Ir para o conteúdo principal

Webinar "Mulheres, Paz e Segurança: implementação da RCSNU 1325 no Brasil e em Portugal"

Portal do IDN \ Início \ Agenda \ Webinar "Mulheres, Paz e Segurança: implementação da RCSNU 1325 no Brasil e em Portugal"

​Em colaboração com a Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), o IDN organiza no dia 25 de fevereiro, das 18h00 às 20h00, em formato online, o seminário "Mulheres, Paz e Segurança: implementação da RCSNU 1325 no Brasil e em Portugal".

Em 2000, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a histórica Resolução 1325, sobre Mulheres, Paz e Segurança. Ao reconhecer o impacto desproporcional dos conflitos armados nas mulheres e meninas e a sub-representação das mulheres nos processos de paz, foi a primeira resolução a realçar a participação plena e igualitária das mulheres como agentes em todas as fases e níveis da resolução de conflitos, e a promover a incorporação de perspetivas de género em todos os esforços de paz e segurança. Outras nove resoluções foram criadas e, juntas, trazem a importância das questões de género para a agenda política internacional. Nos últimos 20 anos, tanto as organizações de segurança internacionais e regionais, quanto os países, individualmente, têm desenvolvido um conjunto de instrumentos e medidas para implementar essa agenda. 

Para refletir sobre estes temas e as experiências de implementação e integração de género no contexto brasileiro e português, o evento contará com a participação de Helena Carreiras (IDN), Diana Morais (Gabinete da Igualdade do MDN), Sabrina Medeiros (InterAgency Institute), comentários de Cristina Silva (IDN) e moderação de Danielle Ayres (UFSC/ABED).

O evento será transmitido em direto no canal do Youtube da ABED.

Partilhar
Conteúdo