Ir para o conteúdo principal

V Seminário de Defesa Nacional

IDN,Auditório n.º 1 | 09h00
Portal do IDN \ Início \ Agenda \ V Seminário de Defesa Nacional

A quinta edição do Seminário de Defesa Nacional decorre no dia 22 de novembro, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), em Lisboa.

Este seminário pretende promover um debate sobre as estratégias de resiliência institucional face a desafios da atual dinâmica de competição sistémica.

Os debates deste dia serão abertos ao público, com transmissão online, através do canal de Youtube da Defesa Nacional.

O Seminário de Defesa Nacional é uma iniciativa da Ministra da Defesa Nacional, organizada em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, cujo objetivo é a promoção anual de debates vocacionados a esta área de soberania, reunindo intervenientes com ação direta na elaboração e execução de políticas de Defesa Nacional e de diversos profissionais da comunidade em geral, com interesse nestas matérias.

Através deste seminário, a Defesa Nacional procura identificar desafios relevantes para o seu universo e refletir sobre as possíveis respostas e soluções, enquanto continua a promover a aproximação à sociedade através da participação em debates cada vez mais alargados e enriquecedores.

Conceito

A multiplicação de eventos com impacto à escala global, desde a pandemia de COVID-19, à guerra de agressão da Federação Russa contra a Ucrânia, à crise inflacionária, às alterações climáticas, à insegurança alimentar e energética ou à expansão da ação externa da China, desencadeou uma consciência renovada entre decisores para um conjunto crescente de ameaças e riscos, que exigem instituições e sociedades resilientes.

Numa era de competição global, o conceito de resiliência, definido como a capacidade de um sistema evoluir e de se adaptar em ambientes de instabilidade ou rutura, destaca a necessidade de manter a integridade de estruturas, funções e recursos essenciais ao funcionamento normal dos estados. A resiliência é, assim, simultaneamente um conceito e uma prática de resposta à possibilidade de qualquer sociedade ser confrontada com situações disruptivas em setores críticos, sejam elas resultantes de ações intencionais ou de ocorrências naturais.

Dadas as especificidades frequentemente associadas ao setor da Defesa, o V Seminário de Defesa Nacional, que decorrerá sob o tema "Resiliência num Contexto de Competição Geopolítica", pretende promover um debate sobre exemplos concretos de estratégias de resiliência institucional face a desafios suscitados pela atual dinâmica de competição sistémica.

O contexto euro-atlântico receberá um enfoque especial, juntamente com uma comparação de experiências de resiliência em países-chave. À luz da guerra desencadeada pela Rússia, o caso da Ucrânia merecerá também uma discussão específica. A nível nacional, os trabalhos centrar-se-ão em lições aprendidas nas Forças Armadas portuguesas, explorando ramificações fundamentais no âmbito das comunicações e espaço, mobilidade e resiliência social.

Programa​ aqui​.

Partilhar
Conteúdo