Ir para o conteúdo principal

Daniel Duarte

​​​DANIEL DUARTE

​Ingressou na Marinha, como cadete da Escola Naval, em 1974.

É licenciado em Ciências Militares Navais, ramo de Administração Naval.

Concluiu no ISCAL o bacharelato em Contabilidade e Administração.

Enquanto oficial subalterno, integrou as guarnições do NRP ”Sagres” em 1978-79 na sua 1ª viagem de circum-navegação e das corvetas “António Enes” e “General Pereira d’Eça”.

Em 1986 especializou-se em Informática, foi administrador de sistemas e chefe da exploração dos mainframes instalados no Serviço de Informática da Armada.

De 1995 a 1999 prestou serviço na Direcção-Geral de Infraestruturas do MDN, tendo sido representante do ministério na Comissão Intersectorial de Informática e representante nacional no NATO Information Systems Sub-Committee.

Foi membro de comissões sectoriais de planeamento civil de emergência e da Missão para a Sociedade da Informação, que produziu o “Livro Verde para a Sociedade da Informação” (1997) e que acompanhou, no sector público, a transição para o ano 2000.

Frequentou o curso NATO CIMIC (cooperação civil-militar) em Oberammergau e o NATO Logistics Course em Hamburgo, Alemanha.

Foi oficial da divisão de planeamento do Estado-Maior da Armada, professor da Escola Naval, chefe do gabinete do superintendente dos Serviços do Material, diretor da Direção de Apuramento de Responsabilidades (inspeção e auditoria financeira, administrativa e patrimonial na Marinha), chefe do Departamento de Inspeção e Auditoria para a Área de Administração de Recursos da Inspeção-Geral da Marinha e subdiretor do Abastecimento.

Ao longo da sua carreira na Marinha concluiu o Curso Geral Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General, foi agraciado com vários louvores e com as medalhas de comportamento exemplar - ouro, mérito militar de 3ª, 2ª e 1ª classes, cruz naval de 3ª e 1ª classes (2) e serviços distintos - prata.

Na situação de reserva na efetividade do serviço é assessor de estudos no Instituto da Defesa Nacional desde junho de 2014. ​

Partilhar
Conteúdo