Ir para o conteúdo principal

Nação e Defesa


Portal do IDN \ Início \ Publicações \ Nação e Defesa

​​ 


A Nação e Defesa proporciona um espaço de investigação e reflexão privilegiando paradigmas e perspetivas distintas, essenciais ao conhecimento e análise de questões no quadro da segurança e defesa internacional e nacional, no plano teórico e aplicado. Tem como prioridade promover o conhecimento e a reflexão pluridisciplinar, nomeadamente no campo dos Estudos de Segurança, Estudos Estratégicos, Ciência Política, História, Estudos Diplomáticos, Relações Internacionais, Sociologia, Direito Internacional Público e Economia.

É uma publicação periódica de carácter científico, que adota o sistema de arbitragem por pares na admissão e aprovação dos artigos submetidos, encontrando-se anotada em várias bases de dados. A revista proporciona o acesso público livre e imediato a todo o seu conteúdo. Publica artigos em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

Nação e Defesa

Ficha técnica​​

​​​​​​​O artigo proposto para publicação, em português ou inglês, deve ser enviado via correio eletrónico para idn.publicacoes@defesa.pt devendo observar as seguintes normas:

• Ter entre 5.000 a 8.000 palavras em Word;

• Ser acompanhado de um resumo em português e em inglês (até 150 palavras cada);

• Ter título e palavras-chave em português e inglês:

• Ser redigido de acordo com o sistema de referências de Harvard;

Os textos submetidos devem ser inéditos, não editados ou apresentados em quaisquer outras publicações. A revista Nação e Defesa não adota nenhum tipo de cobrança aos autores​.

O artigo, sem indicação do autor e acompanhado pela Ficha de Identificação (disponível em fichadeautor.pdf) devidamente preenchida, será apreciado em regime de anonimato (blind peer review).

A revista Nação e Defesa adota o sistema de referência bibliográfica de Harvard. Este sistema emprega a referência autor e data no corpo do texto e uma lista de referências bibliográficas no final do artigo escrito, organizada por ordem alfabética. A lista de referências contém uma relação detalhada dos livros, revistas e fontes eletrónicas citadas.

Os artigos publicados são da inteira responsabilidade do autor.

Cada autor receberá dois exemplares da revista na morada indicada.

Ao submeter um manuscrito à revista, o(s) autor(es) declara(m) que autoriza(m), a título gracioso, a digitalização, o carregamento e a divulgação do referido artigo nas plataformas de conteúdos digitais do IDN e em repositórios e bases de dados bibliográficos. Os casos não especificados nestas normas de colaboração deverão ser apresentados ao Editor.

 

​​

​A revista Nação e Defesa é uma publicação periódica especializada que visa contribuir para o conhecimento na área de estudos de Segurança e Defesa. A Nação e Defesa segue os mais elevados padrões éticos. O Conselho Editorial adota as providências necessárias para garantir que todos os artigos sejam originais e isentos de plágio. Os autores assumem o compromisso da originalidade do seu manuscrito e confirmam que não foi publicado nem está sob revisão noutra editora. Os nossos deveres para com os editores, autores e revisores, baseiam-se nas diretrizes fornecidas pelo Comité de Ética em Publicações (COPE), disponíveis em http://publicationethics.org/​.

Deveres do Editor

1. Decisões editoriais: Após análise do Conselho Editorial, o editor aceitará, rejeitará ou solicitará alterações ao manuscrito.

2. Revisão do manuscrito: O editor avaliará a originalidade de cada manuscrito utilizando o software apropriado (Ouriginal). Uma vez aprovado, o manuscrito será enviado para avaliação em sistema de revisão por pares, por dois revisores, que recomendarão aceitação, rejeição ou alteração. O processo de revisão levará até 30 dias.

3. Imparcialidade: O editor deve garantir que os manuscritos submetidos à revista sejam avaliados exclusivamente pelo seu conteúdo intelectual, sem preconceitos de sexo, género, raça, religião, cidadania ou qualquer outro fator.

4. Confidencialidade: O editor é responsável por manter a confidencialidade de todas as informações relacionadas com os manuscritos submetidos.

5. Divulgação e Conflito de Interesses: O editor da revista não utilizará nenhum material não publicado de um manuscrito submetido no seu próprio trabalho de investigação sem o consentimento por escrito do autor.

Deveres dos Autores

1. Padrão de submissão: Os manuscritos devem seguir as diretrizes de submissão da revista.

2. Originalidade: Os autores devem garantir que o seu trabalho é totalmente original.

3. Publicações Múltiplas, Redundantes ou Simultâneas: Para evitar redundância, os autores não devem submeter o mesmo manuscrito a várias publicações ao mesmo tempo, nem devem publicar trabalhos de investigação semelhantes em mais de uma publicação.

4. Reconhecimento das Fontes: os autores devem identificar todas as fontes de dados que usaram.

5. Autoria do Artigo: Somente aqueles que deram uma contribuição significativa para o trabalho de investigação (em termos de conceção, desenho, execução ou interpretação) deverão ser listados como autores. Outros colaboradores devem ser listados como coautores. Todos os autores devem concordar com a versão submetida do manuscrito.

6. Acesso e retenção de dados: Os autores devem fornecer os dados brutos relacionados com o seu manuscrito para revisão editorial.

7. Divulgação de Apoio Financeiro: Os autores devem divulgar quaisquer fontes de apoio financeiro que receberam.

8. Erros Fundamentais em Trabalhos Publicados: Se os autores descobrirem quaisquer erros ou imprecisões significativas nos seus trabalhos publicados, deverão reportá-los ao editor.

Deveres dos revisores

1. Confidencialidade: As informações relativas aos manuscritos submetidos pelos autores devem ser mantidas em sigilo e tratadas como informações privilegiadas.

2. Reconhecimento das Fontes: Os revisores dos manuscritos devem garantir que os autores tenham identificado todas as fontes de dados utilizadas na pesquisa. Qualquer tipo de semelhança ou sobreposição entre os manuscritos em consideração com qualquer outro artigo publicado do qual o revisor tenha conhecimento pessoal deve ser imediatamente comunicado ao editor.

3. Padrões de Objetividade: A revisão dos manuscritos submetidos deve ser feita de forma objetiva e os revisores devem expressar os seus pontos de vista de forma clara e com argumentos de apoio.

4. Rapidez: Caso um revisor sinta que não conseguirá concluir a revisão do manuscrito no prazo estipulado, esta informação deverá ser comunicada ao editor para que o manuscrito possa ser enviado a outro revisor.

​​​​​​​​

A Nação e​​ Defesa é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente sem custo para o utilizador ou a sua instituição. Os utilizadores têm permissão para ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem solicitar autorização prévia do editor ou do autor. Esta política está de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.​​​


​Para ser assinante da revista Nação e Defesa terá de preencher o Boletim de Assinatura e de o remeter para o IDN, sendo as revistas pretendidas periodicamente enviadas para a morada que indicar.

A assinatura começa no número seguinte ao editado no momento. Terminando a assinatura, todos os assinantes serão convidados a proceder à sua renovação.

Para adquirir qualquer volume já publicado, poderá solicitar-nos o que pretende através do mail idn.publicacoes@defesa.pt, enviando os seguintes elementos:

• Nome;
• Número de contribuinte;
• Morada para envio;
• Modo de pagamento preferido.

Modos de Pagamento (8,50€ cada volume + 3,75€ embalagem e portes):

Transferência bancária por Homebanking ou Multibanco para o IBAN PT50.0781.0112.0000.0007.7772.0
Cheque ou Vale postal à ordem do Instituto da Defesa Nacional.

Temporariamente, o IDN não efetua venda presencial  de publicações.

2024

​167 - ​Dinâmicas Regionais de Segurança e Defesa​

2023​

166 - CHINA 2049​

165 - Geopolítica e Soberania​

164 - Conflitos e Disputas Regionais​

2022

163 - Tecnologia, Cibernética e Defesa​

162 - O Espaço Pós-Soviético​

161 - Conflitos Armados​

2021

160 - Relações Europa-África​

159 - Desafios Geopolíticos​

158 - Segurança Internacional


2020

157 - Mulheres, Paz e Segurança

156 - Segurança em Tempo de Crise

155 - Desafios Europeus​


2019

154 - Pontes sobre o Atlântico

153 - Segurança Energética e Economia do Gás

152 - Terrorismo e Violência Política


2018

151 - Geopolítica Aplicada

150 - European Defence

149 - Europe and Refugees​


2017

148 - Grupos Islamistas Radicais

147 - Brexit

​146 - Drones​

2016

145 - Leituras da Grande Guerra

144 - The EU Comprehensive Approach: Concepts and Practices

​143 - Terrorismo Transnacional​

2015

142 - India

141 - Arquipélago dos Açores

​140 - Nuclear Proliferation

2014

139 - Portugal na Grande Guerra

138 - Brasil

​137 - Reflexões sobre a Europa

2013

136 - Estratégia

135 - Conselho de Segurança da ONU

​134 - Ásia-Pacífico

2012

133 - Cibersegurança

132 - Segurança no Mediterrâneo

​131 - Segurança em África​

2011

130 - Afeganistão

129 - Gestão de Crises

​128 - O Mar no Espaço da CPLP​

2010

127 - Dinâmicas da Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia

126 - O Conceito Estratégico da NATO​

​125 - Visões Globais para a Defesa​

2009

124 - Que Visão para a Defesa? Portugal-Europa-NATO

123 - Portugal e a Aliança Atlântica

​122 - O Mar no Pensamento Estratégico Nacional​​

2008

121 - Estudos sobre o Médio Oriente

120 - Número não temático

​119 - Transição Democrática no Mediterrâneo​

2007

118 - Políticas de Segurança e Defesa dos Pequenos e Médios Estados Europeus

117 - Número não temático

​116 - Número não temático​

2006

115 - Portugal na Europa Vinte Anos Depois

114 - Segurança na África Subsariana

​113 - Número não temático​

2005

112 - Número não temático

111 - Raymond Aron: Um Intelectual Comprometido

​110 - Teoria das Relações Internacionais​

2004

109 - Segurança Internacional e Outros Ensaios

N.º Extra - Educação da Juventude, Carácter, Liderança e Cidadania

​108 - Portugal e o Mar
107 - Forças Armadas e Sociedade: Continuidade e Mudança​

2003

106 - A Nova Carta do Poder Mundial

105 - Soberania e Intervenções Militares

​104 - Evolução das Nações Unidas​

2002

N.º Extra - Cooperação Regional e a Segurança no Mediterrâneo

103 - Novos Desafios à Segurança Europeia

​102 - Repensar a NATO
101 - Europa e o Mediterrâneo​

2001

100 - De Maastricht a Nova Iorque: Desafios à coesão europeia

099 - Segurança para o Século XXI

​098 - Forças Armadas em Mudança
097 - Nova Ordem Jurídica Internacional?

2000

095-096 - Prevenção de Conflitos e Cultura da Paz

094 - Democracia e Forças Armadas

​093 - Novos Rumos da Educação para a Cidadania
092 - Portugal e as Operações de Paz na Bósnia​

1999

091 - Operações de PAZ

090 - Economia & Defesa

​089 - Portugal na NATO: 1949-1999​
088 - Mulheres nas Forças Armadas

1998

087 - O Estado em Mudança

086 - O Desafio das Águas: Segurança Internacional e Desenvolvimento Duradouro

​085 - Portugal e o Desafio Europeu
084 - Uma nova NATO numa nova EUROPA

1997

083 - S/Título

082 - S/Título

​081 - S/Título​

1996

080 - S/Título

079 - S/Título

​078 - S/Título
077 - S/Título​

1995

076 - S/Título

075 - S/Título

​074 - S/Título
073 - S/Título​

1994

072 - S/Título

071 - S/Título

​070 - S/Título
069 - S/Título​

1993​

068 - S/Título

067 - S/Título

​066 - S/Título
065 - S/Título​

1992

064 - S/Título

063 - S/Título

​062 - S/Título
061 - S/Título​

1991

060 - S/Título

059 - S/Título

​058 - S/Título
057 - S/Título

1990

056 - S/Título

055 - S/Título

​054 - S/Título
053 - S/Título

1989

052 - S/Título

051 - S/Título

​050 - S/Título
049 - S/Título

1988

048 - S/Título

047 - S/Título

​046 - S/Título
045 - S/Título

1987

044 - S/Título

043 - S/Título

​042 - S/Título
041 - S/Título​

1986

040 - S/Título

039 - S/Título

​038 - S/Título
037 - S/Título

1985

036 - S/Título

035 - S/Título

​034 - S/Título
033 - S/Título

1984

032 - S/Título

031 - S/Título

​030 - S/Título
029 - S/Título

1983

028 - S/Título

027 - S/Título

​026 - S/Título
025 - S/Título

1982

024 - S/Título

023 - S/Título

​022 - S/Título
021 - S/Título

1981

020 - S/Título

019 - S/Título

​018 - S/Título
017 - S/Títu​lo

1980

016 - S/Título

015 - S/Título

​014 - S/Título
013 - S/Títu​lo

1979

012 - S/Título

011 - S/Título

​010 - S/Título
009 - S/Títu​lo​

1978

008 - S/Título

007 - S/Título

​006 - S/Título
005 - S/Títu​lo
004 - S/T​ítu​lo

1977

003 - S/Título

1976

002 - S/Título

001 - S/Título

​000 - S/Título​


Última Edição

Pesquise em:

  • RCAAP

    O IDN disponibiliza mais de 1200 artigos online através da plataforma RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. Todos os artigos, tratados pela biblioteca do IDN, com origem na revista "Nação e Defesa", "IDN Cadernos" e "IDN Brief", podem ser acedidos na íntegra em formato PDF.

  • ​​​

    Partilhar
    Conteúdo