Ir para o conteúdo principal

Nação e Defesa


Portal do IDN \ Início \ Publicações \ Nação e Defesa

 


A Nação e Defesa proporciona um espaço de investigação e reflexão privilegiando paradigmas e perspetivas distintas, essenciais ao conhecimento e análise de questões no quadro da segurança e defesa internacional e nacional, no plano teórico e aplicado. Tem como prioridade promover o conhecimento e a reflexão pluridisciplinar, nomeadamente no campo dos Estudos de Segurança, Estudos Estratégicos, Ciência Política, História, Estudos Diplomáticos, Relações Internacionais, Sociologia, Direito Internacional Público e Economia.

É uma publicação periódica de carácter científico, que adota o sistema de arbitragem por pares na admissão e aprovação dos artigos submetidos, encontrando-se anotada em várias bases de dados. A revista proporciona o acesso público livre e imediato a todo o seu conteúdo. Publica artigos em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

Nação e Defesa

Ficha técnica​​

​​​​O artigo proposto para publicação, em português ou inglês, deve ser enviado via correio eletrónico para idn.publicacoes@defesa.pt devendo observar as seguintes normas:

• Ter entre 5.000 a 8.000 palavras em Word;

• Ser acompanhado de um resumo em português e em inglês (até 150 palavras cada);

• Ter título e palavras-chave em português e inglês:

• Ser redigido de acordo com o sistema de referências de Harvard;

Os textos submetidos devem ser inéditos, não editados ou apresentados em quaisquer outras publicações.

O artigo, sem indicação do autor e acompanhado pela Ficha de Identificação (disponível em fichadeautor.pdf) devidamente preenchida, será apreciado em regime de anonimato (blind peer review).

A revista Nação e Defesa adota o sistema de referência bibliográfica de Harvard. Este sistema emprega a referência autor e data no corpo do texto e uma lista de referências bibliográficas no final do artigo escrito, organizada por ordem alfabética. A lista de referências contém uma relação detalhada dos livros, revistas e fontes eletrónicas citadas.

Os artigos publicados são da inteira responsabilidade do autor.

Cada autor receberá dois exemplares da revista na morada indicada.

Ao submeter um manuscrito à revista, o(s) autor(es) declara(m) que autoriza(m), a título gracioso, a digitalização, o carregamento e a divulgação do referido artigo nas plataformas de conteúdos digitais do IDN e em repositórios e bases de dados bibliográficos. Os casos não especificados nestas normas de colaboração deverão ser apresentados ao Editor.

 

​Para ser assinante da revista Nação e Defesa terá de preencher o Boletim de Assinatura e de o remeter para o IDN, sendo as revistas pretendidas periodicamente enviadas para a morada que indicar.

A assinatura começa no número seguinte ao editado no momento. Terminando a assinatura, todos os assinantes serão convidados a proceder à sua renovação.

Para adquirir qualquer volume já publicado, poderá solicitar-nos o que pretende através do mail idn.publicacoes@defesa.pt, enviando os seguintes elementos:

• Nome;
• Número de contribuinte;
• Morada para envio;
• Modo de pagamento preferido.

Modos de Pagamento (8,50€ cada volume + 3,75€ embalagem e portes):

Transferência bancária por Homebanking ou Multibanco para o IBAN PT50.0781.0112.0000.0007.7772.0
Cheque ou Vale postal à ordem do Instituto da Defesa Nacional.

Temporariamente, o IDN não efetua venda presencial  de publicações.

Última Edição

Pesquise em:

  • RCAAP

    O IDN disponibiliza mais de 1200 artigos online através da plataforma RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. Todos os artigos, tratados pela biblioteca do IDN, com origem na revista "Nação e Defesa", "IDN Cadernos" e "IDN Brief", podem ser acedidos na íntegra em formato PDF.

  • ​​​

    Partilhar
    Conteúdo