A 20 de novembro de 2025, o Instituto da Defesa Nacional (IDN) organizou uma reunião do Grupo de Reflexão sobre África e o Médio-Oriente (GRAMO), que contou com a presença, como orador convidado, do Brigadeiro-General Luís Barroso, ex-Comandante da EU Military Assistance Mission Mozambique (EUMAM Mozambique). A comunicação foi subordinada ao tema “EUMAM Moçambique: Lições e Cenários Prospetivos", a que se seguiu um período de debate.
Desde a transformação da anterior EU Training Mission Mozambique (EUTM Mozambique) para EU Military Assistance Mission Mozambique (EUMAM Mozambique) em setembro de 2024, verificaram-se importantes desenvolvimentos operacionais no terreno. Este novo contexto assume especial relevância num momento em que a instabilidade persistente e os ataques insurgentes na região de Cabo Delgado continuam a desafiar o aparelho de segurança moçambicano, exigindo uma adaptação e coordenação entre os eixos militar, diplomático e de desenvolvimento, assim como uma reflexão sobre as implicações daí decorrentes.
O GRAMO destina-se a promover o debate sobre temáticas relacionadas com África e o Médio Oriente que sejam relevantes para as políticas externa, de segurança e defesa, reunindo para o efeito peritos de centros de investigação e de ministérios, académicos, diplomatas, parlamentares e militares.