Ir para o conteúdo principal

Curso de Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos


Portal do IDN \ Início \ Formação \ Catálogo de Cursos \ Cursos de Curta Duração \ Curso PBS

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Curso de Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos é uma organização, em parceria, do Instituto da Defesa Nacional e da Porto Business School.

Apresentando uma atualidade evidente, o curso procura estabelecer um quadro de referência para melhor compreender os temas geopolíticos e riscos derivados, permitindo adquirir sólidos conhecimentos na sua relação com as organizações, e como tendências, incertezas, acontecimentos e riscos globais impactam localmente, criando ferramentas para definir uma estratégia resiliente e adaptativa. 

Estabelecerá, ainda, novas competências nas diferentes abordagens estratégicas, das institucionais às empresariais, passando pela Teoria dos Jogos e desenvolvimento de quadros de referência, que permitem antecipar e desenvolver cenários, promover uma análise prospetiva e fazer face a forças disruptivas – transformando todos estes fatores de risco em oportunidades sustentáveis.

Página do Cur​so na Porto Business School​

Folheto do Curso
Inscrição​

​Numa parceria com a Porto Business School (PBS), o Instituto da Defesa Nacional (IDN) vai organizar, entre 7 de março e 19 de abril de 2024, a 4ª edição do curso de “Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos" (RGEE).

O programa permitirá adquirir sólidos conhecimentos na relação entre a geopolítica e a sua organização, e como tendências, incertezas, acontecimentos e riscos globais impactam localmente, criando ferramentas para definir uma estratégia resiliente e adaptativa.

Estabelecerá, ainda, novas competências nas diferentes abordagens estratégicas, das institucionais às empresariais, passando pela Teoria dos Jogos e desenvolvimento de quadros de referência, que permitem antecipar e desenvolver cenários, promover uma análise prospetiva e fazer face a forças disruptivas – transformando todos estes fatores de risco em oportunidades sustentáveis.

É um curso essencial e particularmente oportuno para quem se encontra, ou pretende vir a estar, envolvido com o planeamento estratégico (político, institucional ou empresarial) e com a gestão de risco. ​

Os requisitos de admissão e os critérios de admissão podem ser consultados na página do curso, sendo que o período para apresentação de candidaturas à frequência do RGEE decorre até 29 de fevereiro de 2024 (mas com early bird fee até 7 de fevereiro).

A frequência do RGEE poderá decorrer, de forma síncrona, presencialmente no Porto ou através de plataforma online.






​​

  • Conhecer o quadro global e regional das tendências e riscos geopolíticos;
  • Desenvolver novas competências nas áreas do Business Risk, sustentabilidade (ESG) e Corporate Governance, face às exigências crescentes dos reguladores;
  • Identificar oportunidades e riscos geopolíticos em mercados regionais e globais;
  • Incorporar a análise de risco no planeamento estratégico;
  • Compreender e antecipar os impactos das tendências e riscos nos diferentes sectores de atividade;
  • Adquirir os fundamentos teoria dos jogos para o uso na gestão estratégica das empresas e organizações;
  • Obter competências para aplicação prática da teoria de jogos a situações de negociação, em ambientes de competição ou cooperação;
  • Melhorar a capacidade de tomar decisões em matérias de comércio e investimento internacional;
  • Sensibilizar para a gestão do risco como um processo transversal, que envolve as pessoas dentro e fora da organização, e a consolidar antes da crise ocorrer.
  • Acesso a uma rede de relações pessoais e profissionais pelo contacto com participantes provenientes de empresas e organizações de destaque nos setores onde operam. 




O RGEE tem a duração de oito semanas, entre 7 de março e 19 de abril de 2024, e decorre de forma síncrona em regime presencial ou através de plataforma online. O curso tem lugar às quintas-feiras, entre as 14h30 e as 19h30, nas instalações da PBS, e às sextas-feiras, entre as 08h30 e as 13h30, na Delegação do Porto do IDN.

As sessões incluem conferências, seminários, debates, action learning groups, contacto com especialistas, case studies, simulação e role playing.​



 

O RGEE destina-se a um público diversificado incluindo:

  • Quadros do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Administração Interna.
  • Elementos da carreira diplomática.
  • Oficiais das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança.
  • Quadros Executivos e Superiores de empresas e organizações.
  • Empresários.
  • Docentes universitários.
  • Jornalistas.
  • Estudantes de programas de pós-graduação e doutoramento que pretendam adquirir competências em matéria de análise geopolítica e teoria dos jogos.
  • Todos os que procurem conhecimento e ferramentas sobre Riscos, Geopolítica, Prospetiva, ESG e Corporate Governance.


​​​​​Os candidatos à frequência do curso de Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos deverão apresentar um curriculum adequado à frequência do programa.​​​

​​​​a) O período de candidaturas decorre até 29 de fevereiro de 2024.

b) A candidatura poderá ser efetuada na página da PBS do curso, através do link:  https://www.portal.pbs.up.pt/admissionsportal/LandingPage.aspx

c) Para a frequência do curso é devido o pagamento de uma propina única no valor de 1500,00 Euros pelos auditores, sendo que há condições que se aplicam (desconto de early bird fee, até 7 de fevereiro, e para antigos alunos do IDN e da PBS).



 

​​​​Instituto da Defesa Nacional / Núcleo de Planeamento
Calçada das Necessidades, nº 5 - 1399-017 Lisboa

Telf. 211544700 / 46 / 48

Coordenador do curso:
Domingos Jorge Fernandes Rodrigues
Email: domingos.rodrigues@defesa.pt​ e djrodrigues@pbs.up.pt (pf usar os dois e-mails)
Tlm.: 919 542 036

Jogos Estratégicos e Geopolítica para Executivos (Março a Maio de 2023)​​​​

Jogos Estratégicos e Geopolítica para Executivos (Maio a Julho de 2022)

Jogos Estratégicos e Geopolítica para Executivos (Março a Maio de 2021)​



  • CANDIDATE-SE AQUI

    Candidaturas abertas até dia 29 de fevereiro.

  • Partilhar
    Conteúdo