seu próprio trabalho de investigação sem o consentimento por escrito do autor.
Deveres dos Autores
1. Padrão de submissão: Os manuscritos devem seguir as diretrizes de submissão da revista.
2. Originalidade: Os autores devem garantir que o seu trabalho é totalmente original.
3. Publicações Múltiplas, Redundantes ou Simultâneas: Para evitar redundância, os autores não devem submeter o mesmo manuscrito a várias publicações ao mesmo tempo, nem devem publicar trabalhos de investigação semelhantes em mais de uma publicação.
4. Reconhecimento das Fontes: os autores devem identificar todas as fontes de dados que usaram.
5. Autoria do Artigo: Somente aqueles que deram uma contribuição significativa para o trabalho de investigação (em termos de conceção, desenho, execução ou interpretação) deverão ser listados como autores. Outros colaboradores devem ser listados como coautores. Todos os autores devem concordar com a versão submetida do manuscrito.
6. Acesso e retenção de dados: Os autores devem fornecer os dados brutos relacionados com o seu manuscrito para revisão editorial.
7. Divulgação de Apoio Financeiro: Os autores devem divulgar quaisquer fontes de apoio financeiro que receberam.
8. Erros Fundamentais em Trabalhos Publicados: Se os autores descobrirem quaisquer erros ou imprecisões significativas nos seus trabalhos publicados, deverão reportá-los ao editor.
Deveres dos revisores
1. Confidencialidade: As informações relativas aos manuscritos submetidos pelos autores devem ser mantidas em sigilo e tratadas como informações privilegiadas.
2. Reconhecimento das Fontes: Os revisores dos manuscritos devem garantir que os autores tenham identificado todas as fontes de dados utilizadas na pesquisa. Qualquer tipo de semelhança ou sobreposição entre os manuscritos em consideração com qualquer outro artigo publicado do qual o revisor tenha conhecimento pessoal deve ser imediatamente comunicado ao editor.
3. Padrões de Objetividade: A revisão dos manuscritos submetidos deve ser feita de forma objetiva e os revisores devem expressar os seus pontos de vista de forma clara e com argumentos de apoio.
4. Rapidez: Caso um revisor sinta que não conseguirá concluir a revisão do manuscrito no prazo estipulado, esta informação deverá ser comunicada ao editor para que o manuscrito possa ser enviado a outro revisor.