Ir para o conteúdo principal

Curso Avançado de Ciberdiplomacia


Portal do IDN \ Início \ Notícias \ Curso Avançado de Ciberdiplomacia
Eventos01 de fevereiro de 2024

Edição 2023/2024


O Instituto de Defesa Nacional (IDN) e o Institut des Hautes Études de Défense Nationale (IHEDN) de França, organizaram em Bruxelas, sob os auspícios do Colégio Europeu de Segurança e Defesa (ESDC), a edição de 2023/24 do "Curso Avançado de Ciberdiplomacia", em regime presidencial, entre 23 e 25 de janeiro. 

Ao longo deste curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e trocar pontos de vista com especialistas nacionais e internacionais, nomeadamente da União Europeia, NATO, OSCE, e da Academia, sobre diversos temas relevantes para a Ciberdiplomacia, nomeadamente, direito internacional aplicado ao ciberespaço, a desinformação e operações de influência e as medidas de criação de confiança no ciberespaço. O curso terminou com uma simulação de uma situação de crise no quadro do Horizontal Working Party on Cyber Issues da União Europeia.

Ao longo dos três dias do referido programa, partic​iparam no mesmo 37 Auditores, de 15 países e 8 instituições europeias, dos quais 5 portugueses.​​



Partilhar
Conteúdo