Ir para o conteúdo principal

Seminário IDN Jovem


Portal do IDN \ Início \ Formação \ Catálogo de Cursos \ Seminário IDN Jovem

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A segurança e a defesa estão intrinsecamente ligadas aos valores da liberdade e do bem-estar. A preservação destes valores, indissociáveis do modo de vida das sociedades democráticas, deve encontrar nos jovens o seu garante futuro e o seu principal ativo.

As Universidades, enquanto instituições promotoras da criação e transmissão de conhecimento, conceitos e práticas de cidadania aos futuros líderes, nas mais diversas áreas de atividade do País, contam com o Instituto da Defesa Nacional (IDN) como um parceiro ativo para a consecução desse objetivo.

​​​​​​​No âmbito da sensibilização junto da comunidade universitária, o IDN tem vindo a realizar desde 2016 os designados “Seminários IDN Jovem”, orientados para os estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, constituindo-se num espaço de reflexão e debate sobre temáticas relacionadas com a Segurança e Defesa. 

O Seminário IDN Jovem é uma organização conjunta do Instituto da Defesa Nacional  com as Universidades de todo o país e os Núcleos de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais dos Estabelecimentos de Ensino Superior Portugueses.

Esta iniciativa desafia os jovens estudantes do ensino superior a participar através do sistema Call for Papers relacionados com a temática de Segurança e Defesa, oferecendo-lhes a possibilidade de apresentarem os seus trabalhos em público e, posteriormente, serem publicados em edições próprias do “IDN Cadernos”​.

  • ​​​Proporcionar aos estudantes do ensino superior a possibilidade de apresentarem, em seminário público, os seus trabalhos, defenderem os seus pontos de vista e poderem publicar em revista do IDN.

  • Preservar e inculcar nos jovens os valores da liberdade e do bem-estar indissociáveis do modo de vida das sociedades democráticas.

  • Transmissão de conceitos e práticas de cidadania aos futuros líderes, nas mais diversas áreas de atividade do país, nomeadamente nos aspetos relacionados com a segurança e defesa.

​Os papers serão apreciados por um júri de seleção, tendo em vista a escolha dos trabalhos a serem apresentados no Seminário IDN Jovem e, ulteriormente, após nova seleção dos trabalhos apresentados pelos serviços editoriais do IDN, integrados numa publicação denominada IDN Cadernos.

Em cada edição desta iniciativa é escolhida uma instituição universitária que, em estreita colaboração com o IDN, acolhe a realização do evento.

​Estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento ou pós-graduação, a título individual, ou em grupo (não mais de 5 elementos).​

Trabalhos de estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento ou pós-graduação, cujos papers apresentados deverão seguir, obrigatoriamente, as seguintes normas:

  • Identificação completa do(s) autor(es) com nome completo, Instituição Universitária, Curso(s) e ano(s) que frequenta(m);

  • Ter entre 30.000 a 50.000 caracteres (espaços não incluídos) e serem enviados em formato Word e PDF;

  • Serem acompanhados de um resumo em português e de um abstract em inglês (até 1.000 caracteres cada, espaços incluídos);

Serem redigidos de acordo com o sistem​a de referência bibliográfica de Harvard, disponível para consulta em https://library.aru.ac.uk/referencing/harvard.htm

​Os estudantes entregam os papers a concurso dentro dos prazos e condições estabelecidas nos Call for papers para cada edição do Seminário IDN Jovem.​

​Instituto da Defesa Nacional
Núcleo de Planeamento
Calçada das Necessidades, n.º 5 - 1399-017 Lisboa
Telf.: 211 544 700/46/48
Email: idn.planeamento@defesa.pt

 

Coordenador ​​Responsável

Coronel C​​osta Campos

  • ​​I Seminário IDN Jove​m 2016 – Lisboa, IDN

  • II Seminário IDN Jovem 2017 – Braga, Universidade do Minho (UMinho)

  • III Seminário IDN Jovem 2018 – Covilhã, Universidade da Beira interior (UBI)

  • IV Seminário IDN Jovem 2018 – Coimbra, Faculdade de economia de Coimbra (FEUC)

  • V Seminário IDN Jovem 2019 – Évora, Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (ECS)

  • VI Seminário IDN Jovem 2021 - Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Partilhar
Conteúdo