Ir para o conteúdo principal

Segurança Internacional: Perspetivas Analíticas


Portal do IDN \ Início \ Publicações \ Atena \ Segurança Internacional: Perspetivas Analíticas
N.º 30 - 2013

​Coordenação de Isabel Ferreira Nunes

​Autores:

Carlos Coutinho Rodrigues

Carlos Gaspar

Vicente Freire

Alexandre Caldas

Isabel Ferreira Nunes

Luís Eduardo Saraiva

José Fânzeres

Alexandre Carriço

António Paulo Duarte


 

O IDN promove anualmente um seminário de investigação residente, no decurso do qual são apresentados os resultados de projetos e estudos desenvolvidos pelos seus assessores ao longo do ano. Tendo em consideração a natureza interna desse seminário, e o interesse público dos seus resultados, considerou-se que a sua publicação num volume da coleção Atena constituiria uma oportunidade para a divulgação da investigação do IDN junto de um público mais vasto.

Foi assim que surgiu este volume Segurança Internacional – Perspetivas Analíticas. Os diversos capítulos do livro refletem o estudo de vários temas das relações internacionais, da segurança e defesa, e representam a pluralidade das perspetivas, das formações académicas e dos percursos que caracterizam – e bem – o quadro de assessores e colaboradores do IDN.

Deste modo, o público leitor poderá encontrar aqui uma visão atualizada acerca dos temas cruciais que marcam hoje o debate intelectual acerca da segurança global, com implicações na segurança e defesa de Portugal: os desafios que se colocam ao posicionamento dos Estados Unidos na ordem unipolar e o seu impacto sobre o plano teórico das relações internacionais; a análise da exigência de estratégias abrangentes e integradas para a reconstrução de Estados frágeis e respetivas sociedades; o debate sobre as questões colocadas pela cibersegurança; a análise do desempenho da política de segurança e defesa da União Europeia no contexto da segurança global; a análise da segurança energética no contexto das relações entre a União Europeia e a Turquia; a geopolítica da energia da Federação Russa; as perceções de (in)segurança sino-americanas.

O volume termina com um estudo comparado entre políticas de educação para a segurança e defesa em França e Espanha, uma leitura oportuna num momento em que também em Portugal, os Ministérios da Defesa Nacional e da Educação acabam de dar um impulso decisivo no sentido da inclusão curricular das matérias da segurança e defesa.

Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Instituto da Defesa Nacional, 2013

ISBN 978-972-27-2168-4

​P.V.P.: 18,00 euros

Índice

Atena

Partilhar
Conteúdo