Ir para o conteúdo principal

Visita de estudo a Bruxelas do 47.º Curso de Defesa Nacional


Portal do IDN \ Início \ Notícias \ Visita de estudo a Bruxelas do 47.º Curso de Defesa Nacional
Formação30 de abril de 2023

​Entre 26 e 28 de abril o 47º Curso de Defesa Nacional (2022/2023) efetuou uma visita de estudo a Bruxelas onde teve oportunidade de contactar estruturas da União Europeia e da NATO.

No Quartel-General da NATO, os auditores do CDN assistiram a uma apresentação pelo Deputy Assistant Secretary General for Political Affarirs and Security Policy, Javier Colomina, subordinada ao tema “NATO’s response to Russia’s war in Ukraine” e a outra apresentação pela Director Operations, sob o tema “NATO’s military adaptation”. No final desse dia tiveram um encontro com o Representante Permanente da Delegação Portuguesa junto da NATO, Embaixador Pedro Costa Pereira.

A manhã do dia 27 decorreu no Parlamento Europeu onde teve lugar uma conferência pela Deputada ao Parlamento Europeu, Dra. Margarida Marques, após o que se seguiu uma exposição sobre o Parlamento Europeu pelo Dr. António Figueira, do Serviço de Visitas do Parlamento Europeu. De seguida assistiram a uma conferência pela Deputada ao Parlamento Europeu, Professora Doutora Maria da Graça Carvalho, após a qual se seguiu uma visita ao Hemiciclo.

A tarde desse dia decorreu na Representação de Portugal junto da União Europeia onde tiveram um encontro com a Embaixadora Ana Paula Moreira e onde assistiram a outras intervenções onde se destaca a comunicação, pelo Tenente-coronel Paulo Campos sob o tema “Missões e Operações Política Comum de Segurança e Defesa”.

​No último dia os auditores do 47.º CDN contactaram com a Comissão Europeia onde assistiram a uma conferência pelo Dr. Francisco Barros Castro, do Gabinete da Comissária Europeia Elisa Ferreira, sob o tema “The Recovery and Resilience Facility” e, em seguida, outra por Boris Iarochevitch, Senior Adviser to the Managing Director of Eastern Europe and Central Asia, sob o tema “Ukraine’s year of war and it’s implications for the EU:is there an end  in sight?”.​



Partilhar
Conteúdo