Ir para o conteúdo principal

Conferência “Espaço, Ciber e Novas Tecnologias Disruptivas”

Ciclo de eventos 2022 | Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional

Portal do IDN \ Início \ Notícias \ Conferência “Espaço, Ciber e Novas Tecnologias Disruptivas”
Eventos13 de dezembro de 2022

Ciclo de eventos 2022 | Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional

Teve lugar no dia 14 de dezembro, pelas 14h30, no Anfiteatro VIII do campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, a Conferência “Espaço, Ciber e Novas Tecnologias Disruptivas". 

Esta conferência foi a última do Ciclo de Eventos 2022 "Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional", resultando de uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional e a Universidade dos Açores. A sessão foi presidida pela Professora Doutora Isabel Ferreira Nunes, Diretora do IDN e pelo Vice-Reitor da Universidade dos Açores para a Ciência, Inovação e Transferência de Conhecimento, Professor Doutor Artur Freire Gil.

A comunicação principal esteve a cargo do Eng.º Paulo Quental, Coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço e foi subordinada ao tema “A Relevância Estratégica do Ecossistema Espacial Açoriano". Seguiu-se um painel onde foram intervenientes o Engenheiro Duarte Cota, Vogal da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço e os Coronéis João Barbas e António Eugénio, assessores de estudos do IDN.

A moderação foi assegurada pelo Professor Doutor Luís Andrade, Professor Catedrático da Universidade dos Açores. As quatro intervenções focaram-se nas potencialidades e nos desafios colocados pela convergência de novas tecnologias, com especial incidência para as oportunidades apresentadas pelo setor espacial no arquipélago dos Açores.​

Programa aqui​.

Assista ao vídeo do evento aqui​​.​





Partilhar
Conteúdo