Ir para o conteúdo principal

A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África


Portal do IDN \ Início \ Publicações \ Atena \ A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África
N.º 29 - 2012 | ESGOTADO

Coordenação de Augusto Nascimento e Carlos Coutinho Rodrigues

Autores:

Ana Isabel Xavier
Raquel Freitas
Janete Cravino
Armando Pereira Lourenço
Carla Fernandes
Ricardo Sousa
José Francisco Pavia
Feliciano de Mira
Ana Monteiro


Acaba de sair o n.º 29 da coleção Atena “A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África” sob a coordenação de Augusto Nascimento e Carlos Coutinho Rodrigues. O Instituto da Defesa Nacional, responsável pelo estudo, investigação e divulgação das matérias relacionadas com a Defesa Nacional, leva a cabo a edição deste livro. África é um dos espaços de afirmação de Portugal no Mundo e, como tal, justifica iniciativas destinadas a proporcionar a reflexão e o debate sobre os múltiplos aspetos da prevenção e da resolução de conflitos e, com alguma ambição, a contribuir para prospetivar soluções abrangentes e integradas no âmbito da segurança e do desenvolvimento.

A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África, no essencial, resulta de contribuições apresentadas na Conferência Internacional subordinada ao mesmo tema, que o Instituto da Defesa Nacional em parceria com o Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, promoveu em 10 e 11 de outubro de 2011.
 Procurou-se ter presente uma abordagem necessariamente holística de uma violência estrutural e enraizada e, com aquela relacionada, a da necessidade de uma atuação política empenhada, sobretudo, em prevenir, mais do que em resolver conflitos. Firmada em que bases éticas e políticas? Será a questão a responder...
Importa provocar o diálogo aberto e descomprometido entre os vários interessados, atinente a conferir equilíbrio e fundamento às decisões políticas, pertinácia e discernimento às ações no terreno e a objetividade possível às enunciações dos académicos a quem cumpre particular responsabilidade no alargamento do horizonte da equação das perspetivas de paz e de segurança para África. É este o passo tentado no aprofundamento do nosso saber e do diálogo de que não nos podemos cansar.
Excerto retirado da Nota Prévia

Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Instituto da Defesa Nacional, 2012
ISBN 978-972-27-2115-8

P.V.P.: 24,50 euros ESGOTADO

Índice

Atena

Partilhar
Conteúdo