Ir para o conteúdo principal

Curso Intensivo de Segurança e Defesa - Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa


Portal do IDN \ Início \ Formação \ Catálogo de Cursos \ Cursos de Curta Duração \ Curso Intensivo de Segurança e Defesa - Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa

​​​​O Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISD) insere-se nas Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional, que se realizam anualmente, visando abranger todas as regiões do território nacional, principalmente aquelas que se encontram mais afastadas dos centros de decisão. 

O curso tem como objetivo promover o debate e a reflexão sobre temas atuais no âmbito da segurança e defesa e destina-se a todos os interessados em aprofundar conhecimentos nestas áreas, nomeadamente entidades e instituições representativas da sociedade civil da região onde se realiza o curso.

​O CISD tem como objetivo promover o debate e a reflexão de assuntos no âmbito da segurança e defesa e destina-se a todos os interessados em aprofundar conhecimentos nestas áreas, nomeadamente entidades e instituições representativas da sociedade civil da região onde se realizam, na intenção de cobrir todas as regiões do território nacional, principalmente àqueles que se encontram mais afastados dos centros de decisão.

•  Promover o conhecimento e a reflexão esclarecida sobre as questões do âmbito da segurança e defesa.


 

​O CISD decorre em horário pós-laboral, regime presencial, normalmente entre segunda-feira e quinta-feira.

As Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional, onde se insere o curso, iniciam-se com uma conferência de abertura que fará parte do programa do curso, cujo qual consta ainda de conferências, painéis e/ou debates com a participação de reputados especialistas nacionais. Sempre que possível o curso inclui visitas a unidades, estabelecimentos ou órgãos militares, na região em questão.

A participação é obrigatória em todas as atividades constantes do programa de atividades do CISD.


 


 

Os destinatários deste curso são candidatos institucionais e candidatos individuais.

O IDN, em articulação com as instituições parceiras - Câmara Municipal e instituição de ensino superior da localidade escolhida -, dirigirá convites aos organismos da administração local e às entidades e instituições representativas da sociedade civil.


 


 

​De acordo com as vagas atribuídas, a admissão prevalece para as candidaturas institucionais.

​As candidaturas institucionais/individuais são formalizadas através de ficha de inscrição disponibilizada no website do IDN.

Os candidatos serão informados sobre a sua admissão à frequência do curso por correio eletrónico.

IInscrições aqui​.


 

​​​Instituto da Defesa Nacional

Núcleo de Planeamento

Calçada das Necessidades, nº 5 - 1399-017 Lisboa

Telf.211 544 746/ 211 544 713

Email: idn.candidaturas@defesa.pt

Coordenador do curso: Coronel do Exército António Marcos de Andrade

E-mail: antonio.andrade@defesa.pt​
 

​Realizou-se nos anos: 2021 - PORTALEGRE; 2020 - LEIRIA; 2019 - FARO; 2017 - VILA REAL.

Partilhar
Conteúdo