A sétima edição do Seminário de Defesa Nacional decorre no dia 3 de dezembro, no Instituto da Defesa Nacional (IDN) em Lisboa.
Num tempo marcado pela competição sistémica, pela aceleração tecnológica e pela militarização do espaço e do ciberespaço, a defesa europeia encontra-se num ponto de inflexão. A resposta não reside apenas em mais investimento ou novas forças conjuntas, mas numa mudança estrutural baseada na inovação digital, interoperabilidade e soberania tecnológica.
Este seminário propõe uma perspetiva estratégica sobre a transformação digital da defesa europeia, assumindo que a União Europeia deve funcionar como um sistema operativo modular, composto por uma arquitetura normativa, tecnológica e industrial que permita aos Estados-Membros e parceiros conectarem-se de forma flexível, recebendo incentivos pela sua integração e contribuindo para a segurança coletiva da Europa.
Ao longo de um dia de debates, reunindo decisores, peritos e representantes da indústria, refletiremos sobre a emergência da New Defense, a evolução da soberania tecnológica e o papel da inovação disruptiva na edificação de uma Europa mais segura, autónoma e preparada para os desafios do século XXI.
Evento aberto ao público mediante inscrição prévia até 26 de novembro aqui.
Conceito e Programa aqui.