Ir para o conteúdo principal

IDN participa em iniciativa do Projeto WARN

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Portal do IDN \ Início \ Notícias \ IDN participa em iniciativa do Projeto WARN
Outras26 de fevereiro de 2024

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

​​​

O Projeto WARN (https://warn-erasmus.eu/) é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia e visa a cooperação de um consórcio de universidades europeias na revisão dos curricula dos cursos de universidades ucranianas com um foco no desenvolvimento de competências para enfrentar ameaças híbridas.

O setor da segurança, por si só, não dispõe das competências e dos recursos necessários para combater ameaças híbridas complexas, mas tem de contar com a sensibilização para a segurança em domínios críticos da sociedade e de um modo interdisciplinar. Por outro lado, os funcionários públicos da administração regional e dos ministérios que lidam com a realidade das ameaças híbridas, não dispõem dos conhecimentos nem das competências para reconhecer, classificar e contrariar as mesmas com a eficiência necessária.

O Instituto da Defesa Nacional contou com a colaboração do Centro de Psicologia Aplicada do Exército Português na abordagem dos temas de interesse dos participantes. O Projeto Warn é coordenado a nível internacional pelo Professor Timo Tiihonen, da Universidade de Jyvaskyla, da Finlândia, e ao nível nacional pela Professora Maria Raquel Freire, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.​



Partilhar
Conteúdo