Ir para o conteúdo principal

Curso de Especialização em Sociologia das Forças Armadas


Portal do IDN \ Início \ Formação \ Catálogo de Cursos \ Cursos de Curta Duração \ Curso de Especialização em Sociologia das Forças Armadas

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Instituto da Defesa Nacional (IDN) organiza, em parceria com a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC – Brasil),​ o Curso de Especialização em Sociologia das Forças Armadas. 

O curso pretende promover a reflexão sobre a relação entre Forças Armadas, Estado e Sociedade, compreendendo as transformações, organização e dinâmicas internas e externas das instituições militares, e os seus impactos e desafios num mundo em mudança.    

Ao lidar com a produção científica nas áreas das ciências sociais e estudos militares, o curso analisará as relações civis-militares a partir de uma série de questões centrais, que incidem sobre a relação entre o Estado e as Forças Armadas, o processo de tomada de decisão política sobre a ação militar, o impacto da opinião pública e dos media, a integração de género, a cultura organizacional, os recursos humanos e desafios sociais e organizacionais que as instituições militares enfrentam hoje.   

A formação é realizada por investigadores nacionais e internacionais especialistas nas áreas do conhecimento conexas com as temáticas do curso.  



​​

Promover a partilha de conhecimento relativo à sociologia militar, proporcionando uma análise aprofundada sobre as relações entre Forças Armadas, Estado e Sociedade.

Compreender as especificidades teóricas, conceptuais e metodológicas nas áreas dos estudos militares e ciências sociais, a fim de desenvolver competências e promover investigação científica nesses campos, bem como nos domínios mais amplos de Segurança e Defesa.

Proporcionar reflexão sobre os comportamentos, organização e dinâmicas quotidianas da instituição militar e de seus atores, a partir de um enfoque naqueles que servem nas Forças Armadas e na própria instituição.

Compreender as transformações e continuidades das dinâmicas organizacionais das Forças Armadas num mundo em mudança e nos diferentes contextos espácio-temporais. 


O Curso de Especialização em Sociologia das Forças Armadas, organizado conjuntamente pelo IDN e pela FGV/CPDOC, será oferecido em formato online através do software Zoom e lecionado por um conjunto de investigadores especializados nos temas abaixo indicados, com experiência a nível nacional e internacional. 

Módulos
  • Militares, democracia e poder político;
  • A reflexividade nos estudos sobre as Forças Armadas;
  • Missões de paz e resolução de conflitos;
  • Género e família na instituição militar;
  • Ensino e carreira militar;
  • Forças Armadas, Estado e sociedade.

A formação tem a duração total de 30 horas. Cada módulo terá uma duração de 4 (quatro) horas, um dia por semana em horário pós-laboral. 

No final do curso, os auditores apresentarão propostas de trabalhos individuais sobre os temas e debates realizados durante a formação.  

O curso é coordenado por Celso Castro (FGV/CPDOC), Helena Carreiras e Cristina Rodrigues da Silva (IDN).​

Programa do I Curso Sociologia das Forças Armadas aqui​.

  • Licenciados e estudantes universitários das áreas de Ciência Política, História, Sociologia, Antropologia, Relações Internacionais, Psicologia, Ciências da Comunicação e áreas co-relacionadas;
  • Membros das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança; 
  • Jornalistas e estudiosos do tema;
  • Quadros da Administração Pública, designadamente do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Administração Interna;​
  • ​Ser titular de licenciatura, grau superior ou frequência do Ensino Superior, sem prejuízo de, por decisão da Direção do IDN, serem admitidos candidatos cujo perfil profissional dê garantias de habilitação suficiente para a sua frequência;
  • Desempenho de funções para as quais os objetivos do curso sejam considerados de elevado interesse.

As candidaturas são formalizadas através da apresentação, dentro do período de candidaturas definido, dos seguintes documentos:
  • Ficha de candidatura devidamente preenchida (online);
  • Curriculum Vitae;
  • Uma fotografia tipo passe, atual e a cores;
  • Cópia de certificado(s) de habilitações.
As candidaturas só serão consideradas, se incluírem todos os documentos indicados e enviados, em anexo à ficha de candidatura ou via eletrónica para idn.candidaturas@defesa.pt.

Para a frequência do curso é devido o pagamento de propina única, definida anualmente. 

Não serão admitidas candidaturas que:
  • Não estejam devidamente instruídas (ex. falta de documentos);
  • Não preencham os critérios de admissão.

A apresentação de qualquer documentação exigida fora do prazo estipulado determina igualmente a não-aceitação da candidatura.

As candidaturas são apreciadas por uma Comissão de Seleção, nomeada pelo/a Diretor/a do IDN.

Os candidatos serão informados sobre a sua admissão à frequência do curso por correio eletrónico.​​


Instituto da Defesa Nacional / Núcleo de Planeamento
Calçada das Necessidades, nº 5 - 1399-017 Lisboa
Telf. 211 544 713
Email: idn.candidaturas@defesa.pt (Só para candidaturas)

Coordenadora do curso:
Cristina Rodrigues da Silva


  • Partilhar
    Conteúdo