Ir para o conteúdo principal

Direção

​​​​



Diretora

​Professora Doutora Isabel Alexandra Ribeiro Gomes Ferreira Nunes van Nieuwburg

​​​​
​​​
Biografia

Em 31 março de 2022 foi designada, em regime de substituição, para exercer o cargo de Diretora-Geral do Instituto de Defesa Nacional.











É doutorada em Ciência Política pela Universidade de Twente e possui um pós-doutoramento em Relações Internacionais pela Universidade de Groningen (Holanda). É mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa e licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. É investigadora do Observat​ório Relações Externas da Universidade Autónoma de Lisboa.

Foi Subdiretora do Instituto da Defesa Nacional entre setembro de 2006 e setembro de 2008.

Entre 2002-2005 foi Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia com o projeto de investigação “Multilevel Role Prescriptions - Portugal, NATO and the Common Foreign Securty Policy” conducente ao doutoramento e entre 2008-2011 com o projeto “Operationalisation and Implementation of Common Security and Defence Policy CSDP) - Connecting Competences and Power” no quadro do pós-doutoramento. Foi Research Fellow no Departamento de Relações Internacionais e Organização Internacional da Universidade de Groningen (Holanda) entre 2009 e 2011. Entre 1999-2001 foi bolseira da NATO, no âmbito da NATO-EAPC Individual Fellowship, com o projeto de investigação “The Transatlantic Link and the European Defence and Security Identity in the Mediterranean Context”.

Em 1994 recebeu o Prémio de Defesa Nacional pelo melhor trabalho de investigação (tese de mestrado) subordinado ao tema “Delineamento de uma Estratégia Diplomática Portuguesa- Portugal na Segunda Guerra Mundial”. 

Foi auditora do Curso da Defesa Nacional do Instituto da Defesa Nacional entre 1995-1996.

É desde 2011 Chefe de Equipa Multidisciplinar do Centro de Estudos e Investigação (CEI) do Instituto da Defesa Nacional e assessora daquele mesmo instituto tendo como áreas de especialidade a política externa, segurança e defesa europeia, política externa dos pequenos estados e teorias das relações internacionais. 

Representa o Instituto da Defesa Nacional no Comité Académico Executivo e é diretora do Curso “Civilian Aspects of Crisis Management” no âmbito do Colégio Europeu de Segurança e Defesa. No Instituto da Defesa Nacional dirige o Curso de Defesa Nacional desde 2012. 

Entre novembro de 1996 e setembro de 2006 desempenhou as funções de Chefe de Divisão do Centro de Estudos do Departamento de Investigação do Instituto da Defesa Nacional.

Entre 1991 e 1996 exerceu funções técnicas no Departamento de Relações Internacionais - Divisão de Relações Multilaterais, da Direção Geral de Política de Defesa Nacional.

Em 1989 ingressou no Ministério da Defesa Nacional onde exerceu funções como assessora no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional (XI Governo Constitucional) para a área das relações internacionais.

As suas últimas publicações incluem (2021) “União Europeia: Bússola Estratégica”; (2021) “Prospects for Euro-Atlantic cooperation”; (2018) “European Defence Cooperation”; (2017) “O Referendo Britânico e a Segurança e Defesa Europeia” (2017) “Comprehensive Approach in Crisis management: A literature review” e (2016) “International regimes as an analytical tool”.

- Medalha da Defesa Nacional de 1ª Classe, Portaria nº 57/2019 de 18 de dezembro, concedida pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho.

- Medalha da Defesa Nacional de 1ª Classe, Portaria nº 727/2015 de 17 de dezembro, concedida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. Pedro Aguiar Branco. ​

 



Partilhar
Conteúdo