O Curso de Defesa Nacional (CDN) 2024/2025 realizou uma viagem de estudo à Região Autónoma dos Açores (RAA) entre 25 e 28 de fevereiro de 2025, enquadrada no programa do curso, com o objetivo de conhecer as principais entidades e órgãos político-administrativos e de defesa na RAA.
A viagem integrou visitas ao Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, ao Presidente do Governo Regional dos Açores, ao Comando Operacional dos Açores, ao Comando da Zona Marítima dos Açores, ao Comando da Zona Militar dos Açores e ao Comando da Zona Aérea dos Açores.
A comitiva do Instituto da Defesa Nacional foi recebida pelo Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Embaixador Pedro Catarino e pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. José Manuel Bolieiro, que oportunamente realizaram conferências no contexto da autonomia regional, especificamente dedicadas ao CDN.
No quadro das Instituições militares na RAA, o CDN teve oportunidade de visitar e receber apresentações sobre a missão e principais atividades e capacidades do Comando Operacional dos Açores e dos três Comandos de Zona, Marítima, Militar e Aérea.
Complementarmente, o CDN teve ainda oportunidade de visitar o Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima do Museu de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) na ilha de S. Miguel.