O Instituto da Defesa Nacional (IDN) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lançam o “Defesa+Ciência: Concurso para Projetos Exploratórios 2025". As candidaturas decorrem entre 30 de dezembro de 2025 e as 17h00 (hora de Lisboa) de 24 de fevereiro de 2026, através da plataforma myFCT.
Este concurso dispõe de uma dotação global de 1,2 milhões de euros (verbas do Orçamento de Estado), garantindo um financiamento máximo de 50 mil euros por projeto.
O Programa Defesa + Ciência pretende reforçar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em áreas estratégicas para a Defesa Nacional. Visa aproximar o Sistema Científico e Tecnológico das Forças Armadas, estimular a economia de defesa e fomentar projetos multidisciplinares que respondam a desafios da sociedade em segurança e defesa. Serão apoiados projetos que reforcem a operacionalidade das Forças Armadas e consolidem o conhecimento científico em Portugal.
As propostas devem enquadrar-se numa das três áreas temáticas prioritárias: Tecnologias Aplicadas na Defesa; Engenharia Organizacional e Comportamento Humano em Contexto Militar; e Grandes Desafios Societais no Domínio da Segurança e Defesa.
Cada candidatura deve envolver pelo menos uma entidade não empresarial do sistema de I&I e uma entidade tutelada pelo Ministério da Defesa Nacional.
Os projetos terão uma duração até 18 meses, prorrogável por seis meses em casos justificados.
O programa Defesa+Ciência integra o conjunto de iniciativas da FCT em parceria com diferentes tutelas, reforçando a articulação entre ciência, tecnologia e áreas estratégicas para o país.
Para mais informações sobre o concurso e as condições de candidatura, consulte a página do concurso.