A 22 de abril decorreu na Academia Militar, uma conferência organizada pelo Diário de Notícias, com o tema “Defesa Nacional: Nova Ordem Mundial. Onde estamos, o que temos e do que precisamos".
O Instituto da Defesa Nacional (IDN) foi parceiro deste evento, que contou com oradores do setor público e privado tendo constituído uma oportunidade para refletir e debater os grandes desafios, que se colocam a todos os que contribuem para esta área de soberania, em particular na atual conjuntura de grande instabilidade geoestratégica, a nível europeu e mundial.
O Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo proferiu uma intervenção de abertura, tendo a primeira conferencia sido proferida pelo antigo Primeiro Ministro, Dr. Durão Barroso.
O primeiro painel subordinado ao tema “Onde Estamos. A Europa na Encruzilhada" contou com a participação da Diretora do IDN Prof. Doutora Isabel Ferreira Nunes, da Prof. Doutora Ana Paula Brandão da Universidade do Minho, do General Luís Valença Pinto, Presidente da Eurodefense e Dr. Marcos Perestrello, Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, tendo a moderação ficado a cargo de Leonídio Paulo Ferreira, Diretor Adjunto do Diário de Notícias.
Seguiram-se quatro painéis: “O que temos. Capacitação do sistema de força", “Ameaças e oportunidades. Do que precisamos", “Tecnologias Emergentes na Defesa" e “Indústria Europeia de Defesa, infraestruturas e tecnologias de duplo uso: competitividade, sustentabilidade e cooperação".
A conferência de encerramento coube ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, Dr. Miguel Pinto Luz.