Ir para o conteúdo principal

Conferência "Economia de Defesa"

Ciclo de eventos 2022 | Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional

Portal do IDN \ Início \ Notícias \ Conferência "Economia de Defesa"
Eventos22 de novembro de 2022

Ciclo de eventos 2022 | Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional

Teve lugar no dia 22 de novembro, pelas 10h00, na Reitoria da Universidade da Madeira - Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a Conferência “Economia de Defesa”. 

Esta conferência inseriu-se no Ciclo de Eventos 2022 "Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional", resultando de uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional, a Universidade da Madeira e a idD Portugal Defence, S.A, cujos dirigentes, respetivamente, Professora Doutora Isabel Ferreira Nunes, Professor Doutor José Sílvio Moreira Fernandes e Dr.ª Catarina Nunes presidiram à sessão.

A comunicação principal esteve a cargo do Dr. Figueiredo Lopes, presidente da Eurodefense Portugal, e foi subordinada ao tema “A Dimensão Estratégica das Indústrias de Defesa”. Seguiu-se um painel onde foram debatidos os desafios na implementação da Economia de Defesa, que contou com intervenções do presidente da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, Doutor Rui Caldeira, da presidente da idD Portugal Defence, SA, Dr.ª Catarina Nunes, e do Chefe do Gabinete do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Dr. Paulo Atouguia Aveiro. Assumiram a moderação, os docentes da Universidade da Madeira Paulo Miguel Rodrigues e António Almeida.

Durante a conferência, foi dado especial destaque à necessidade de estimular o investimento público nas indústrias de defesa, em associação com entidades do sistema científico-tecnológico, de modo a tirar partido das mais valias geradas pela sua utilização dual, nas forças armadas e na sociedade civil, assim como num enquadramento regional.

Assista ao vídeo do evento aqui​.​



Partilhar
Conteúdo