Ir para o conteúdo principal

NATO 75 Anos


Portal do IDN \ Início \ Notícias \ NATO 75 Anos
Outras04 de abril de 2024

​O dia 4 de abril de 2024 assinala o 75º aniversário da NATO, recordando a assinatura do Tratado do Atlântico Norte. Esta materializou a vontade soberana de doze países europeus e dos Estados Unidos para a constituição de uma Aliança defensiva, centrada no princípio da defesa coletiva e da consulta mútua entre as partes contratantes, na preservação da paz e da segurança internacional.

O regresso da guerra à Europa veio acentuar a unidade e solidariedade transatlântica. O contexto de competição e tensão geopolítica fortaleceu a coesão interna da Aliança, acelerou a integração da Finlândia e da Suécia e reforçou a relevância política da NATO, o seu propósito estratégico e o seu papel internacional, enquanto espaço de mobilização soberana e de ação coletiva entre países aliados. 

Os desafios imediatos à segurança internacional reclamam uma reflexão sobre a coerência entre políticas, sobre a eficácia da complementaridade das ações e a interoperabilidade dos meios dentro da Aliança Atlântica e entre esta e outros atores de segurança. O fomento industrial e tecnológico pressuporá incentivos à inovação, à produção e à aquisição de equipamentos de defesa num complexo exercício de complementaridade entre países aliados promovendo a afirmação de um espaço de diálogo e de liderança estratégica, tecnológica e industrial no espaço euro-atlântico.

Para assinalar esta data, o Instituto da Defesa Nacional publica hoje um número especial do IDN Brief​, seguido em 17 de junho de uma conferência internacional subordinada ao tema NATO at 75: the Euro-Atlantic Security in a Geopolitically Competitive World e publicará no início do segundo semestre do ano um número especial da Revista Nação e Defesa dedicado à Aliança Atlânti​ca, desde a sua fundação aos desafios decorrentes do alargamento e da emergência de novos desafios num contexto de competição estratégica.





Partilhar
Conteúdo