Ir para o conteúdo principal

50 Ideias para o Futuro da Defesa


Portal do IDN \ Início \ Notícias \ 50 Ideias para o Futuro da Defesa
Outras25 de fevereiro de 2026

Campanha Digital

​​

No âmbito das Comemorações do 50.º Aniversário do Instituto da Defesa Nacional (IDN), a campanha “50 Ideias para o Futuro da Defesa" visa promover a participação da comunidade académica na identificação de caminhos inovadores e sustentáveis para reforçar a Defesa Nacional.

Pretende-se recolher contributos originais de estudantes universitários (de licenciatura ou mestrado) sobre desafios, riscos e oportunidades para o futuro da Defesa Nacional. Espera-se que estes contributos reflitam a visão crítica da juventude universitária sobre os desafios estratégicos de Portugal e da Europa nas próximas décadas, promovendo o debate informado, o pensamento estratégico emergente e a participação cívica no domínio da Segurança e Defesa.

Este projeto, integrado no Programa do Cinquentenário do IDN que se celebra em 2026, culminará com uma publicação digital “50 Ideias para o Futuro da Defesa" e uma sessão pública de apresentação dos resultados que poderão, potencialmente, ser integrados em iniciativas do IDN, contribuindo para a reflexão estratégica nacional e para a projeção externa do IDN junto da comunidade académica.

Regulamento aqui
Cartaz aqui

Submissão de Ideias até 31 de março de 2026 aqui

Partilhar
Conteúdo