Ir para o conteúdo principal

Conferências do Castelo | “A Proliferação Nuclear: desafios à segurança europeia”


Portal do IDN \ Início \ Notícias \ Conferências do Castelo | “A Proliferação Nuclear: desafios à segurança europeia”
Eventos17 de dezembro de 2022

No dia 30 de novembro de 2022, pelas 14:30, realizou-se no auditório 201 da Universidade Portucalense, uma conferência do Castelo subordinada ao tema “A Proliferação Nuclear: desafios à segurança europeia”, tendo assistido cerca de 80 pessoas. 

Esta parceria entre o Instituto de Defesa Nacional e a Universidade Portucalense visou uma compreensão do contexto da segurança europeia, num período em que o conflito convencional e as ameaças nucleares regressaram à Europa. 

Abriram a conferência o Reitor da Universidade Portucalense, Professor Doutor Fernando Ramos e a Diretora do IDN, Professora Doutora Isabel Ferreira Nunes, com ambos a destacar o recém-assinado protocolo de cooperação entre as duas instituições.

Foram conferencistas a Prof.ª Doutora Francisca Saraiva e o Prof. Doutor André Matos (UPT), moderados pelo Coronel Marinho Pereira. As intervenções visaram o caráter tático e estratégico do armamento nuclear, a política externa da Federação Russa, bem como a situação atual da geopolítica europeia.

Durante a manhã do mesmo dia, decorreu a assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas instituições, nas instalações da universidade. Este foi assinado por parte do Instituto da Defesa Nacional, pela respetiva Diretora, Prof.ª Doutora Isabel Ferreira Nunes e por parte da  Universidade Portucalense pelo Senhor Presidente do Conselho de Administração, Dr. Armando Jorge Mesquita Alves de Carvalho, pela Vice-Presidente do Conselho de Administração, Prof.ª Doutora Maria Manuela Dias Marques Magalhães Silva, pelo Reitor da Universidade Portucalense, Professor Doutor Fernando Ramos.  Estiveram presentes o Chefe da Delegação do Porto do IDN, Coronel Luís Marinho Pereira, a Prof.ª Doutora Francisca Saraiva do IDN e o docente da UPT e investigador do IDN, Prof. Doutor Rui Garrido.​​





Partilhar
Conteúdo