No dia 09 de abril, pelas 10H, realizou-se no Instituto da Defesa Nacional, em Lisboa, a I Conferência Internacional Língua e Mundo, uma organização do Observare – Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), em parceria com o Instituto da Defesa Nacional (IDN).
Esta conferência constituiu um espaço de reflexão crítica dedicado ao estudo das línguas enquanto elementos estruturantes das relações humanas, políticas e culturais, seguindo uma perspetiva sociolinguística articulada com o campo das ciências sociais.
O evento contou com apresentações de trabalhos de diversos investigadores, sob o olhar atento de vários professores catedráticos, bem como com a participação de cerca de 50 alunos da Universidade Autónoma de Lisboa na audiência.
Os principais oradores do dia foram o Professor Doutor Pedro Emanuel Mendes, da Universidade Nova, e a Professora Doutora Raquel Freire, da Universidade de Coimbra. Como chairs dos painéis subordinados ao tema “Língua e Defesa I e II", os Professores Doutores Ricardo Sousa e Raquel Freire, moderaram o as apresentações e o período de debate e discussão que se seguiu.